00
00
top
menu down




00


 
Titulo

Efemérides do mês de Janeiro

Dia

Aniversariantes/Comemorações

1

Confraternização Universal

Dia Mundial da Paz

630.
Maomé regressou a Meca, após ter derrotado as forças de Meca e os seus aliados. O Islamismo triunfou na Arábia.

1502. Exploradores portugueses desembarcaram na Baía de Guanabara no Brasil e pensando que seria um estuário de um rio deram à zona o nome de Rio de Janeiro.

1622. No seguimento das reformas do calendário, começadas em fins do século XVI, o Papado adopta o dia 1 de Janeiro como início do ano novo, em vez do dia 25 de Março.

1660.  Samuel Pepys, começou a escrever o seu famoso diário, em que descreveu a vida londrina da segunda metade do século XVII, incluindo a Grande Peste de 1664-1665, o Grande Incêndio de 1666, assim como a vida da corte inglesa, em que se inclui notícias sobre a chegada da  infanta portuguesa D. Catarina de Bragança.

1790.  Fundação da Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho.

1801.  Entrada em vigor do Acto de União que, integrando o Parlamento irlandês no Parlamento de Westminster, criou o Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda.

1820.  Revolução liberal em Espanha. O general Riego revolta-se em Cádis, sendo acompanhado por levantamentos na Corunha, Saragoça e Barcelona. A Constituição espanhola de 1812 é restabelecida.

1821.  A guarnição militar da cidade do Pará, no Brasil, estabelece uma junta constitucional, na ausência do governador.

1836.  Casamento por procuração de D. Maria II com o príncipe Fernando Augusto de Saxe-Coburgo-Gotha, irmão do primeiro rei dos Belgas, Leopoldo.

1863.  Entrou em vigor a Proclamação da Emancipação, adoptada pelo Presidente dos Estados Unidos, e que libertou os escravos nos Estados que se tinham revoltado contra os Estados Unidos da América.

1877.  A Rainha Vitória de Inglaterra foi proclamada Imperatriz da Índia.

1892. O cais da Ilha de Ellis, no porto de Nova Iorque foi aberto. Seria por aí que mais de 20 milhões de imigrantes entrariam nos Estados Unidos da América, até 1954.

1901. A Comunidade da Austrália (The Commonwealth of Australia) foi criada, formada por seis antigas colónias britânicas que se tornaram estados.

1923. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi criada.

1942. Vinte e seis países assinaram a Declaração das Nações Unidas, em Washington, reafirmando a sua oposição às potências do Eixo e confirmando que nenhuma delas assinaria a paz separadamente..

1958. Os tratados que deram origem À Comunidade Económica Europeia (CEE) e à Comunidade Atómica (Euraton) entraram em vigor, criando um Mercado Comum entre a França, a Alemanha Ocidental, a Itália e o Benelux (Holanda, Bélgica e Luxemburgo).

1959. Fidel Castro tomou o poder em Cuba, após ter destituído o ditador Fulgêncio Batista, dando origem a uma ditadura comunista.

1973. A Grã-Bretanha, a Irlanda e a Dinamarca tornaram-se membros da CEE.

1979. A China e os Estados Unidos da América estabeleceram relações diplomáticas, 30 anos após a fundação da República Popular da China.

1993. A Checoslováquia dividiu-se, dando origem à Republica Checa e à Eslováquia.

1999. Onze países europeus começaram a usar uma nova moeda - o  Euro - em transacções electrónicas. Os países que participaram foram a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Espanha, a Finlândia, a França, a Holanda, a Irlanda, a Itália, o Luxemburgo e Portugal. A Grécia, mais tarde, foi o 12.º país a aderir.


2 Dia da Abreugrafia

1492. A cidade de Granada capitulou perante os Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, que conquistaram assim o último reduto muçulmano na Península Ibérica.

1905. O exército imperial russo rendeu-se aos japoneses, a seguir à batalha de Porto Artur durante a Guerra Russo-Japonesa. A conferência de paz, realizada nos Estados Unidos da América, com a mediação do presidente americano Theodore Roosevelt, deu origem à paz de Portsmouth.

1839. Louis Daguerre, fotógrafo francês, tirou a primeira fotografia da Lua.


3

1521. O Papa Leão X excomungou Martinho Lutero.

1777. George Washington derrotou as forças britânicas em Princeton, durante a Guerra de Independência Americana.

1787. É inaugurado o Observatório Astronómico da Academia de Ciências de Lisboa, instalado no Castelo de São Jorge.

1917. Assinada uma Convenção com a Grã-bretanha para regulamentação da nossa participação na frente europeia, durante a Primeira Guerra Mundial. O Corpo Expedicionário Português (CEP) ficará subordinado ao BEF (British Expeditionary Force).

1924. O egiptólogo inglês Howard Carter descobriu o sarcófago do faraó Tutankhamon, no Vale dos Reis, perto de Luxor, após vários anos de buscas.

1959. O território do Alasca foi admitido nos Estados Unidos da América, sendo o 49.º estado.

1960. Álvaro Cunhal fugiu da prisão de Peniche, tendo sido auxiliado por alguns pescadores.

1961. O presidente americano Dwight Eisenhower cortou as relações diplomáticas com Cuba, dias antes de John Kennedy ser empossado presidente dos Estados Unidos.

1962. O Papa João XXIII excomungou Fidel Castro.

1993. Os Estados Unidos da América e a Rússia assinaram o Tratado Start-II (Strategic Arms Reduction Talks), eliminando dois terços das armas nucleares de longo alcance de cada um dos países.

4

1680. Criação por meio de Alvará da Companhia de Cabo Verde e de Cacheu, destinada ao comércio de escravos.

1809. Nascimento de Luís Braille (1809-1852), em França. Cego desde a infância inventou um sistema de leitura para cegos.

1824. Carta de Lei declarando em vigor as leis tradicionais, pondo assim fim à vigência da Constituição de 1822.

1960. Albert Camus (1913-1960), escritor francês de origem argelina, morre em Sens, França.


5

Criação da 1ª Tipografia no Brasil

1443. Morte de D. Nuno Álvares Pereira, no Convento do Carmo.

1634. Começo da actividade da primeira tipografia no Brasil.

1778. A Companhia pombalina do Grão-Pará e Maranhão é extinta pelo governo de D. Maria I.

1785. É proibido o estabelecimento de manufacturas no Brasil

1855. Nascimento de King Camp Gillett (1855-1932), em Fond du Lac, no Wisconsin, Estados Unidos da América. Foi o inventor da lâmina de barbear.

1919. O Partido dos Trabalhadores alemães foi fundado em Munique por Anton Drexler. Adolfo Hitler tornou-se o seu militante número 7. Em Abril de 1920 o partido mudou o nome para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei), tendo passado a ser conhecido pelo nome de Partido Nazi.

Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht, dirigentes comunistas alemães, tentaram tomar o poder em Berlim, ocupando com o seu grupo político alguns edifícios públicos. Foram mortos alguns dias depois pelo exército alemão.

1938. João Carlos de Bourbon, neto do último rei de Espanha, Afonso XIII, nasceu em Roma. Escolhido por Francisco Franco para se tornar rei após a sua morte, foi empossado como rei de Espanha em 22 de Novembro de 1975, dois dias depois da morte de Franco. 

