00
00
top
menu down




00


 
Titulo


Efemérides do mês de Setembro

Dia

Aniversariantes/Comemorações

1

1715. Morte do rei francês Luís XIV (1638-1715). Tinha governado a França desde 1660. Foi sucedido pelo bisneto que reinou com o nome de Luís XV.

1875. Edgar Rice Burroughs (1875-1950) nasceu em Chicago, nos Estados Unidos da América. O criador de Tarzan dos Macacos, foi jornalista antes de se tornar escritor.

1911. Portaria que regulamenta a reforma ortográfica proposta pela comissão nomeada em Fevereiro de 1911.

1939. As forças armadas alemãs invadem a Polónia, sem declaração prévia, começando assim uma guerra que dois dias mais tarde se tornará a Segunda Guerra Mundial.

1945.  O Japão rende-se aos aliados, após o lançamento de duas bombas atómicas em Hiroshima e Nagasaki..

1969. Um golpe militar liderado pelo coronel Muammar Khadafy, depôs a monarquia, dando origem à  República Árabe da Líbia. A data é actualmente o Dia Nacional da Líbia.

1983. Um Boeing 747 das Linhas Aéreas da Coreia do Sul foi abatido por um caça soviético ao sobrevoar o espaço aéreo da URSS. O avião caiu no Mar Oriental (Mar do Japão) provocando a morte das 269 pessoas que iam a bordo, em viagem de Nova Iorque para Seul. 

2

de 31 a.c. Octávio, um dos membros do triunvirato que governava Roma, derrotou as forças navais de Marco António e de Cleópatra, rainha do Egipto, na Batalha de Actium, ao largo da costa do Épiro na parte ocidental da Grécia.

de 1666. Um grande incêndio deflagrou em Londres, destruindo uma parte substancial da cidade. Começou numa padaria, perto da Torre de Londres, e nos três dias seguintes destruiu mais de 13.000 casas

de 1752. A Grã-Bretanha passou a utilizar o calendário Gregoriano, substituindo o Juliano. Com esta reforma o dia seguinte à Quarta-feira, dia 3, foi Quinta-feira, dia 14 de Setembro. A reforma tinha sido proclamada em 1582 pelo Papa Gregório XIII, mas devido à sua conotação Católica só tardiamente foi aceite pelos países protestantes e ortodoxos.

de 1792. Começo dos «Massacres de Setembro», no decurso da Revolução Francesa. A chacina de prisioneiros aristocratas, sobretudo idosos, mulheres e crianças, e de padres, prolongaram-se até ao dia 6, e fizeram cerca de 1.200 mortos.

de 1870. Após a Batalha de Sedan, entre o exército prussiano, vencedor, e o exército francês, o Imperador francês Napoleão III rendeu-se, tendo como resultado a queda do Segundo Império, e a instauração da república em França.

de 1885. A  cadeia Penitenciária de Lisboa foi inaugurada.

de 1923. Realizaram-se as primeiras eleições no Estado Livre Irlandês, após a independência da Grã-Bretanha.

de 1939.  Portugal declarou-se neutral no conflito que, tudo previa, iria ser declarado entre a França, a Grã-Bretanha e a Alemanha..

de 1945. Com a declaração de vitória dos aliados, feita pelo Presidente americano Truman, após a assinatura da rendição incondicional do Japão, a Segunda Guerra Mundial terminou oficialmente.

Ho-Chi-Min proclamou a independência do Vietname, e a criação da República Popular do Vietname.

de 1962. A União Soviética aceita o envio de armas para Cuba. Quando alguns dos mísseis enviados para a ilha foram descobertos, no mês de Outubro seguinte, irão provocar a Crise dos Mísseis entre os EUA e a URSS.

3

590. Gregório I é consagrado Papa. Reformador da Igreja e da moral eclesiástica, é um dos dois únicos Papas a ter o título de Grande.

1758. Atentado contra D. José.

1759. Carta Régia de D. José I abolindo a Companhia de Jesus em Portugal.

Lançamento da primeira pedra da Igreja da Memória em Lisboa, que assinala o local do atentado contra D. José

1783. Assinatura do Tratado de Paris, entre os Estados Unidos da América e a Grã-Bretanha, terminando a Guerra da Revolução Americana, com a aceitação da independência das treze colónias britânicas na América do Norte e o reconhecimento dos Estados Unidos da América.

1939. A França e a Grã-Bretanha declaram a guerra à Alemanha, dando início à Segunda Guerra Mundial.

1943. Os exércitos aliados invadem a Itália peninsular vindos da Sicília, levando à assinatura de um armistício pela a Itália.

4

- de 400. No Concílio de Toledo declara-se que se deve negar a comunhão a todos os homens casados que tiverem uma concubina.

- de 476. Odoacro, rei da tribo germânica dos Hérulos, antigo aliado de Átila, depõe o Imperador Romulus Augustule e envia ao Imperador Bizantino as insígnias imperiais, realizando formalmente a reunificação do Império Romano, dividido em dois em 395. De facto é o fim do Império Rmano do Ocidente.

- de 1479. Assinatura do Tratado de Alcáçovas, entre D. Afonso V e os reis católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, que pôs fim à Guerra da Sucessão de Castela. O rei de Portugal reconheceu Isabel como rainha de Castela, em vez da sua sobrinha D. Joana, a Excelente Senhora, conhecida em Espanha como a Beltraneja, por ser considerada filha de um D. Beltrão e não do rei Henrique IV, e da infanta de Portugal, D. Joana, filha do rei D. Duarte. 

1768. Nascimento em Saint-Malô, na Bretanha do célebre escritor e político francês visconde François-René de Chateaubriand.

1781. Fundação da cidade americana de Los Angeles, pelo governador espanhol da California, Felipe de Neve. O nome completo da povoação era El Pueblo de la Reina de Los Angeles.

1870. A República é proclama em França. É o nascimento da 3.ª República, depois das duas anteriores experiências de 1792 a 1804 e de 1848 a 1854.

1886. A última guerra importante entre os Estados Unidos e os tribos índias termina com a captura do chefe Apache Jerónimo, que morrerá em 1909 no Forte Still, no estado do Oklahoma.

1970. Salvador Allende ganha as eleições presidenciais no Chile.


5

1774. Reunião do primeiro Congresso Continental em Filadélfia.

1960. O poeta Leopold S. Senghor é eleito presidente do Senegal. 

1972. Onze membros da delegação israelita aos Jogos Olímpicos de Munique são mortos, durante um ataque à aldeia olímpica, por membros do grupo terrorista palestiniano Setembro Negro

1997. Madre Teresa de Calcutá morre  em Calcutá, na Índia, com 87 anos de idade.  Criou a congregação das Missionárias da Caridade.


