00
00
top
menu down




00


 
Titulo


Efemérides do mês de Dezembro

Dia

Aniversariantes/Comemorações

1

Dia Mundial da SIDA

Dia do Imigrante

1640.
Restauração de uma dinastia nacional em Portugal. Após 60 anos de domínio dos Habsburgo, de origem alemã, família real de Espanha e onde normalmente se escolhiam os imperadores alemães, Portugal volta a ter como família real uma casa aristocrática nacional, e um rei vivendo permanentemente no País. D. João,  duque de Bragança, sobiu ao trono como D. João IV.

1822.  D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil.

1868.  Foi publicado o primeiro número de «O Primeiro de Janeiro», jornal diário do Porto.

1918. A Islândia declarou-se independente após aprovação do Parlamento dinamarquês .

-1919. Lady Nancy Astor tornou-se a primeira mulher a pertencer à Câmara dos Comuns britânica.

1925.  Assinatura dos Tratados de Locarno, em que a França, a Bélgica e a Alemanha se garantiram mutuamente a paz e a manutenção das fronteiras na Europa. Os termos dos tratados foram garantidos pela Grã-Bretanha e pela Itália.

1942.  O Relatório Beveridge foi publicado, prevendo a criação na Grã-Bretanha de um sistema de segurança social após a conclusão da guerra, e em que toda a população teria direito a seguros de saúde e de emprego.

1954. O Estádio da Luz, do Sport Lisboa e Benfica, foi inaugurado em Lisboa.

1988. Benazir Bhutto foi nomeada para formar governo, tornando-se primeira ministra do Paquistão, e a primeira mulher a governar um país muçulmano.

1989. Gorbachev visitou o Vaticano, encontrando-se com o Papa, acabando com a política ateísta da União Soviética.


   
2 Dia da Astronomia

1804. Napoleão Bonaparte foi coroado Imperador, na Igreja de Notre Dame de Paris.

1805. Napoleão Bonaparte derrotou um exército russo-austríaco em Austerlitz, na Morávia checa.

1823. O presidente dos Estados Unidos, James Monroe apresentou a «Doutrina Monroe» na sua mensagem anual ao Congresso. A doutrina defendia que os Estados Unidos deviam impedir qualquer nova tentativa europeia de colonização na América, afirmando que: «... devemos considerar qualquer tentativa de alargamento do seu sistema [colonial] a qualquer parte deste hemisfério como perigosa para a nossa paz e segurança ...»

1852. O Segundo Império foi proclamado em França, sendo Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, nomeado imperador. 

1859. Nascimento do pintor francês Georges Seurat (1859-1891), em Paris. Foi um dos fundadores do movimento neo-impressionista em finais do século XIX.

1942. Uma equipa de físicos realizou a primeira reacção nuclear em cadeia, durante uma experiência na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos da América.

1971. Criação dos Emiratos Árabes Unidos, pela reunião de sete monarquias árabes da costa oriental da Península Arábica: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al Qaiwain, Fujairah e, posteriormente em 1972, Ras al-Khaimah.

   

3

1857. Nascimento do escritor polaco Joseph Conrad (1857-1924), na Ucrânia com o nome de baptismo de Josef Teodor Konrad Korzeniowski. Escreveu Heart of Darkness e Lord Jim.

1931. Os Domínios da coroa britânica tornaram-se independentes no poder legislativo, por meio da passagem do Estatuto de Westminster, que previa a equiparação completa entre os domínios do Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Terra Nova e Irlanda.

1967. Realização do primeiro transplante de um coração humano com êxito, pelo professor Christian Barnard, para Louis Washkansky, que sobreviveu 18 dias. A operação realizou-se na Cidade do Cabo, na República da África do Sul.

1984. Uma fuga de gás mortífero na fábrica da Union Carbide em Bhopal, na Índia, matou mais de 3.000 pessoas e atingiu mais de 200.000.

   

4

1791. O Observer, o mais antigo jornal dominical do mundo, foi publicado pela primeira vez em Inglaterra.

1795. Nascimento do historiador e ensaísta escocês Thomas Carlyle (1795-1881) em Ecclefechan. Escreveu uma história em três volumes da Revolução Francesa, assim como uma biografia de Frederico o Grande, da Prússia.

1829. A Grã-Bretanha aboliu o «suttee» na Índia, prática tradicional pela qual as mulheres indianas ardiam vivas na pira funerária do marido.

1875. Nascimento do poeta austro-alemão Rainer Maria Rilke (1875-1926) em Praga, na Áustria-Húngria, actualmente capital da República Checa.

1892. Nascimento de Francisco Franco (1892-1975) no porto do Ferrol, na Galiza. Governará a Espanha, saída da Guerra Civil, de 1939 até à sua morte, em ditadura.

1918. O Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos foi proclamado. Será transformado mais tarde na Jugoslávia.

1980. Francisco Sá Carneiro, primeiro ministro, e Adelino Amaro da Costa, ministro da defesa, e acompanhantes, morreram num desastre de aviação, quando se dirigiam para o Porto, para participarem na campanha eleitoral para a Presidência da República . A razão da queda do avião é oficialmente aceite como sendo devido a uma falha técnica, mas ainda hoje não é aceite pelo Parlamento português que, nas conclusões de várias comissões de inquérito, tem afirmado ser a possibilidade de atentado muito provável.