1968. Alexander Dubcek tornou-se o primeiro secretário do Partido Comunista da Checoslováquia. Introduziu reformas liberais conhecidas como «Comunismo com face humana», ou Primavera de Praga, que foram a razão da invasão soviética do país.

1976. No Cambodja, o Partido Comunista, conhecido pelo nome de Khmer Rouge, anunciou uma nova constituição, que legalizava o novo governo comunista, e que dava o nome Kampuchea ao país. No decurso do regime comunista, que sobreviveu até 1979, morreram cerca de 1 milhão de pessoas.


6

Dia de Reis

1066.
Harold, conde de Essex, foi coroado rei de Inglaterra, após a morte do seu cunhado, Eduardo o Confessor. Harold foi o último rei anglo-saxão, tendo morrido na Batalha de Hastings combatendo a invasão de Guilherme, duque da Normandia, o primeiro rei normando de Inglaterra.

1412. Nascimento de Joana d'Arc (1412-1431) em Dorémy, na Lorena. Tornou-se a Santa padroeira da França, depois de em 1920 ter sido canonizada.

1990. O Partido Comunista da Polónia desapareceu dando origem ao Partido Social Democrata.


7

Dia da Liberdade de Cultos

1610. Galileu descobriu os quatro satélites de Júpiter - Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

1714. Uma Patente foi emitida para a primeira máquina de escrever projectada pelo inventor inglês Henry Mill.

1830. Morte da rainha viúva D. Carlota Joaquina, em Lisboa. Tinha casado com o infante D. João, futuro D. João VI em 1785.

1989. O imperador japonês Hirohito morreu, tendo reinado durante 62 anos. Foi suceido pelo filho o príncipe Akihito. 


8

Dia do Fotógrafo

1455. A Bula do Papa Nicolau V, «Romanus Pontifex» concede ao rei de Portugal, aos seus sucessores e ao infante D. Henrique, as terras descobertas e a descobrir pelos navegadores e exploradores ao serviço da Coroa de Portugal.

1815. Batalha de Nova Orleães entre o exército americano, comandado pelo futuro presidente dos Estados Unidos Andrew Jackson, e o exército britânico, no decurso da Guerra de 1812.

1889. Herman Hollerith fabricou o primeiro aparelho de processamento de dados.

1913. Tomada de posse do 1.º governo Afonso Costa

1918. O Presidente americano Woodrow Wilson apresentou os seus Catorze Pontos, propondo a auto determinação dos diversos povos europeus, a redução dos armamentos e a criação da Liga das Nações.

1935. Nascimento do cantor americano Elvis Presley (1935-1977), em Tupelo, no Mississipi.

1941. Baden Powell, criador do Escutismo, morreu.

1959. Charles De Gaulle foi empossado presidente da República francesa. Tinha sido nomeado chefe do governo no ano anterior devido à instabilidade política provocada pela Guerra da Argélia.

1982. A companhia americana American Telephone and Telegraph (AT&T) foi dividida no seguimento de uma acção anti-monopolista. A AT&T deu origem a 22 companhias locais, abrindo o mercado dos Estados Unidos à competição.


9 Dia do Fico (1822)

1822. Os membros do Senado da Câmara do Rio de Janeiro pediram a D. Pedro para não deixar o Brasil. O infante D. Pedro, chamado a Portugal pelas Cortes, decidiu ficar no Brasil, dando origem ao «Dia do Fico».

1908. Nascimento da escritora francesa Simone de Beauvoir (1908-1986) em Paris. Tornou-se conhecida com o ensaio Le Deuxième Sexe, publicado em 1949, em 2 volumes.

1944. Nascimento de Richard Nixon (1913-1994), em Yorba Linda, California. Foi o 37.º presidente dos Estados Unidos da América, tendo-se demitido devido ao escândalo Watergate. 

1960. Início das obras de construção da barragem de Assuão, no Nilo. A barragem paga em um terço pela União Soviética criou um dos maiores reservatórios de água do mundo. A barragem foi inaugurada  em Janeiro de 1971.


10

1776. O livro do inglês Thomas Paine, Common Sense (Senso Comum) foi publicado, influenciando determinantemente os autores da Declaração de Independência americana.  O panfleto de 50 páginas vendeu mais de 500.000 exemplares na América e na Europa.

1808. Pelas 11 horas da manhã, a frota que levava a corte para o Brasil, cruza a linha do Equador. D. Maria I e o Príncipe Regente tornavam-se os primeiros monarcas europeus a passar para o hemisfério austral.

1809. Caiena, capital da Guiana francesa, a Norte do Brasil, é conquistada pelo exército português. A capitulação foi assinada no dia 12.

1863. A primeira linha de caminho de ferro subterrâneo foi inaugurada em Londres. A linha Metropolitana ligava Paddington a Farrngdon.

1878. A. Sargent, senador dos Estados Unidos da América pelo estado da Califórnia, apresentou uma proposta de Emenda Constitucional, dando o direito de voto às mulheres. A Emenda só foi aprovada em 1920.

1912. O primeiro hidroavião, inventado por Glenn Curtiss, realizou o seu primeiro vôo em Hammondsport, no estado americano de Nova Iorque.

1920. Criação oficial da Sociedade das Nações (SDN). A primeira reunião da Assembleia realizou-se dez meses depois, estando representados 41 países.

1922. Arthur Griffith foi eleito primeiro presidente do Estado Livre Irlandês.

1926. Estreou-se em Berlim o filme «Metropolis» realizado por Fritz Lang, com base num romance de Thea von Harbou.

1946. Primeira reunião da Assembleia Geral das Nacões Unidas, em Londres, com delegados de 51 países.


11

1890. No seguimento da apresentação do Mapa Cor de Rosa, o governo britânico enviou um ultimato ao governo português exigindo a retirada das tropas portuguesas do território entre Angola e Moçambique.

1963. A primeira discoteca abriu as portas em Los Angeles, tendo como nome «Whisky-a-gogo».

1964. O Cirurgião Geral dos Estados Unidos fez uma declaração afirmando que o consumo de  cigarros podiam prejudicar a saúde, a primeira declaração oficial de um governo sobre o assunto.

1974. O recenseamento eleitoral, feito para a realização das primeiras eleições democráticas em Portugal, atingiu mais de 6 milhões de inscritos.


12

1588. Nascimento de  John Winthrop (1588-1649) em Suffolk, Inglaterra. Em 1630 foi com um grupo de Puritanos ingleses para a América, tornando-se o primeiro governador da Colónia da Baía de Massachusetts.

1729. Nascimento do político e filósofo irlandês Edmund Burke (1729-1797), em Dublin. Orador de mérito ficou conhecido internacionalmente quando escreveu Reflections on the Revolution in France, publicado em 1790.

1879. Começo da Guerra Zulu entre a Grã-Bretanha e tribos nativas da Zululandia, que levou à destruição do Império Zulu, criado por Saka.

1976. Morte da escritora inglesa Agatha Christie, em Wallingford, com 85 anos de idade.

1990. O Partido Comunista da Roménia foi proibido, após a deposição de Nicolae Ceauescu.

1996. A primeira operação militar conjunta russo-americana após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu com a chegada de forças russas à Bósnia .