6

1522 - Chega ao porto de San Lucar, Sul de Espanha, a única nau sobrevivente da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, iniciada em 1519.

1771 - A carruagem do marquês de Pombal é apedrejada à saída do Paço.

1914 - Grande Guerra 1914-18. Começa a primeira batalha do Marne.

1915 - O exército britânico contrata o desenvolvimento do primeiro protótipo de tanque blindado.

1926 - Nasce a artista plástica portuguesa Menez, Maria Inês Ribeiro da Fonseca.

1951 - É assinado o acordo da Base das Lajes, nos Açores, entre Portugal e os Estados Unidos.

1952 - Morre, em Lisboa, o general José Vicente de Freitas, presidente do Conselho de Ministros durante a ditadura militar resultante do Golpe de 28 de Maio de 1926.

1965 - A Índia invade o Paquistão Ocidental e bombardeia a cidade de Lahore.

1968 - Salazar é afastado do Governo, pela irreversibilidade das lesões neurológicas resultantes da queda, no forte de Santo António do Estoril. Marcello Caetano é indigitado presidente do Conselho de Ministros. Independência da Suazilândia.

1970 - Yasser Arafat é nomeado chefe das forças palestinianas.

1972 - Recomeçam os Jogos Olímpicos de Munique, depois do tributo aos 11 atletas israelitas mortos pelo comando Setembro Negro.

1974 - São celebrados os acordos de Lusaka entre a Frelimo e o Governo português.

1976 - A OLP é admitida na Liga Árabe.

1978 - Menachem Begin, de Israel, e Anwar Sadat, do Egipto, iniciam as conversações de paz em Camp David, EUA.

1983 - Ataque da polícia chilena à manifestação de protesto ao ditador Pinochet causa a morte de 11 pessoas, ferimentos em 25 e a detenção de 200.

1985 - O cineasta Manoel de Oliveira é distinguido com o Leão de Ouro especial do Festival de Cinema de Veneza. Amália Rodrigues recebe o grau de Comendador das Artes e das Letras de França.

1989 - A equipa do cirurgião Gentil Martins, separa, com êxito, duas gémeas siamesas bebés, ligadas pelo abdómen.

1991 - A URSS reconhece a independência das repúblicas bálticas, Estónia, Lituânia e Letónia. O nome da cidade de São Petersburgo é restaurado.

1992 - Álvaro Cunhal confirma, na festa do Avante, a passagem de testemunho a Carlos Carvalhas, na liderança do PCP. Morre o dramaturgo e produtor norte-americano Henry Ephron, 81 anos.

1997 - As películas "Parabéns", de João Pedro Rodrigues, e "Ossos", de Pedro Costa, são premiadas no Festival de Veneza.

1999 - A violência em Timor-Leste provoca a evacuação do primeiro contingente de funcionários das Nações Unidas, em Díli.

2002 - Mais de 123 mil doentes começam a ser distribuídos pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, no âmbito do Programa Especial de Combate às Listas de Espera (PECLEC).

2003 - A União Europeia inclui o Hamas na lista das organizações terroristas.

2004 - Morre Luís Nunes de Almeida, 58 anos, presidente do Tribunal Constitucional.

2006 - A lista do Eurocontrol revela a existência de três voos secretos da CIA entre os Açores e Guantanamo. George W.Bush reconhece, pela primeira vez, existirem prisões secretas da CIA fora dos EUA. O Pentágono impõe o cumprimento do artigo 3 da Convenção de Genebra aos militares norte-americanos, proibindo a tortura de prisioneiros.

2007 - Morre o tenor italiano Luciano Pavarotti, 71 anos, na sua casa, em Modena, Itália, após uma longa luta contra um cancro no pâncreas.




7

Independência do Brasil

1091 - Os invasores almorávidas ocupam Sevilha.

1533 - Nascimento de Isabel I (1533-1603), rainha de Inglaterra, no Palácio de Greenwich. Filha de Henrique VIII e de Ana Bolena, ascendeu ao trono em 1558, com 25 anos de idade, devido à morte sem descendência dos seus meios-irmãos mais velhos - Eduardo VI, filho do  casamento do pai com Jane Seymour, em 1553, e de Maria, filha de Catarina de Aragão, em 1558.

1540 - A vila de Faro é elevada a cidade pelo rei D. João III.

1701 - É assinado em Haia, na Holanda, o tratado que dará origem à coligação conhecida como a Grande Aliança. Esta aliança oporá a Grã-Bretanha, a Holanda e o Império alemão à França, devido à escolha de um príncipe francês para suceder na coroa espanhola, vaga pela morte de Carlos III. Portugal aderirá a esta aliança em 1703. 

1812 - Batalha de Borodino entre as forças invasoras comandadas pelo imperador francês Napoleão Bonaparte e o exército russo, que recua para Leste, permitindo a ocupação de Moscovo.

1813 - Utiliza-se pela primeira vez a expressão "Tio Sam" para designar os EUA.

1822 -O infante D. Pedro, filho do rei D. João VI, proclama a independência do Brasil, dando o «Grito do Ipiranga», junto ao rio do mesmo nome, nos arredores de São Paulo.

1848 - É abolida a servidão, na Áustria.

1867 - Nasce Camilo Pessanha, poeta simbolista, influência da geração de Orpheu, obra reunida em “Clepsidra” (1920).

1901 - A paz de Pequim põe termo à rebelião dos "boxers".

1930 - Nascimento do rei Balduíno da Bélgica. Ascenderá ao trono belga, muito novo, devido à abdicação forçada do pai, o rei Leopoldo III, em Julho de 1951.

1940 - II Guerra Mundial. Os alemães lançam o ataque aéreo contra Londres. A intensidade do raid tomou o nome de Blitz.

1953 - Nikita Khrushchev assume a liderança do Comité Central Partido Comunista da União Soviética.

1955 - No Peru, é concedido o direito de voto às mulheres.

1961 - Crise política no Brasil com a renúncia do presidente Jânio Quadros.

1974 - Assinatura dos Acordos de Lusaca, entre o Governo português e¨a Frelimo, para a independência de Moçambique em Junho de 1975.

1985 - A África do Sul, sob fortes pressões internacionais, anuncia a abolição da Lei de emigração que discrimina os não-brancos. Morre o professor Rodney Porter, 67 anos, Prémio Nobel da Medicina em 1972.