13

1750. Assinatura do Tratado de Madrid, que pôs fim a conflitos entre Portugal e a Espanha no Sul da América meridional, definindo os limites do Brasil.

1759. Em Lisboa, Belém, os Távoras e o duque de Aveiro são executados de uma forma selvagem, criticada pela opinião internacional, por estarem implicados no atentado contra o rei D. José.

1893. O Partido Trabalhista Independente britânico foi criado tendo como seu primeiro dirigente James Keir Hardie.

1898. O escritor francês Émile Zola publicou uma carta com o título J'Accuse, em que acusava o governo de francês de encobrir a verdade no caso Dreyfus. O capitão Alfred Dreyfus, de origem judaica,  tinha sido acusado de espionagem a favor da Alemanha, condenado e deportado para a Guiana Francesa. Devido à carta que provocou a reabertura do processo, Dreyfus foi ilibado e reintegrado no exército francês.

1935. A população da região do Saar, entre a França e a Alemanha, votou pela incorporação no reich Alemão governado pelo Partido nazi de Hitler. O território estava sob controlo da França desde o fim da Primeira Guerra Mundial.


14

1875. Nascimento do médico e filósofo alemão Albert Schweitzer (1875-1965), na Alsácia. Serviu em África como missionário médico devendo-se-lhe a organização da luta contra a lepra neste continente, o que lhe valeu a atribuição do Prémio Nobel da Paz em 1952.

1943. O presidente americano Roosevelt e o primeiro ministro britânico Churchill reuniram-se em Casablanca, em Marrocos, numa conferência que durou até ao dia 23. Na conferência de imprensa de apresentação dos resultados da reunião, o presidente americano, surpreendentemente, afirmou que os aliados tinham acordado que a paz só seria alcançada por meio «da eliminação total do poder militar alemão e japonês. O que implica a rendição incondicional da Alemanha, Itália e Japão.» Esta decisão foi muito controversa na altura.


15

69 a.C.. O imperador romano Galba foi morto pela Guarda Pretoriana no Forum de Rom. Tinha sucedido a Nero, e o seu assassinato deu origem a uma época de 30 anos de anarquia governativa no império romano.

1446. O rei D. Afonso V atingiu a maioridade, fazendo 14 anos, passando a governar directamente.

1535. Henrique VIII tornou-se Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra em resultado do Acto de Supremacia que tinha provocado a separação da Igreja Católica Romana. 

1559. Isabel Tudor, filha de Henrique VIII e de Ana Bolena, foi coroada rainha de Inglaterra enquanto Isabel I.

1929. Nascimento de Martin Luther King (1929-1968) em Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos da América. Foi um defensor dos direitos civis dos negros, propondo métodos de acção não-violentos para alcançar a igualdade. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1964, tendo sido assassinado em 1968, em Mênfis, no estado americano do Tennessee.


16

1547. Ivan o Terível, grão-príncipe da Moscóvia, desde 1533, foi coroado como primeiro Czar da Rússia. Governou a Rússia até 1584 promovendo reformas em todas as áreas, incluindo a criação de uma administração centralizada e a imposição de uma disciplina de tipo militar, o que o levou a instituir uma política de terror contra a aristocracia hereditária.

1809. O exército britânico, comandado pelo general Moore, venceu o exército francês, comandado pelo marechal Soult, na batalha de Corunha. A vitória permitiu que a força britânica embarcasse com toda a segurança nos navios que a esperavam, para levarem as tropas de regresso à Grã-Bretanha.

1853. Nascimento do industrial francês e Andrè Michelin (1853-1931), em Paris. Criou a Companhia de Pneus Michelin em 1888, promovendo a utilização de pneumáticos nas rodas dos automóveis.

1979. O Xá do Irão abandonou o país no meio de manifestações contra o seu governo e a revolta de fundamentalistas islâmicos dirigidos pelo Ayatollah Khomeini. O Xá governava desde 1941 e tinha tentado ocidentalizar o país sem sucesso. 

1991. A Guerra do Golfo  começou com o início dos ataques aéreos às defesas anti-aéreas iraquianas. O bombardeamento de Bagdade foi transmitido em directo pelos correspondentes da estação de televisão americana CNN.

1992. A Guerra Civil em El Salvador terminou com a assinatura de um tratado de paz na Cidade do México. O conflito fez 75.000 mortos.


17

1706. Nascimento de Benjamin Franklin (1706-1790), em Boston, na colónia britânica do Massachusetts. Cientista, filósofo, político e diplomata, foi um dos signatários da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.

1773. O Resolution, navio da Marinha de Guerra britânica, comandado pelo capitão James Cook tornou-se o primeiro navio a atravessar o Círculo Polar Antártico..

1945. Varsóvia foi libertada pelo Exército soviético, no decurso da Segunda Guerra Mundial.


18

1919. Início da Conferência de Paz que terminou a Primeira Guerra Mundial. As reuniões foram realizadas no Palácio de Versalhes, perto de Paris.

1934. Revolta de trabalhadores vidreiros da Marinha Grande, contra o governo de Salazar.


19

1809. Nascimento do escritor americano Edgar Allan Poe (1809-1849), em Boston, Massachusetts. Escritor de romances de mistério uma das suas obras mais conhecidas é o poema The Raven.

1839. Nascimento do pintor francês Paul Cézanne (1839-1906) em Aix-en-Provence. Impressionista no início da sua carreira de pintor, em 1876 a sua pintura anuncia «uma nova maneira» que o tornaram um dos pintores mais importantes de finais do século XIX e princípios do XX, tendo influenciado decididamente o Cubismo.

1966. Indira Gandhi é escolhida como primeira-ministra da Índia, em substituição do primeiro-ministro falecido oito dias antes, Lal Shastri. Governará até 1975 e, num segundo período, de 1980 a 1984, ano em que será assassinada por um dos seus guarda-costas.


20

1265. Realiza-se a primeira reunião do Parlamento inglês.

1649. Começo do julgamento do rei Inglês Carlos I, preso pelas forças militares do Parlamento, comandadas por Oliver Cromwell, acusado de traição. O rei foi condenado à morte e decepado.

1796. D. Maria I cria a Real Biblioteca Pública da Corte, embrião da Biblioteca Nacional.

1936. Morte do rei inglês Jorge V. Neto da rainha Vitória, tinha reinado desde 1910. Devido à Primeira Guerra Mundial, mudou o nome da família real de Saxe-Coburgo-Gotha, para o nome mais inglês de Windsor.

1942. Reunião da Conferência de Wannsee em Berlim, dirigida por Rheinhard Heydrich, adjunto de Himmler e chefe das polícias alemãs, para coordenar a Solução Final do Problema Judeu (Endlosung), pela qual a Alemanha nazi tentará exterminar os cerca de 11 milhões de judeus que viviam na Europa.

1960. Pela primeira vez, um memorando do Estado-Maior General das Forças Armadas admite a possibilidade de guerra, nos territórios africanos sob administração portuguesa.

1961. John F. Kennedy assumia a Presidência dos EUA.

1963. João XXIII canonizava S. Vicente de Paulo.

1973. Amílcar Cabral, dirigente e fundador do PAIGC, é assassinado em Conacri, numa acção planeada pela PIDE-DGS.

1981. Os 52 reféns norte-americanos, detidos no Irão há 444 dias, eram libertados, quando Ronald Reagan tomava posse como presidente dos EUA.