1986 - O bispo Desmond Tutu sobe a arcebispo da Cidade do Cabo. É o primeiro dirigente religioso negro para os dois milhões de anglicanos da África do Sul.

1988 - A Sojornal, proprietária do semanário Expresso, adquire o vespertino A Capital.

1992 - O presidente angolano, Eduardo dos Santos, e o dirigente da UNITA, Jonas Savimbi, chegam a acordo quanto à formação de um Governo de unidade nacional após as eleições.

1994 - As forças armadas dos EUA fecham o quartel-General em Berlim, terminando a presença militar na capital da Alemanha.

1999 - Xanana Gusmão, líder da resistência timorense, é libertado, ficando sob protecção da embaixada britânica em Jacarta. Primeira reunião do Parlamento alemão no edifício de origem, o Bundestag, em Berlim, destruído por Adolf Hitler, em 1933.

2001 - Estreia do filme de Manoel de Oliveira "Vou para Casa".

2002 - O Governo italiano fixa o dia 31 de Janeiro de 2004 como data-limite para início do processo de privatização da televisão pública RAI.

2003 - A passagem aérea de peões junto ao Palácio de Queluz, no IC19, desaba sobre dois automóveis, provocando quatro feridos. Morre o repórter fotográfico Luís d'Orey, 46 anos, do DN, antigo membro da equipa do Público.

2004 - Morre Beyers Naudé, 89 anos, sul-africano, um dos mais destacados opositores brancos ao antigo regime do "apartheid".

2005 - Investigadores portugueses lançam o sistema de interpretação de imagens de satélite dos oceanos, ampliando a análise das zonas costeiras e o controlo de qualidade da água. Primeiras eleições presidenciais no Egipto, em 24 anos, mantêm Hosni Mubarak no poder.

2006 - Entra em vigor a última Lei do Arrendamento Urbano. Aprovação da proposta de Código do Processo Penal e do modelo do novo Cartão de Cidadão.

2008 - O governo norte-americano assume o controlo das sociedades de crédito imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac, que se encontram à beira da falência, devido à crise do 'subprime'


8

Dia Mundial da Alfabetização

1545 - Uma expedição espanhola chega a Florida, fundando o primeiro povoado europeu na América do Norte.

1636 - É fundada a Universidade de Harvard, nos EUA.

1841 - Nasce, na Boémia, o compositor checo Anton Dvorak.

1847 - Começa a guerra entre os EUA e o México.

1855 - Termina a guerra da Crimeia.

1883 - É concluída a linha de caminho-de-ferro que atravessa os EUA de costa a costa, a Northern Pacific Railroad.

1895 - Uma coluna militar portuguesa derrota uma força de índigenas no Combate de Magul, durante a «Campanha de 95» em Moçambique, de pacificação das revoltas de negros começadas em 1894, com um ataque a Lourenço Marques.

1918 - Grande Guerra 1914-18. Começam a ser distribuídas, em Portugal, as senhas de racionamento e cartas de consumo.

1926 - A Alemanha é admitida na Liga das Nações.

1928 - A FIFA decide que o primeiro mundial de futebol se realize no Uruguai, em 1933.

1936 - Revolta dos Marinheiros. Levantamento da Organização Revolucionária da Armada, organização militar clandestina afecta ao PCP, contra a ditadura de Oliveira Salazar.

1941 - O exército alemão começa o cerco à cidade de Leningrado, na Rússia. O Cerco dos 900 Dias, que só acabará em Janeiro de 1944, fará cerca de um milhão de vítimas civis.

1944 - A primeira bomba foguete alemã - uma V-2 - cai em Londres.

1949 - Morre o compositor alemão Richard Strauss, autor de "O Cavaleiro da Rosa" e "Elektra".

1951 - II Guerra Mundial. O Japão assina o Tratado de Paz com 48 nações.

1952 - É publicado "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway.

1964 - Malta tornou-se independente da Grã-Bretanha. Conquistada à Ordem de Malta por Napoleão Bonaparte em 12 de Junho de 1798, quando da expedição francesa ao Egipto, tinha sido tomada por forças britânicas em 1800.

1972 - Israel lança vários ataques contra bases e instalações da OLP, em retaliação pela morte dos 11 atletas olímpicos, em Munique.

1974 - O presidente dos EUA, Gerald Ford, indulta Richard Nixon dos delitos cometidos durante o mandato.

1982 - Unificação dos três principais ramos da Igreja Luterana.

1995 - Terminam, em Lisboa, as negociações luso-espanholas sobre a partilha da água dos rios ibéricos.

1999 - Os funcionários da ONU adiam por 24 horas a partida de Díli, continuando a albergar cerca de 2500 refugiados timorenses.

2000 - 146 nações comprometem-se a lutar contra a guerra e a pobreza, no encerramento da Cimeira do Milénio da ONU, em Nova Iorque. O buraco na camada de ozono atinge os 28,3 milhões de quilómetros quadrados.

2001 - Morre o artista italiano Antonio Pagotto, 80 anos, criador de Calimero.

2002 - Morre o brigadeiro-general Pereira Guerreiro, 55 anos, chefe dos observadores militares da ONU em Timor-Leste.

2003 - O presidente do Parlamento palestiniano Ahmad Qorei aceita o cargo de primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestiniana. Morre Leni Riefensthal, 101 anos, actriz e cineasta, realizadora dos documentários de propaganda nazi "O Triunfo da Vontade" e "Os Deuses do Estádio".

2004 - A cápsula da sonda Génesis despenha-se no deserto do Utah, EUA, no regresso a Terra com partículas recolhidas no "vento solar".

2005 - A Comissão Europeia atribui 356 milhões de euros a estudos da rede transeuropeia de transportes, dedicando 13 milhões ao projecto de instalação do TGV em Portugal. Começa a implosão das torres do antigo complexo turístico da Torralta, em Tróia. O presidente ucraniano Viktor Iuchtchenko demite o Governo, para controlo da crise política, resultante de acusações de corrupção.

2006 - PS e PSD assinam o acordo para a reforma da justiça.

2008 - Morre o compositor e produtor Hector Zazou, que colaborou, entre outros, com Björk e Peter Gabriel.




9

1438 - O rei D. Duarte (1391-1438) morre em Tomar. O seu filho sobe ao trono com o nome de Afonso V.

1776 - O Congresso Continental norte-americano aprova a designação Estados Unidos da América.

1828 - Nasce o escritor russo Leon Tolstoi, autor de "Anna Karenina" e "Guerra e Paz".

1829 - Aparece em Londres o primeiro número do Chaveco Liberal, periódico fundado pelos refugiados portugueses Almeida Garrett e Ferreira Borges.

1836 - Com a chegada a Lisboa dos deputados do Porto, liderados pelos irmãos Passos, opositores da Carta Constitucional, e do seu método eleitoral - censitário, indirecto e por isso muito restritivo -, tem início a Revolução de Setembro.

1867 - Independência do Luxemburgo.

1901 - Morre o pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec.

1908 - Nasce o escritor italiano Cesare Pavese, autor de "O Camarada" e "Noites de Festa".

1944 - Sobe ao poder o Partido Comunista da Bulgária, com o apoio do exército da URSS.

1948 - Com a retirada das forças militares soviéticas do norte da Coreia, ocupada no fim da Segunda Guerra Mundial, a República Popular da Coreia é proclamada, tendo Pyongyang como capital.

1956 - Primeira aparição televisiva do norte-americano Elvis Presley, no Ed Sullivan Show.

1962 - Morre o escritor alemão Hermann Hesse, autor de “O Jogo das Contas de Vidro” e “O Lobo das Estepes”.

1964 - Paulo VI assina a encíclica "Ecclesiam Suam", a primeira do pontificado.

1969 - Morre o cientista britânico Cecil Frank Powell, Nobel da Física de 1950.

1971 - Motim da prisão de Attica, em Nova Iorque, pela melhoria das condições de encarceramento, causa nove mortos entre os 39 reféns.

1973 - 25 de Abril. Reunião clandestina de 136 oficiais portugueses, no Monte Sobral, Alcáçovas, marca o início do Movimento das Forças Armadas. Guerra Colonial. A Assembleia-geral da ONU aprova a Resolução 3061 que declara ilegal a presença de tropas portuguesas nos territórios da Guiné, Angola e Moçambique.

1976 - Morre o presidente do Partido Comunista da China Mao Tse-Tung, 81 anos.

1982 - Entra em vigor o novo Código Penal.

1985 - O incêndio na serra de Lumiares, em Viseu, causa a morte a 14 bombeiros voluntários de Armamar.

1986 - Começa, em Pequim, a segunda fase das conversações luso-chinesas sobre o futuro de Macau. É encontrado morto, nos arredores de Santiago do Chile, o jornalista José Carrasco, dois dias depois de ter sido preso pela polícia política de Pinochet.

1994 - O escritor espanhol Camilo José Cela é condecorado pela Unesco com a Medalha de Ouro Picasso.

1996 - O chefe militar da Unita, general Ben Ben, e outros quatro oficiais de Jonas Savimbi, chegam a Luanda para integrarem as Forças Armadas de Angola. A Croácia e a Jugoslávia estabelecem relações diplomáticas, depois de cinco anos de guerra.

1999 - As forças da UNAMET retiram de Díli, com o grupo de observadores portugueses, perante a violência das milícias em Timor-Leste.

2002 - Osama bin Laden reivindica os atentados de 11 de Setembro de 2001.

2003 - O engenheiro português Joaquim Sarmento recebe o Prémio Europeu Leonardo da Vinci, a distinção da Sociedade Europeia de Engenharia. Morre o investigador Edward Teller 99 anos, membro da equipa que desenhou a bomba atómica.

2004 - Atentado no centro de Jacarta, Indonésia, atribuído à Al-Qaida, causa a morte de dez pessoas e cerca de 200 feridos. Agustina Bessa-Luís recebe o Prémio Camões. Morre Frank Thomas, 92 anos, animador dos estúdios Walt Disney, criador de "Bambi".

2005 - Colisão entre três comboios na linha número um do metropolitano de Valência, Espanha, causa 40 feridos.

2007 - Pela primeira vez na história do Estado judaico, a polícia israelita deteve um bando neonazi de jovens imigrantes da ex-União Soviética, acusados de ataques a dezenas de pessoas e de pintarem suásticas em sinagogas

2008 - Os cientistas Jeremy Nathans e King-Wai, da Universidade norte-americana Johns Hopkins, recebem o primeiro prémio António Champalimaud de Visão 2008, por terem conseguido "descobertas fundamentais nos mecanismos de funcionamento da visão"




10

1526 - As forças do Sultão Suleimão I da Turquia capturam a cidade de Buda.

1740 - Nascimento do poeta Nicolau Tolentino (1740-1811). Um poeta pouco estudado porque muito difícil de enquadrar, com uma poesia essencialmente narrativa, que descreve factos e situações, de preferência a «senti-los».

1756 - É criada a Região Demarcada do Douro.

1765 - A liberdade do comércio com todos os domínios é estabelecida em Portugal.

1722 - É criado o Subsídio Literário, para pagamento aos “mestres de ler e escrever, de solfa e gramática”, no reinado de D. João V.

1823 - Simão Bolívar é nomeado presidente do Peru.

1836 - Vitória Setembrista. A Constituição de 1822 é restabelecida, formando-se um novo governo presidido pelo conde de Linhares, com Passos Manuel, Sá Nogueira e Vieira de Castro.

1844 - Termina a guerra francesa em Marrocos, com a assinatura do Tratado de Tânger.

1846 - É patenteada a máquina de costura Elias Howe.

1898 - A imperatriz Sissi é assassinada.

1911 - Reconhecimento conjunto da República Portuguesa pelas grandes potências europeias, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália e Áustria, na sequência da acção diplomática de Manuel Teixeira-Gomes, embaixador em Londres.

1919 - Assinatura do Tratado de Saint-German pelos aliados, após a derrota da Alemanha na Grande Guerra 1914-18, que põe termo ao domínio Habsburgo.

1928 - A Argentina nacionaliza a indústria petrolífera.

1939 - II Guerra Mundial. O Canadá declara guerra à Alemanha.

1943 - As tropas aliadas libertam Roma da ocupação alemã, no decurso da campanha de Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

1967 - Os eleitores de Gibraltar manifestam-se a favor da ligação ao Reino Unido.

1974 - Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau.

1979 - Morre Agostinho Neto, primeiro presidente da República Popular de Angola.

1981 - Regressa a Espanha o quadro Guernica, de Pablo Picasso, depois do “exílio” em Nova Iorque, durante a ditadura de Francisco Franco.

1982 - O contingente de "marines" norte-americanos, enviado para o Líbano, deixa Beirute, após a retirada palestiniana.