1983. Morreu o antigo futebolista Garrincha.

1984. concluía-se, no Maputo, a tradução para a língua portuguesa da Convenção do Direito do Mar.

1985. Israel iniciava o processo de retirada das forças do Líbano.

1986. O major general Justin Lekhanya, pro-África do Sul, tomava o poder no Lesoto, derrubando o Governo de Leabua Jonathan. No mesmo dia, a imprensa revelava a futura construção do Túnel do Canal da Mancha.

1987. Morreu o escritor anglo-irlandês Gerald Brenan, 92 anos.

1988. O Tribunal de Leiria condenava o autor confesso do crime da Praia do Osso da Baleia, a 20 anos de prisão.

1989. O republicano George Bush, 64 anos, tomava posse como presidente dos EUA.

1993. O democrata Bill Clinton tomava posse como presidente dos EUA. E morreu Audrey Heppburn, 63 anos, actriz e ex-embaixadora da Unicef em África.

1995. São inauguradas as emissões radiofónicas da RDP para Timor-Leste.

1996. Yasser Arafat tornou-se o primeiro dirigente democraticamente eleito do povo Palestiniano, tendo recolhido 88 % dos votos.

1997. Bill Clinton assumia o segundo mandato na Presidência dos EUA. Em 1998, Vaclav Havel era reeleito presidente da República Checa.

2001. O republicano George W. Bush tomava posse, em Washington, como presidente dos EUA, em pleno ambiente de contestação, pela forma como foram apurados os resultados finais. Bush repetiu o acto de posse quatro anos mais tarde, em 2005.

2003. Milan Milutinovic foi preso, antigo presidente sérvio, acusado de crimes contra a humanidade no Kosovo. No mesmo dia, o presidente da Câmara de Águeda era constituído arguido, por suspeita de corrupção e peculato.

2004. Os líderes dos governos português e espanhol assinavam, em Lisboa, o acordo sobre o Mercado Ibérico de Electricidade, Mibel. Miguel Lobo Antunes, ex-administrador do Centro Cultural de Belém, era escolhido para a vice-presidência da Culturgeste, com a tutela da programação artística. No mesmo dia, o Governo francês decidia financiar filme do cineasta português Manoel de Oliveira "O Quinto Império".

2006. O procurador-geral da República Souto Moura era ouvido pela comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, sobre o caso Envelope 9. No mesmo dia, o técnico português José Mourinho era eleito o melhor treinador do mundo em 2005, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.

2007. A senadora democrata Hillary Clinton anunciava a candidatura às presidenciais de 2008 nos Estados Unidos, tornando-se a primeira mulher a entrar na corrida à Casa Branca. "Uma família à beira de um ataque de nervos", de Jonathan Dayton e Valerie Faris, recebia o prémio de melhor filme de 2006 do Sindicato de Produtores norte-americanos - PGA. Morriam Eric Aubijoux, 42 anos, motociclista francês, morto no Rali Lisboa-Dacar 2007; e Alfredo Ripstein, 100 anos, produtor mexicano do filme "O Crime do Padre Amaro" (2001).

2008. O atleta Nelson Évora, campeão mundial do triplo salto, estabelecia a melhor marca mundial do ano no salto em comprimento, com a distância de 7,96 metros.

21

Dia Mundial da Religião

1793.
O rei de França Luís XVI foi executado em Paris, tendo morrido decepado por meio de uma Guilhotina. 

1808. A família real portuguesa chega ao Brasil. Fugindo às invasões napoleónicas, a família real portuguesa, acompanhada da respectiva corte, chega ao Brasil.

1924. Morte de Lenine, em Moscovo, com uma hemorragia cerebral. Transportado pela Alemanha da Suiça para a Rússia, no fim da Primeira Guerra Mundial, dirigirá a tomada do poder do Partido Bolchevique, e a destruição das instituições democráticas da República Russa. A sua morte levará a uma luta pelo poder, pela a direcção da URSS, entre Trotsky e Staline, que este último venceu, .

1976. Começo dos voos comerciais do avião supersónico Concorde. O avião voa a uma velocidade duas vezes superior à velocidade do som (Mach 2).


22

1561. Nascimento de Francis Bacon (1561-1626), ensaísta, filósofo e político inglês. Escreveu Novum Organum e The Advancement of Learning.

1808. A frota portuguesa que transportou a Rainha D. Maria I, o príncipe regente D. João e a corte portuguesa de Portugal para o Brasil aporta na Baía.

1901. Morte da Rainha Vitória, após 64 anos de reinado. Sucedeu-lhe o seu filho que subiu ao trono enquanto Eduardo VII.

1905. Domingo Sangrento em São Petersburgo, quando as tropas da Guarda Imperial disparam contra cerce de 500 manifestantes por ordem do próprio Imperador, que filmou ele próprio o acontecimento. Esta acção deu origem aos acontecimentos revolucionários de 1905 que acabaram por falhar.

1961. O paquete Santa Maria é tomado por oposicionistas ao governo salazarista, pelo capitão Henrique Galvão com a colaboração do general Humberto Delgado.

23

1898. Nascimento do realizador soviético Sergei Eisenstein (1898-1948), em Riga, na Letónia. Desenvolveu uma nova forma de filmagem por meio da utilização de montagens artísticas - séries de imagens arbitrárias - para criar um impacto emocional. Antes dele, a maior parte dos realizadores mostravam as cenas em sequência cronológica. Os seus filmes mais conhecidos são O Couraçado Potemkin, Alexander Nevsky e Ivan o Terrível.

1918. D. Nuno Álvares Pereira é beatificado.

1981. A escritora francesa Marguerite Yourcenar foi admitida na Academia Francesa, sendo a primeira mulher a entrar nesta instituição criada pelo cardeal Richelieu, primeiro ministro de França durante o reinado de Luís XIII, em 1635. As suas obras mais conhecidas são Memórias de Adriano,  a Obra ao Negro e Alexis ou o Tratado do Vão Combate.

1937. Dezassete dirigentes comunistas são julgados, acusados de participar num tentativa de golpe de estado, organizado por Leon Trostky para derrubar Estaline e o seu regime. Após uma semana de julgamento 13 deles serão condenados à morte. Trostky, exilado À muito será morto em 1940, no México.


24 Dia da Previdência Social

Instituição do Casamento civil no Brasil

41 d.C. O imperador romano Calígula é morto durante os Jogos Palatinos, após um reino de somente quatro anos, caracterizados pela sua loucura e crueldade.

1712. Nascimento de Frederico II da Prússia (1712-1784). Terceiro Rei da Prússia, tornará o país uma potência europeia, e a mais importante potência alemã, devido às suas vitórias militares.

1848. Começo da corrida ao ouro na Califórnia, devido à descoberta ocasional do metal na região de Colomar. O anúncio feito pelo presidente americano Polk, no fim do ano, causou sensação e levou à ida dos «Forty-niners» para a Califórnia à procura de fortuna.

1895. Com a abdicação forçada da rainha do Haiti Liliuokalani, realizada com o apoio de produtores americanos de ananases o arquipélago tornou-se num protetorado americano. Mais tarde transformou-se numa república independente, mas em 1898 foi anexado pelos Estados Unidos da América, tornando-se um território até à sua inclusão na União, enquanto 50.º estado.

1965. Morte de Wiston Churchill (1874-1965), primeiro ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial.

1972. O soldado japonês Shoichi Yokoi foi encontrado na ilha de Guam, 28 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.


25

Dia do Carteiro

Fundação de São Paulo

Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil

1533.
O rei de Inglaterra Henrique VIII casou com Ana Bolena, a sua segunda mulher, desafiando o Papa Clemente que recusou anular o seu casamento com a infanta espanhola Catarina de Aragão. Deste casamento nasceu a futura rainha de Inglaterra Isabel I. Ana Bolena será condenada à morte por traição e decepada na Torre de Londres.

1554. Fundação da cidade de São Paulo, no Brasil, por colonos portugueses.

1947. Al Capone, o famoso gangster de Chicago durante a Lei Seca, morreu em Miami, de sífilis..

1971. O general Idi Amin, tomou o poder no Uganda depondo o presidente Milton Obote. Governou o país em ditadura tendo expulso os asiáticos do Uganda, e realizando massacres contra a população tribal do país que terão feito mais de 300.000 vítimas. Foi derrubado devido à invasão do exército da Tanzania apoiado por nacionalistas ugandeses.


26

1654. Os holandeses retiraram definitivamente de Pernambuco, no Brasil.

1788. Criação de uma colónia penal na Baía de Sidney, na Austrália, com a chegada de 11 navios vindos da Grã-Bretanha, com 778 prisioneiros, transportados para a Austrália para diminuir a população das prisões na Grã-Bretanha.

1887. Tem início a construção da Torre Eiffel, em Paris, no local onde se realizará a Exposição Universal de Paris.

1996. A Roménia foi o primeiro país do antigo Pacto de Varsóvia a aderir à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).


27

1573 - A vila de Lagos passa a cidade.

1606 - Começa, em Inglaterra, o julgamento de Guy Fawkes, autor do atentado contra o Parlamento.

1668 - O infante D. Pedro, irmão de Afonso VI, é nomeado regente e herdeiro da Coroa, nas Cortes de Lisboa.

1731 - Morre, em Florença, Bartolomeu Cristofori, a quem se atribui a invenção do piano.

1756 - Nasce o compositor Wolfgang Amadeus Mozart, em Salzburgo.

1763 - O Brasil passa a ser governado por um vice-rei e a sua capital é transferida de São Salvador da Baía para o Rio de Janeiro.

1832 - Nasce o escritor e matemático inglês Lewis Carroll, em Daresbury, no Cheshire, autor de "Alice no País das Maravilhas".

1840 - Pronunciamento militar no Porto, restaurando a Carta Constitucional de 1826.

1879 - Thomas Edison regista a patente da lâmpada eléctrica.

1901 - Morre, em Milão, o compositor Giuseppe Verdi, autor de "Ainda".

1919 - No âmbito da chamada Monarquia do Norte, trava-se, em Águeda, o Combate das Barreiras.

1943 - II Guerra Mundial. A Força Aérea norte-americana ataca, pela primeira vez, território da Alemanha.

1944 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho dá por terminado o cerco a Leninegrado, pelas forças alemãs.

1945 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho ocupa o campo de Auschwitz, na Polónia, começando o tratamento e libertação dos sobreviventes do extermínio nazi.

1950 - Os EUA aprovam o fornecimento de armas aos países da Nato.

1956 - A República Democrática Alemã adere ao Pacto de Varsóvia, aliança militar dos países sob tutela da URSS.

1962 - É estabelecido o acordo entre Portugal e a Índia para o repatriamento de cerca de três mil prisioneiros, que se renderam quando da entrada das forças indianas em Goa, Damão e Diu.

1967 - Explosão da Apollo 1, primeira nave espacial do projecto norte-americano de viagem à lua.

1973 - Os padres Telles Sampaio e Fernando Mendes, detidos pela PIDE-DGS por terem denunciado os massacres de Mucumbura, Moçambique, são condenados pelo tribunal plenário a cinco anos de prisão. São assinados, em Paris, os acordos que põem fim à Guerra do Vietname, ao fim de 12 anos. O acordo estabelece a retirada das tropas dos EUA em 60 dias. Durante a Guerra do Vietname morreram 58 mil soldados norte-americanos, 300 mil foram feridos e 2500 foram dados como desaparecidos.

1975 - Pela primeira vez, um chefe de Estado africano, o presidente do Senegal, Leopold Senghor, visita Portugal.

1981 - Morre Silva Pais, último director da polícia política da ditadura, PIDE-DGS.

1984 - O Parlamento português aprova, na generalidade, o projecto de Lei do PS para a despenalização do aborto.

1988 - O Supremo Tribunal de Justiça indefere, por unanimidade, o pedido de habeas corpus de Otelo Saraiva de Carvalho e dos restantes 12 réus do processo FP-25.

1990 - João Paulo II visita a Guiné-Bissau.

1997 - Eleições presidenciais e parlamentares na Tchechénia dão a vitória a Aslan Maskhadov, antigo chefe do Estado Maior dos guerrilheiros independentistas.

1999 - A Indonésia admite, pela primeira vez, a concessão da independência a Timor-Leste, após consulta do povo timorense. Morre o escritor espanhol Gonzalo Torrente Ballester, 89 anos, Prémio Cervantes, autor de "Filomeno, a seu Pesar".

2001 - As cheias do Mondego fazem rebentar o dique de Montemor-o-Velho

2003 - O Parlamento sérvio aprova a Carta Constitucional do futuro Estado da Sérvia-Montenegro.

2004 - A Organização Mundial de Saúde e a FAO alertam para a possibilidade de a gripe das aves dar origem a uma pandemia. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, rejeita o envio de “capacetes azuis” para o Iraque mas admite a constituição de uma “missão eleitoral”.

2005 - Chefes de Estado de todo o mundo, sobreviventes do Holocausto e os soldados, que 60 anos antes libertaram Auschwitz, voltam ao antigo campo de extermínio para que “o mundo que não esqueça” o Holocausto Nazi.

2006 - Apresentação do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa, Simplex. Morre Orlando da Costa, 76 anos, romancista e poeta.

2007 - O governo da Guiné-Bissau levanta o mandado de captura emitido contra o líder do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, refugiado desde 10 de Janeiro na sede da ONU, em Bissau, O Irão anuncia a instalação de 3.000 novas centrifugadoras de enriquecimento de urânio. A etíope Tirunesh Dibaba bate o recorde do mundo dos 5.000 metros de pista coberta, em Bóston, Estados Unidos, estabelecendo o novo registo nos 14.27,42 minutos. O documentário “Cartas a uma Ditadura”, realizado por Inês Medeiros, é galardoado com o FIPA de Prata do Festival Internacional de Programas Audiovisuais em Biarritz, França. Morre Cláudio Guillén, 82 anos, escritor francês, especialista em Literatura Comparada.