1988 - A Jugoslávia assume a presidência do Movimento dos Não-alinhados.

1989 - A Hungria abre a fronteira com a Áustria, permitindo a passagem de seis mil refugiados da RDA para o Ocidente.

1992 - O primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin declara, pela primeira vez, que Israel está disposto a negociar territórios com a Síria, em troca de um acordo de paz.

1993 - Morre José de Azeredo Perdigão, 96 anos, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

1996 - A Assembleia-geral da ONU aprova o Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares.

1998 - O realizador norte-americano Steven Spielberg recebe a Medalha de Mérito Alemão.

1999 - O bispo de Díli, Ximenes Belo, chega a Lisboa.

2001 - Morre, num atentado, Ahmed Shah Massud, líder da oposição armada aos talibãs.

2002 - A Suiça torna-se no 190º Estado-membro das Nações Unidas, na abertura da 57ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.

2003 - A ministra sueca dos Negócios Estrangeiros Anna Lindh é esfaqueada, num centro comercial de Oslo.

2004 - É aprovado o contrato entre o Estado português e o consórcio Tyco para a instalação de uma fábrica de componentes de automóvel, em Évora. Manoel de Oliveira recebe o leão de Ouro de Carreira do Festival de Veneza. O filme “O Quinto Império” é apresentado extra-concurso.

2005 - Morre Clarence "Gatemouth" Brown, 81 anos, guitarrista norte-americano, músico de blues.

2006 - O Jardim Botânico em Lisboa abre, por um dia, o primeiro borbelatário da Europa. A abertura definitiva verificar-se-á em Novembro.

2007 - O novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, que consagra a possibilidade de universidades e politécnicos se tornarem fundações públicas de direito privado, é publicado em Diário da República

2008 - Entra em funcionamento o acelerador gigante de partículas LCH do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), o mais potente do mundo, para parar poucas horas depois.


11

1823 - Morte de Hipólito José da Costa (1774-1823), em Londres. Fundou o Correio Braziliense, em 1808, um dos jornais que se publicaram na capital inglesa, por motivo das Invasões Francesas, e que se tornaram um dos meios mais eficazes de propaganda dos ideais liberais, tanto em Portugal como no Brasil.

1860 - O pirata William Walker, que com os seus sequazes se tinha apoderado da Nicarágua em 1855, é fusilado.

1885 - Nasce o escritor inglês D. H. Lawrence, autor de "O Amante de Lady Chaterley".

1891 - Suicídio do poeta Antero de Quental.

1903 - Nasce Thomas Adorno, filósofo da Escola de Frankfurt, autor de "Sobre a Música" e "Teoria Estética".

1914 - Grande Guerra 1914-18. Seguem para África as primeiras forças expedicionárias portuguesas.

1930 - Erupção do vulcão Stromboli.

1942 - Morre Bento Gonçalves, 40 anos, secretário-geral do PCP, no campo de concentração do Tarrafal, Cabo Verde, depois de sete anos de prisão.

1944 - II Guerra Mundial. Holanda é libertada pelas forças aliadas.

1952 - Início da revolta Mau Mau, no Quénia, contra a adminsitração britânica.

1962 - Primeira gravação oficial dos Beatles, com a versão de "Love me do", integrada no álbum “Please Please me”.

1973 - O presidente do Chile, Salvador Allende, é deposto por um golpe militar e Augusto Pinochet assume o poder. A ditadura estender-se-á por duas décadas e conduzirá à morte de dezenas de milhar de pessoas.

1975 - Manifestação dos SUV, Soldados Unidos Vencerão, no Porto.

1985 - Choque frontal de dois comboios em Alcafache, perto de Mangualde. Morrem 37 pessoas e mais de 170 ficam feridas.

1989 - A Checoslováquia abre a fronteira com a Hungria, deixando passar perto de 16.000 alemães de Leste que esperam seguir para Ocidente.

1991 - Morre o cineasta e poeta português António Reis, 64 anos, realizador de "Jaime", "Ana" e "Rosa de Areia".

1996 - É criada a Comissão Nacional para o Combate ao Trabalho Infantil.

1997 - A Escócia vota pelo restabelecimento do seu próprio Parlamento, após 290 anos de união com a Inglaterra.

1999 - Inauguração da Casa do Artista. A APOIARTE / Casa do Artista é fundada pelos actores Armando Cortez e Raul Solnado, tem estatuto de instituição particular de solidariedade social e presta serviços aos artistas idosos. Para além do Lar de Terceira Idade, inclui o Teatro Armando Cortez, a Galeria para exposições, a Fisioterapia e o Centro de Formação. Abrange as Artes Cénicas, Cinema, Rádio e Televisão.

2001 - Ataque aos EUA. Dois aviões de passageiros embatem, com alguns minutos de intervalo (08:46 e 09:04), nas duas torres do World Trade Center, em Nova Iorque. Morrem perto de 2.900 pessoas. Dois outros aparelhos despenham-se sobre o Pentágono e num descampado na Pensilvânia.

2003 - O Governo português aprova os diplomas que estruturam a reforma da Administração Pública.

2004 - Morre Irene Velez, 90 anos, actriz dramática, popularizada pelos programas de rádio "Companheiros da Alegria" e "Zéquinha e Lelé", com Vasco Santana.

2005 - Israel decreta o fim da administração militar na Faixa de Gaza, pondo fim à ocupação de 38 anos.

2006 - Portugal e Brasil criam o Prémio de Dramaturgia António José da Silva para novos dramaturgos de língua portuguesa.

2008 - O Governo aprova os contratos de investimento da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) em Évora, que estão avaliados em 170 milhões de euros e que projectam a criação de 570 postos de trabalho. A participação financeira do Estado Português pode atingir 75 milhões de euros, além de incentivos fiscais.


12

1297. Assinatura do Tratado de Alcanizes, entre os reis D. Diniz de Portugal e Fernando IV de Castela. Os limites geográficos de Portugal são fixados definitivamente. Das povoações incluídas naquele tratado Portugal só não detêm actualmente São Félix de Galegos, perdida em 1640, e Olivença, perdida em 1801.

1383. Criação dos Quadrilheiros por D. Fernando. É a institucionalização da obrigação dos proprietários dos concelhos participarem na manutenção da ordem nos burgos medievais.

1703. O arquiduque Carlos de Habsburgo, o candidato apoiado por Portugal, é proclamado Rei de Espanha durante a Guerra da Sucessão de Espanha.