2008 - O senador democrata Barak Obama vence as primárias da Carolina do Sul por uma grande diferença sobre a sua principal adversária, Hillary Clinton. Morre o antigo ditador indonésio Suharto, de 86 anos, num hospital de Jacarta

2009 - Caso BPN. Primeira audição de Dias Loureiro na Comissão Parlamentar de Inquérito. O antigo administrador da SLN assegura ter alertado, em Abril de 2001, o vice-governador do Banco de Portugal com a tutela da supervisão, António Marta, para a "intranquilidade" que lhe suscitava o "modelo de gestão" do grupo de Oliveira Costa. António Marta desmente e dispõe-se a comparecer perante a Comissão de Inquérito. Caso BPP. A Polícia Judiciária realiza buscas às instalações do Banco Privado Português, em Lisboa e no Porto. Apreendem registos de movimentos bancários que podem estar relacionados com aplicações financeiras suspeitas. Morre John Updike, escritor norte-americano, permanente candidato ao Nobel da Literatura, autor de "Corre, Coelho, Corre", 76 anos.

28

1547 - Morre Henrique VIII de Inglaterra. Sucede-lhe Eduardo VI.

1641 - Realizam-se as primeiras Cortes portuguesas, após a Restauração da Independência em 1640.

1808 - Invasões francesas. Os portos do Brasil abrem-se ao comércio internacional.

1835 - Casamento de D. Maria II, com o príncipe Augusto do Lichenstein.

1887 - Começa a construção da Torre Eiffel, em Paris, no local da Exposição Universal de 1890. Nasce o pianista Artur Rubinstein.

1898 - Morre Capelo Ivens, explorador português do continente africano.

1908 - Prisão dos republicanos Afonso Costa, Egas Moniz, João Chagas e António José de Almeida e de Luz de Almeida, chefe da Carbonária.

1909 - Termina o controlo norte-americano de Cuba.

1916 - Nasce o escritor Vergílio Ferreira, autor de “Manhã Submersa”.

1924 - Morre Joaquim Teófilo Braga, escritor, político, filólogo, professor, militante Republicano, primeiro presidente do Governo Provisório da I República e segundo Presidente da República Portuguesa.

1935 - A Islândia despenaliza o aborto. É o primeiro país do mundo a recusar a aplicação de penas sobre a interrupção voluntária da gravidez.

1939 - A Bulgária exige a revisão do Tratado de Neuilly e a reintegração das regiões perdidas no fim da Grande Guerra de 1914-18.

1945 - II Guerra Mundial. O primeiro comboio norte-americano de abastecimentos atravessa a estrada de Burma.

1949 - Criação do Conselho da Europa.

1958 - Godtfred Kirk Christiansen, o filho do carpinteiro Ole Kristiansen, cria a patente das peças Lego, com as quais se podem fazer infinitas montagens.

1975 - A assembleia do MFA sanciona a unicidade sindical, em Portugal.

1979 - Primeira visita a Washington de um dirigente da China, o vice-primeiro-ministro Deng Xiao-Ping.

1980 - Abolhassan Bani-Sadr é eleito primeiro presidente da República Islâmica do Irão.

1983 - Morre, no Rio de Janeiro, o cineasta português Chianca de Garcia.

1986 - O Space Shuttle Challenger explode no ar, matando os sete tripulantes, 75 segundos após o lançamento.

1990 - A atleta portuguesa Rosa Mota, campeã olímpica, vence a maratona de Osaka, no Japão.

1991 - Corrupção no futebol francês leva à suspensão, por um ano, de Bernard Tapié, presidente do Olympique de Marselha e “patrão” da Adidas.

1993 - Morre o actor Amílcar Botica, 61 anos.

1995 - Torres Couto abandona a liderança da UGT. Sucede-lhe João Proença.

1996 - Morre o poeta norte-americano, de origem russa, Iossip Brodsky, 55 anos, Nobel da Literatura em 1987.

1997 - A Câmara de Deputados do Brasil aprova a emenda constitucional que permite a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso.

2000 - O Orçamento do Estado português sobe, em 20 por cento, o investimento científico.

2001 - Morre o poeta português Egito Gonçalves.

2002 - Morre a escritora sueca Astrid Lindgren, 94 anos, autora de "Pipi das Meias Altas".

2003 - O Conselho Superior de Magistratura sugere a introdução de "uma indemnização punitiva, no caso de violação de direitos de personalidade, cometida através de televisão".

2004 - Os Prémios Pen Clube Português de Ficção, Poesia, Ensaio e Primeira Obra são entregues a, respectivamente, Mafalda Ivo Cruz (“O Rapaz de Botticelli”), João Rui de Sousa (“Obra Poética”), Rui Estrada (“O Céu Aberto do Senso Comum”) e Frederico Lourenço (“Pode um Desejo Imenso”).

2005 - O movimento islamista radical Hamas vence as eleições municipais da Faixa de Gaza.

2006 - O ex-candidato à Presidência da República Manuel Alegre anuncia a criação de um movimento de cidadãos, com base na estrutura de apoio à sua candidatura.

2007 - É detido em São Paulo um dos autores do maior assalto a um banco na história do Brasil, ocorrido em Agosto de 2005, em Fortaleza. O Sinn Fein reconhece pela primeira vez a autoridade da polícia da Irlanda do Norte, numa decisão considerada histórica pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair. “Volver”, do realizador espanhol Pedro Almodôvar, recebe o Prémio Goya para o Melhor Filme. O Goya para a Melhor Intérprete Feminina vai para Penélope Cruz. A longa-metragem norte-americana “Padre Nuestro”, do realizador Christopher Zalla, conquista o Grande Prémio do Júri do Festival de Sundance, no Utah, considerado como a Meca do cinema independente. Morre Karel Svoboda, 68 anos, compositor checo, autor da banda sonora da série de desenhos animados “A Abelha Maia”.

2008 - Parte da frente ribeirinha de Lisboa passa a estar sob a gestão camarária, nos termos de um protocolo assinado entre o Governo e a autarquia. Aquelas áreas ribeirinhas não ficarão sujeitas à especulação imobiliária, permanecendo no domínio público. Tem início o sistema único de pagamentos em euros (SEPA), com a inauguração pelos bancos dos primeiros instrumentos de pagamento SEPA para as transferências, no que a Comissão Europeia classificou como "um dia histórico". A explosão de uma bomba no sudoeste da Somália mata três trabalhadores humanitários dos Médicos Sem Fronteiras e um jornalista. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeia um alto funcionário português, Victor Da Silva Angelo, representante especial para a Missão da ONU na República centro-africana e no Chade. Um caça F-16 da Força Aérea Portuguesa despenha-se próximo da Base Aérea de Monte Real quando realizava o primeiro voo de ensaio depois de ter sido submetido a uma grande operação de manutenção e não causou quaisquer vítimas. A Linha do Tua reabre em toda a extensão, quase um ano depois do acidente em que morreram três ferroviários. Morre o arcebispo ortodoxo de Atenas e primaz da Grécia, Christodulos, aos 69 anos, na sua residência na capital grega vítima de doença prolongada.

2009 - Caso BPN. Audição do antigo vice-governador do Banco de Portugal, com a tutela da supervisão financeira, António Marta, na Comissão Parlamentar de Inquérito. O antigo presidente da Comissão de Integração Europeia desmente as afirmações de Dias Loureiro, mostra-se disponível para uma acareação com o ex-administrador da SLN e ministro da Administração Interna de Cavaco Silva, assegurando que este lhe perguntou os motivos por que o supervisor fazia "sistematicamente perguntas e inspecções ao BPN". Morre António Maria Pereira, advogado e ex-deputado do PSD à Assembleia da República, fundador da histórica editora Parceria AM Pereira, 84 anos.