1871. O romancista Júlio Diniz (1838-1871), pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, morre no Porto. Escreveu Uma Família Inglesa, A Morgadinha dos Canaviais e os Fidalgos da Casa Mourisca.

1913. Nascimento do atleta norte-americano Jesse Owens (1913-1980), em Oakville, Alabama, nos Estados Unidos da América. Ganhou quatro medalhas de ouro em provas de Atletismo nos Jogos Olímpicos de Berlim, realizados em 1936, derrotando atletas considerados racialmente superiores pelo poder nazi, na altura no poder na Alemanha.

1924. Nascimento de Amílcar Cabral (1924-1973), em Bafatá, na Guiné-Bissau. Foi um dos fundadores do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e de Cabo-Verde).

1943. Mussolini, preso pelas autoridades italianas após a queda do regime fascista, é libertado por um grupo de pára-quedistas das SS, comandadas por Otto Skorzensky.

1953. Nikita Krushchev foi eleito primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista da URSS. Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, considerará esta época, que deu início à desestalinização na União Soviética, como representando um desvio de direita do movimento comunista internacional.

1974. Hailé Selassie, Imperador da Etiópia, foi deposto por um golpe militar.

1990. Assinatura de um tratado, entre as duas repúblicas alemãs e os países vencedores da Segunda Guerra Mundial, que aceita a restauração da plena soberania de uma Alemanha reunificada.


13

1788. O Congresso dos Estados Unidos da América, criado devido à aprovação da Constituição, escolheu Nova Iorque como capital federal.

1791. Luís XVI sanciona a primeira Constituição francesa.

1821. A Assembleia de Guatemala declara a independência da América Central.

1941. O exército italiano invade o Egipto, ocupado por forças britânicas, começando a sua ofensiva no Norte de África.


14

1321. No seu exílio em Ravena, morre Dante Aligheri, fundador da literatura italiana.

1521. Henrique VIII de Inglaterra dedica ao Papa a sua obra Assertio septem saccramentorum contra Lutero e recebe do pontífice o título de Fefensor da Fé.

1741. George Frederick Handel, compositor alemão, termina a cantata O Messias, após ter trabalhado nela 23 dias seguidos.

1812. O exército francês comandado por Napoleão Bonaparte, entrou em Moscovo. A cidade abandonada pela população foi pasto de um incêndio que a tornou inabitável durante o Inverno que se aproximava, obrigando o Imperador francês a abandoná-la.

1923. Miguel Primo de Rivera toma o poder em Espanha, estabelecendo um regime ditatorial.

1927. Morte da bailarina norte-americana Isadora Duncan (1878-1927), em Nice, França. Morreu estrangulada, quando o seu longo cachecol se enrolou numa das rodas do carro em que seguia.

1930. O Partido Nacional-Sindicalista torna-se o segundo maior partido alemão, mostrando que  a sua chamada ao poder estava para breve. O que acontecerá em Janeiro de 1933.

1960. A OPEC (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) foi criada em Bagdad.

1982. Grace Kelly (1929-1982), princesa do Mónaco e antiga actriz de cinema, morreu devido a um acidente de automóvel. Tinha casado com o príncipe Rainier III em 1956.


15

1765. Nascimento do poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805), em Setúbal.

1789. Nascimento do escritor americano James Fenimore Cooper (1789-1851), em Burlington, New Jersey. O seu livro mais conhecido é O Último dos Moicanos.

1890. Nascimento da escritora inglesa Agatha Christie (1890-1976), em Torquay. Escreveu mais de 100 livros entre policiais, peças, poesia e ensaio.

1916. Primeira utilização de carros blindados (tanques) em combate, durante a Batalha do Somme, no decorrer da Primeira Guerra Mundial. 

1935. Aprovação das Leis de Nuremberga, que retiram aos Judeus a cidadania alemã, e proíbem o seu casamento com outros alemães não judeus.


16

Dia Mundial da Preservação da Camada de Ozono

1620. 102 colonos ingleses partem  no navio Mayflower para a América. Chegarão em 21 de Novembro a Provincetown, no Massachusetts, e desembarcarão em 26 de Dezembro em Plymouth.

1793. Embarque em Lisboa para a Catalunha, da Divisão Auxiliar à Coroa Espanhola que participará na Campanha do Rossilhão, de 1793 a 1795.

1810. Começo da luta pela independência mexicana, em Dolores Hidalgo, quando o padre Miguel Hidalgo y Costilla exorta os índios a «reconquistar as terras que os espanhóis roubaram aos pais».

1837. Nascimento de D. Pedro V (1837-1861), rei em 1853, com 16 anos, governará pessoalmente a partir de 1855, quando completou 18 anos.

1900. Primeiro número de O Mundo, jornal diário republicano, que será o porta-voz da facção de Afonso Costa. A actual Rua da Misericórdia, em Lisboa, teve por um tempo o seu nome.

1908. A General Motors é fundada por William Durant, em Flint, Michigan, nos Estados Unidos da América.

1976. A Igreja Episcopal (anglicana) dos Estados Unidos da América aprova a ordenação de mulheres, como padres e bispos.

1982. Começo do massacre de refugiados palestinianos nos campos de Sabra e Shatila, em Beirute ocidental, por milícias cristãs libanesas (os Falangistas). O exército israelita no local não interveio, levando à demissão do ministro da defesa, após a realização de um inquérito à sua actuação.


17

1480. Estabelecimento do Tribunal da Inquisição em Espanha, a pedido dos Reis Católicos.

1665. Morte de Filipe IV de Espanha, III de Portugal.

1787. A Constituição dos Estados Unidos da América, que criou um poder central forte, é aprovada por um número de estados suficiente, na Convenção Constitucional reunida em Filadélfia.

1939. De acordo com o pacto estabelecido com a Alemanha nazi, o Exército Soviético invade a Polónia oriental.


18

1499. Vasco da Gama desembarca em Lisboa, após ter realizado a viagem à Índia, sendo recebido pelo rei D. Manuel e toda a Corte.

1810. O Chile proclama a sua independência da Espanha

1851. Primeiro número do New York Times.

1865. O Palácio de Cristal é inaugurado, no Porto.

1905. Nascimento da actriz sueca Greta Garbo (1905-1990), em Estocolmo. O seu nome de baptismo era Greta Lovisa Gustafsson, e o seu filme mais conhecido é Gilda.

1981. É abolida em França a execução por meio da guilhotina.


19

Dia do Teatro

1571. Carta de doação a favor de Paulo Dias de Novais da capitania de Ngola, que dará origem à fundação da cidade de São Paulo de Luanda, em 1576.

1761. O transporte de escravos para Portugal, é proibido; assim como o tráfico de escravos no país.

1893. A Nova Zelândia é o primeiro país a permitir o voto das mulheres em eleições.

1911. Nascimento do escritor inglês William Golding (1911-1993), na Cornualha. Prémio Nobel da Literatura em 1983, é conhecido sobretudo pelo seu livro O Senhor das Moscas (Lord of the Flies).

1916. Travessia do Rovuma pela força expedicionária portuguesa a Moçambique, no decorrer da Primeira Guerra Mundial. A  África Oriental Alemã é invadida.

1928. Apresentação do primeiro filme animado de Walt Disney, Steamboat Willie.


20

1870. Aproveitando a guerra franco-prussiana, e a saída das tropas francesas que protegiam os Estados do Papa, o exército italiano ocupa Roma, terminando com o poder temporal do Papa.

1973. Realiza-se em Houston, no Texas (Estados Unidos da América) o jogo de ténis entre Billie Jean King e Bobby Riggs, que ficará conhecido como a «Batalha dos Sexos». A tenista, defensora dos direitos das mulheres, derrota facilmente o auto-proclamado chauvinista em três jogos.

1979. Em Portugal, as mulheres passam a ter garantia legal de igualdade de oportunidades e de tratamento no trabalho e no emprego. 


21

Dia Internacional da Paz

Dia da Árvore


1761.
É queimado no Rossio o padre jesuíta Gabriel Malagrida, denunciado pelo marquês de Pombal de falso profeta e impostor. É o último auto-de-fé com condenação à morte realizado em Lisboa.

1831. O Papa reconhece D. Miguel como rei de Portugal.

1911. Nascimento do actor Francisco Lopes Ribeiro, «Ribeirinho» (1911-...), em Lisboa. 


22

1792. Proclamação da República francesa, após a vitória de Valmy, e os massacres de milhares de mulheres, crianças e velhos, aristocratas, presos nas prisões parisienses, reféns do poder revolucionário. 

1828. Shaka, chefe dos Zulus, e fundador do Império dos Zulus, no sul da África, é assassinado pelos seus dois meios-irmãos.

1862. Proclamação da Emancipação por Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos da América, declarando a liberdade de todos os escravos existentes nos Estados Unidos da América a partir de 1 de Janeiro de 1863.

1862. Otto von Bismarck é nomeado primeiro ministro da Prússia. Será o principal responsável pela criação do Império Alemão, proclamado em Versalhes, em 1871

1942. Aparecimento nas bancas do primeiro número do jornal «Diário Popular».

1976. Portugal é admitido no Conselho da Europa.


23

Início da primavera (Brasil)

1803. Batalha de Assaye, na Índia. Vitória das tropas britânicas, comandadas por Arthur Wellesley, futuro duque de Wellington, contra as forças da confederação dos Maratas.

1822.  Promulgação da primeira Constituição Portuguesa.

1848. Começo da produção da pastilha elástica, nos Estados Unidos da América, com fins comerciais.

1991. A Arménia declara a independência da União Soviética. 

1890. Nascimento do marechal alemão Friederich von Paulus (1890-1957), em Breitenau. Oficial de Estado-Maior, foi escolhido para comandar o 6.º Exército alemão, em 1942, com o objectivo de conquistar a cidade de Estalingrado. Quase o conseguiu, mas as suas forças foram cercadas rendendo-se em 31 de Janeiro de 1943, no dia em que Hitler o promoveu a marechal.


24

1730. Grande incêndio no Porto.

1731. O papa concede, como era exigido pela corte de Lisboa, o cardinalato ao antigo núncio, monsenhor Bichi. As razões do corte de relações com a Santa Sé, acontecido em 1728, deixam de existir.

1810. Começam as sessões das Cortes de Cádis, na Ilha de León.

1834. Morte de D. Pedro (1798-1834), 4.º rei do nome em Portugal e 1.º Imperador do Brasil. No Palácio de Queluz, no mesmo quarto onde tinha nascido, o de D. Quixote.

1850. A hierarquia católica em Inglaterra é restabelecida por determinação do Papa Pio IX..

1896. Nascimento do escritor americano F. Scott Fitzgerald (1896-1940), em Saint Paul, Minnesota. Os seus livros mais conhecidos são O Grande Gatsby e Terna é a Noite.

1980. Começo da guerra entre o Iraque e o Irão, quando tropas iraquianos atravessaram a fronteira e destruíram a maior refinaria do mundo, em Abadan.


25

1513. O explorador espanhol Vasco Nunez de Balboa avistou o Oceano Pacífico pela primeira vez, quando atravessava o Istmo do Panamá.

1789. As primeiras dez emendas à Constituição dos Estados Unidos da América são aprovados, incluindo aqueles que constituem a Bill of Rights.

1864. Fundação em Londres da Associação Internacioanal de Trabalhadores.

1919. Quionga, povoação no Norte de Moçambique, ocupada pelos alemães em finais do século XIX, é restituída a Portugal por decisão do Conselho Supremo das Potências Aliadas e Associadas.

1933. Criação do Secretariado da Propaganda Nacional. António Ferro, antigo jornalista do Diário de Notícias, é nomeado para o dirigir. Mais tarde, o nome mudará para SNI (Secretariado Nacional de Informação).

1993. O primeiro satélite português, o Posat I foi lançado na Guiana Francesa por intermédio de um foguetão Arianne.


26

1687. O exército veneziano, tendo invadido a Grécia, e tentando conquistar Atenas, atacou a fortaleza turca construída na Acrópole, danificando seriamente o Parthenon

1795. Nascimento de Bernardo de Sá Nogueira (1795-1876), em Santarém. Oficial de cavalaria durante as Invasões Francesas, perderá um braço no combate do Alto da Bandeira, durante o Cerco do Porto, no decurso da Guerra Civil de 1832-1834. Será nomeado sucessivamente visconde, conde e marquês de Sá da Bandeira, alcunha por que era conhecido desde o seu ferimento.

1968. O presidente da República anuncia oficialmente a nomeação de Marcelo Caetano para o cargo de Presidente do Conselho de Ministros, em substituição de António de Oliveira Salazar.

1960. O primeiro debate entre candidatos à presidência dos Estados Unidos televisionado, pôs frente-a-frente John Kennedy e Richard Nixon. Quem viu o debate pela televisão achou que o fotogénico Kennedy tinha ganho; os que ouviram o debate pela rádio acharam que foi Nixon o ganhador. Nixon recusou-se a usar maquilhagem, fazendo-o aparecer esgazeado na televisão.