29

1505 - Morre frei Miguel Contreiras, confessor da rainha D. Leonor, determinante na fundação da Misericórdia de Lisboa.

1801 - Ultimato franco-espanhol. França e Espanha exigem a Portugal o abandono da aliança inglesa e o fecho dos portos nacionais aos navios britânicos.

1825 - É fundada a Faculdade de Medicina do Porto.

1838 - Sai o primeiro número de O Tempo, dirigido por José Estêvão.

1867 - O Governo de Joaquim António de Aguiar apresenta a proposta de reforma administrativa, que aumenta a centralização dos poderes.

1876 - Primeira assembleia-geral da Sociedade de Geografia de Lisboa, depois da autorização real de 10 de Novembro de 1875, para a criação. O conde de São Januário e Luciano Cordeiro assumem a direcção.

1886 - Karl Benz põe em funcionamento o primeiro motor automóvel a gasolina.

1891 - Começa o consulado de 04 anos da rainha Liliuokalani do Haiti. Terminaria em 1895 com a anexação do arquipélago aos EUA.

1892 - D.Carlos cede 20 por cento da sua dotação para controlo do défice das contas públicas.

1894 - Manifestações das associações comerciais e industriais de Lisboa, contra a política fiscal do Governo de Hintze Ribeiro.

1919 - Começo da Lei Seca. É aprovada a 18ª Emenda à Constituição dos EUA que proíbe o fabrico, transporte e venda de bebidas alcoólicas.

1923 - Pio XI proclama São Francisco de Sales patrono dos jornalistas.

1963 - Abre a segunda frente de guerra em Angola, no enclave de Cabinda. É fundada a revista O Tempo e o Modo, por António Alçada Baptista. A França veta a entrada do Reino Unido na CEE. Morre o poeta norte-americano Robert Frost, 88 anos.

1975 - Morre o cineasta português Manuel Guimarães, realizador de "O Desterrado".

1978 - É fundada a UEDS, União de Esquerda para a Democracia Socialista.

1980 - O Senado norte-americano apoia o boicote aos Jogos Olímpicos de Moscovo.

1981 - O Governo português levanta as restrições às relações comerciais com o Irão, após a libertação dos reféns norte-americanos.

1989 - A estação inter-planetária Phobos entra na órbita do planeta Marte.

1990 - Acidente em Constância. Várias toneladas de cloro são libertadas para a atmosfera, durante a descarga de um camião-cisterna.

1992 - O dirigente russo Boris Ieltsine defende a eliminação de todas as armas de destruição maciça existentes no mundo.

1993 - O presidente dos EUA Bill Clinton anula a Lei que impede a entrada de homossexuais no Exército norte-americano.

1996 - O presidente da França Jacques Chirac anuncia o fim dos testes nucleares franceses. Incêndio do Gran Teatro La Fenice de Veneza.

1997 - O neto de Mahatma Gandhi lança ao Ganges as cinzas do estadista indiano, encontradas em 1996, no cofre de um banco.

2003 - O Pentágono admite a presença de militares norte-americanos no Norte do Iraque.

2004 - O actor e encenador Jorge Silva Melo recusa o Prémio Almada para teatro, atribuído pelo Instituto das Artes. O Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, é atribuído à escritora Agustina Bessa-Luís.

2005 - Um incêndio destrói grande parte dos arquivos do Liceu Camões, em Lisboa. Realizam-se os primeiros voos sem escalas entre China e Taiwan, em 55 anos.

2006 - Vaga de frio provoca queda de neve em Lisboa, pela primeira vez em 52 anos. Tarja Halonen é reeleita presidente da Finlândia, na segunda volta das presidenciais.

2007 - É publicado em Diário da República o decreto-lei que obriga as empresas que façam obras a entregar o IVA directamente ao estado e não ao empreiteiro. O líder do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, deixa a sede da ONU, em Bissau, onde estava refugiado desde 10 de Janeiro. O chefe de Estado do Gana, John Kufuor, é designado presidente da União Africana. O parlamento israelita aprova a nomeação de Ghaleb Majadleh para o cargo de ministro sem pasta, o primeiro árabe israelita muçulmano a integrar o governo de Telavive.

2008 - O primeiro-ministro anuncia a substituição, a seu pedido, dos ministros da Saúde e da Cultura e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, numa remodelação acolhida com fortes críticas à acção de Correia de Campos e a Isabel Pires de Lima. Ana Jorge é a nova ministra da Saúde e José António Pinto Ribeiro fica com a pasta da Cultura. A PT Multimédia anuncia a mudança do nome comercial para ZON, reforçando assim o seu posicionamento enquanto concorrente directa da Portugal Telecom. A Eslovénia, que detém a presidência rotativa da União Europeia, ratifica, por votação parlamentar, o Tratado de Lisboa, que substitui o projecto de Constituição europeu e torna-se, depois da Hungria, o segundo dos 27 Estados membros a ratificar este texto. O Tribunal de Oliveira de Azeméis condena sete elementos do "gang dos multibancos", responsável por dezenas de crimes, incluindo um homicídio. Os três condenados com penas mais elevadas - 20, 18 e 14 anos e seis meses - são dados como culpados do homicídio. Pela primeira vez, as mulheres da GNR integram uma missão internacional em Timor-Leste. Morre Zhang Hanzhi, 73 anos, professora de inglês de Mao Tsé-tung e intérprete na mítica reunião de Mao com o Presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, em Pequim.

2009 - Morre Mário Aguiar, capitão de Abril e primeiro administrador da hidroeléctrica de Cahora Bassa, Moçambique, 76 anos.




30

1574 - Morre o humanista português Damião de Góis, escritor, diplomata e historiador, autor da “Crónica de D. Manuel”, preso pela Inquisição.

1821 - As Cortes portuguesas decretam a formação do Conselho de Regência, para exercer o poder em nome de D. João VI, no Brasil.

1843 - Tumultos no Porto em protesto pela política fiscal de Costa Cabral, que impõe a décima industrial.

1860 - Nasce o escritor russo Anton Tchekov, médico, dramaturgo e mestre do conto, autor de "O Tio Vânia", "O Cerejal", "As Três Irmãs”.

1881 - É publicado "Portugal Contemporâneo", de Oliveira Martins.

1933 - Adolf Hitler é nomeado Chanceler alemão pelo presidente Paul Hindenbourg.

1943 - II Guerra Mundial. A força aérea britânica faz o primeiro ataque diurno a Berlim, na Alemanha de Hitler

1948 - Mahatma Ghandi, dirigente da luta pela independência da Índia, é assassinado em Nova Deli.

1957 - As Nações Unidas pedem à África do Sul que reconsidere a política de segregação racial.

1958 - O costureiro francês Yves Saint-Laurent realiza o primeiro desfile.

1961 - O capitão português Henrique Galvão, que desviara o paquete Santa Maria no dia 22, entrega-se às autoridades brasileiras.

1962 - A Assembleia Geral da ONU condena a política colonialista de Oliveira Salazar. Reprova a repressão do regime e a acção armada desencadeada por Portugal contra Angola.

1964 - O general sul-vietnamita Nguyen Khanh toma o poder em Saigão.

1968 - Começa a Ofensiva de Tet, por forças do Vietname do Norte.