1984. O governo britânico aceitou o regresso de Hong-Kong à soberania Chinesa em 1997.


27

1540. O Papa Paulo III aprova a constituição da Companhia de Jesus.

1810. Batalha do Buçaco entre o exército aliado, formado sobretudo por contingentes britânicos e portugueses, comandado por Wellington, e o exército francês comandado pelo marechal do Império Massena.

1825. Apresentação da primeira locomotiva para um comboio de passageiros, por George Stephenson.

1939. Varsóvia, capital da Polónia, rende-se ao exército alemão, após 19 dias de resistência.


28

1066. Guilherme, duque da Normandia, desembarca em Pevensey, no sul da Inglaterra, começando assim a conquista normanda do reino Saxão.

1542. João Rodrigues Cabrilho, navegador português ao serviço da Espanha, descobre a Califórnia ao encontrar a Baía de San Diego.

1863. Nascimento do rei D. Carlos I (1863-1908). Rei em 1889, morreu assassinado no Terreiro do Paço, vítima do movimento republicano que desejava o derrube da monarquia por meios violentos.

1864. No seguimento da reunião da Associação Internacional de Trabalhadores, Karl Marx organiza a Primeira Internacional, que dará corpo à criação dos Partidos Sociais-Democratas e Socialistas em todo o mundo.

1865. Inauguração, em Lisboa, do Teatro do Príncipe Real, mais tarde Teatro Apolo.

1939. Rendição de Varsóvia, capital da Polónia, no começo da Segunda Guerra Mundial. O Tratado Russo-Alemão de Delimitação divide a Polónia. A Lituânia passa para a zona de influência soviética, em troca de alguns territórios polacos, já ocupados.

1974. Levantam-se por todo o país barricadas contra a manifestação da Maioria Silenciosa, organizada para apoiar o presidente da República, general Spínola.

1978. O papa João Paulo I morre em Roma. Foi papa por 33 dias. Sucedeu-lhe João Paulo II.

1995. O primeiro ministro israelita e o presidente da OLP (Organização de Libertação da Palestina) assinam um acordo na Casa Branca, que permite a criação de governo para administrar a maior parte da Margem Ocidental do Jordão, ocupada desde a Guerra dos Seis Dias de 1967.


29

1801. Tratado de paz entre Portugal e a República francesa, assinado em Madrid, em consequência da «Guerra das Laranjas», pelo qual Portugal se obriga a fechar os portos aos britânicos.

1829. Os Bobbies, os célebres polícias londrinos, aparecem em público. Criados por meio de uma lei proposta pelo Ministro do Interior britânico, Sir Robert Peel, devem a sua alcunha ao diminutivo do nome do ministro - Bob. 

1941. 33.771 Judeus são mortos durante o massacre de Babi Yar, perto de Kiev, na Ucrânia, no começo da invasão alemã da União Soviética.

1992. Primeiras eleições em Angola cujos resultados não são aceites pela UNITA.


30

1791. Estreia da ópera A Flauta Mágica de Mozart, em Viena.

1808. Com o fim do domínio francês em Portugal, o exército português é restabelecido oficialmente, por meio de um Edital onde se informa os oficiais, sargentos e soldados dos locais onde se estão a reorganizar os antigos corpos.

1938. O primeiro ministro britânico, Neville Chamberlain, regressou a Londres, vindo de Munique, onde tinha assinado o Pacto de Munique, que entraga à Alemanha nazi zonas importantes da Checoslováquia, declarando que haverá «paz no nosso tempo».

1949. A Ponte Aérea de Berlim termina, tendo realizado 227.264 voos que levaram mais de 2 milhões de toneladas de produtos essenciais à população de Berlim Ocidental, bloqueada pelos soviéticos.

1955.O actor norte-americano James Dean (1931-1955) morreu num acidente de automóvel, na Califórnia. Só participou em três filmes importantes, mas a sua influência como actor manteve-se após a sua morte.

1966. Albert Speer, arquitecto de Hitler, e ministro alemão dos armamentos no fim da Segunda Guerra Mundial foi libertado após ter servido 20 anos de prisão.

1924. Nascimento do escritor norte-americano Truman Capote (1924-1984), em Nova Orleãs, no estado do Alabama. O seu nome de baptismo era Truman Streckfus Persons, tendo adoptado o apelido do padrasto. Conhecido sobretudo pelos seus livros Pequeno Almoço no Tiffany e A Sangue Frio.

1974. Tomada de posse  do 3.º Governo Provisório, chefiado por Vasco Gonçalves.



sa specials

titulo

internet
Google
Bing

Yahoo
Gmail
Hotmail
Skype
Google Talk

eBuddy Download.com
informação
Wikipedia
Conhecer a Crise
Internet Segura
Estradas
Mais Gasolina
Radares
Câmbios
Conversor

Farmácias
notícias
Público
J.Notícias
Expresso
iOnline
The Economist
Dinheiro
Vivo

M&Publicidade
Mashable
Engadget

BLITZ
Relvado
utilidades
G. Docs
Priberan
Dicionários

G.Tradutor
Código Postal
Pág.Amarelas
Google Maps
Pixlr
We Transfer

Dropbox
MBDox
serviços
Seg. Social
P. Finanças
P. Cidadão
P. Empresa

Empresa H.

I. Emprego
Eures

P. Juventude

Porta 65

Saúde 24

P. Escolas
sociedade
Voluntariado
Banco Alimentar
Cartão Solidário
Presentes
Fundação do Gil

Projecto TIO

Car Pool

Por 5 Euros
Deco Proteste
P. Consumidor
Encontra-me
comunidade
Facebook
Twitter

Linkedin
Universia

Behance
Tumblr

Pinterest

Picasa
Flickr
Olhares
Coleccionistas
lazer
Guimarães 2012
You Tube
Grooveshark
Timeout
Cartaz Cinema

TicketLine
Vodafone.fm
Cotonete

Just For Fun

Anti-stress


Arquivos dos jornais | Ficha Técnica | Contactos| Comentários | Efemérides | Ligações Utéis | Fundo de Ecrã | Jogos em Linha


A Voz de Portugal é o mais antigo semanário de língua portuguesa no Canadá
Fundado no dia 25 de Abril de 1961, em Montreal, Quebeque, Canadá.
4231-B Boul. St-Laurent, Montreal (Quebeque) Canadá H2W 1Z4
Tel.: (514) 284-1813 - Fax: (514) 284-6150