1972 - Domingo Sangrento ("Bloody Sunday"), na Irlanda do Norte. Morrem 13 católicos, em Londonderry, quando o Exército britânico tenta impedir uma manifestação pacifista.

1975 - É publicado o Estatuto Constitucional de Angola.

1978 - Toma posse o II Governo Constitucional, coligação PS-CDS.

1980 - Otelo Saraiva de Carvalho anuncia o lançamento da FUP - Força de Unidade Popular.

1984 - O presidente norte-americano Ronald Reagan anuncia a recandidatura à Presidência dos EUA.

1987 - Morre o poeta catalão Josep Vicens Foix, 94 anos.

1992 - O presidente português Mário Soares desloca-se a Goa, com o mesmo automóvel, conduzido pelo mesmo motorista, do último governador português do território.

1993 - Começam as emissões experimentais da TVI-Canal 4, o segundo canal privado de televisão em Portugal.

1995 - Fernando Nogueira, ministro português da Defesa, admite candidatar-se à presidência do PSD.

1996 - Morre Jerry Siegel, 81 anos, autor de Superman, herói da banda desenhada.

1999 - Toma posse a Sociedade Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, presidida por Artur Santos Silva.

2001 - Morre o actor francês Jean-Pierre Aumont, 90 anos.

2002 - Fundação da Euronext Lisbon. Morre, em Lisboa, o antigo jornalista João Carreira Bom, 57 anos.

2003 - É lançado no Brasil o programa Fome Zero.

2004 - Morre o cineasta português José Álvaro Morais, 59 anos, realizador de "Quaresma" e "Peixe-Lua".

2005 - "O Herói", primeira longa-metragem do cineasta angolano Zezé Gamboa, vence o Grande Prémio do Júri para a Melhor Ficção do Festival de Sundance. Primeiras eleições multipartidárias, no Iraque, em mais de 50 anos.

2006 - O ex-vereador da Câmara de Gondomar Leonel Viana é constituído arguido no âmbito do processo Apito Dourado. Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU decidem levar o dossier nuclear iraniano ao órgão máximo de decisão das Nações Unidas.

2007 - Primeiro-ministro, José Sócrates, inicia visita oficial de cinco dias à China. Entra em vigor na Faixa de Gaza o acordo de cessar-fogo entre o Hamas e a Fatah. Vaga de atentados no Iraque contra peregrinos xiitas faz pelo menos 53 mortos e 72 feridos, no feriado religioso da Achura, o dia mais sagrado do calendário do Islão xiita. É posto à venda em Portugal o novo sistema operativo da Microsoft, o Windows Vista e o Office 2007. O escritor Juan Manuel de Prada ganha o Prémio Biblioteca Breve, instituído pela editora Seix Barral, com “El séptimo velo”. O antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan e o jurista sudanês Mossaad Mohamed Ali são distinguidos com o Prémio Olof Palme. Morre Sidney Sheldon, 89 anos, escritor e dramaturgo norte-americano, vencedor de um Óscar.

2008 - O primeiro-ministro José Sócrates anuncia novas medidas de combate à pobreza e estímulo à natalidade, como o aumento para 400 euros do complemento solidário para idosos e a criação do subsídio social de maternidade, destinado "às mães que não tiveram carreira contributiva". O antigo senador democrata John Edwards e o ex-presidente da Câmara de Nova Iorque Rudolph Giuliani anunciam o abandono da corrida à investidura republicana para as presidenciais norte-americanas. O presidente interino e irmão do líder histórico cubano, Raúl Castro, obtém mais votos que Fidel Castro nas eleições gerais, ao ser eleito deputado com 99,4 por cento dos votos. Os californianos já podem adquirir marijuana, para fins terapêuticos, em máquinas de venda ao público, apesar de o consumo da erva ser proibido por lei nos Estados Unidos. O escritor José Luís Peixoto vence por unanimidade o Prémio de poesia Daniel Faria 2008 com a obra "Gaveta de papéis". Morre a historiadora Sacuntala de Miranda, um dos principais impulsionadores do ensino da História contemporânea em Portugal, com 73 anos.

2009 - O Ministério Público acusa 23 pessoas singulares e três pessoas colectivas, no âmbito do "caso Universidade Independente", iniciado em 2006. Os republicanos norte-americanos elegem pela primeira vez um negro, Michael Steele, para a direcção do partido. Morre Hans Beck, desenhador alemão, criador das personagens Playmobil, 79 anos.



31 Dia do lançamento do 1º Satélite · EUA (1958)

1876. Os índios são obrigados pelo governo dos EUA a mudarem-se para as reservas índias..

1888. Morre São João Melchior Bosco, conhecido por Dom Bosco, religioso, educador e escritor italiano, criou a ordem dos Salesisanos em Turim no ano de 1859, com 22 outros religiosos. Foi canonizado em 1 de Abril de 1934.

1890. Revolta republicana no Porto, que foi a primeira tentativa de derrube da monarquia e implantação de um regime republicano.

1929. No seguimento das lutas pela sucessão de Lenine, Leon Trostsky é expulso da Rússia.

1943. As forças militares alemãs cercadas em Stalinegrado rendem-se ao exército soviético. Durante a Batalha de Stalingrado 160.000 alemães morreram e 90.000 foram feitos prisioneiros, incluindo o marechal de campo von Paulus, o primeiro marechal alemão a render-se.


sa specials

titulo

internet
Google
Bing

Yahoo
Gmail
Hotmail
Skype
Google Talk

eBuddy Download.com
informação
Wikipedia
Conhecer a Crise
Internet Segura
Estradas
Mais Gasolina
Radares
Câmbios
Conversor

Farmácias
notícias
Público
J.Notícias
Expresso
iOnline
The Economist
Dinheiro
Vivo

M&Publicidade
Mashable
Engadget

BLITZ
Relvado
utilidades
G. Docs
Priberan
Dicionários

G.Tradutor
Código Postal
Pág.Amarelas
Google Maps
Pixlr
We Transfer

Dropbox
MBDox
serviços
Seg. Social
P. Finanças
P. Cidadão
P. Empresa

Empresa H.

I. Emprego
Eures

P. Juventude

Porta 65

Saúde 24

P. Escolas
sociedade
Voluntariado
Banco Alimentar
Cartão Solidário
Presentes
Fundação do Gil

Projecto TIO

Car Pool

Por 5 Euros
Deco Proteste
P. Consumidor
Encontra-me
comunidade
Facebook
Twitter

Linkedin
Universia

Behance
Tumblr

Pinterest

Picasa
Flickr
Olhares
Coleccionistas
lazer
Guimarães 2012
You Tube
Grooveshark
Timeout
Cartaz Cinema

TicketLine
Vodafone.fm
Cotonete

Just For Fun

Anti-stress


Arquivos dos jornais | Ficha Técnica | Contactos| Comentários | Efemérides | Ligações Utéis | Fundo de Ecrã | Jogos em Linha


A Voz de Portugal é o mais antigo semanário de língua portuguesa no Canadá
Fundado no dia 25 de Abril de 1961, em Montreal, Quebeque, Canadá.
4231-B Boul. St-Laurent, Montreal (Quebeque) Canadá H2W 1Z4
Tel.: (514) 284-1813 - Fax: (514) 284-6150