   

5

1640. Publicou-se o primeiro número da «Gazeta».

1791 . Morte de Wolfgang Amadeus Mozart, em Viena, Áustria. O seu enterro numa vala comum levou a pensar-se que morreu pobre, o que é pouco provável. É considerado um dos maiores compositores de sempre. 

1891. O imperador brasileiro D. Pedro II morreu em Paris, no exílio.

1901. Nascimento de Walt Disney (1901-1966), em Chicago, nos Estados Unidos. Em 1928 apresentou o primeiro filme animado com som sincronizado Steamboat Willie, onde aparecia o Rato Mickey. Em 1937 realizou o primeiro filme animado de longa duração, Branca de Neve e os Sete Anões.

1917. A Rússia soviética assinou um armistício com a Alemanha, renegando os compromissos assumidos pela Rússia czarista com os aliados, e mantidos pelo regime republicano dirigido por Kerensky. - Sidónio Pais, embaixador de Portugal em Berlim de 1912 a 1916, na altura professor da escola de Guerra (Academia Militar), e major, chefiou uma revolução que o levará ao poder três dias depois. O movimento e a situação política que criou será conhecido pelo «Dezembrismo».

1933. A 18.ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos da América, que proibia o fabrico, a venda e comercialização de bebidas alcoólicas foi revogado, após 14 anos de efectividade.

   

6

1185. D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, morreu em Coimbra

1383. D. João, mestre de Avis, matou o conde Andeiro, nos aposentos da Rainha, no Paço de Lisboa, dando início ao período revolucionário que acabará em 1385, e o levou ao trono enquanto D. João I.

1492. Descoberta da ilha de Hispaniola por Cristóvão Colombo, actualmente dividida entre o Haiti e a República Dominicana.

1865. A escravatura foi abolida nos Estados Unidos da América, com a aprovação da 13.ª Emenda à Constituição..

1877. Thomas Edison apresentou o fonógrafo no seu laboratório, a sua nova invenção que permite gravar sons.

1898. Nascimento do repórter fotográfico Alfred Eisenstaedt (1898-1995) em Dirschau, na Prússia. Conhecido pelas suas fotografias publicadas na revista Life, a sua fotografia mais célebre é a do beijo entre um marinheiro e uma mulher em Times Square, Nova Iorque, a comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial

1917. A Finlândia proclamou a República e a sua independência da Rússia.

1921. Proclamação do «Estado Livre da Irlanda», enquanto membro independente da Comunidade Britânica.

1925. Alves Reis foi preso, acusado de falsificar notas de 500 escudos, o que dará origem ao processo judicial conhecido como a «Grande Burla».

1971. A República Democrática do Bangladesh, antigo Paquistão Oriental, foi reconhecida pela Índia, o que levou ao corte de relações diplomáticas pelo Paquistão.

1978 . A nova Constituição espanhola foi aprovado dando origem a um regime monárquico democrático.

   

7

43 a.c.. Morte do filósofo romano Cícero (Marcus Tullius). Advogado e político é considerado o mais importante filósofo romano.

1941. O Japão atacou a base naval de Pearl Harbour, no Hawai, sem declaração prévia da guerra aos Estados Unidos da América. 

1975. A Indonésia invadiu e ocupou Timor-Leste, levando ao corte das relações diplomáticas por parte de Portugal.

1985. Morte do romancista inglês Robert Graves. A história romanceada do imperador Cláudio, publicada em dois volumes é a sua mais conhecida obra.

1987. Brasília foi declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO.

   

8

Dia da Família

1720.
D. João V fundou a Academia Portuguesa de História.

1792. Começo da construção do Teatro de São Carlos, em Lisboa.

1854. O Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição.

1894. Nascimento da poetisa Florbela Espanca (1894-1930). Uma das maiores poetas de língua portuguesa, suicidou-se no dia em que fez 36 anos.

1925. Foi posto à venda na Alemanha o livro de Adolf Hitler «Mein Kampf» (A Minha Luta), escrito no pequeno período de tempo em que esteve na prisão.

1941. Os Estados Unidos da América e a Grã-Bretanha declararam guerra ao Japão.

1961. Nascimento do humorista americano James Thurber (1894-1961), em Columbus, Ohio. A sua obra mais conhecida é The Secret Life of Walter Mitty.

1980. John Lennon foi assassinado em Nova Iorque. Foi um dos Beatles.

1991. A União Soviética desapareceu, quando os dirigentes da Rússia, Bielo-Rússia e Ucrânia assinaram um acordo criando a Comunidade de Estados Independentes. As antigas repúblicas soviéticas juntaram-se à nova Comunidade, tirando a Geórgia. 


   
9

1641. O pintor Anton Van Dyck morre em Londres.

1913. O ministro dos negócios estrangeiros alemão, fazendo no Reichtag o discurso anual sobre política externa, torna pública a existência de negociações com a Grã-Bretanha sobre a divisão das colónias portuguesas pelas duas potências e prevê o êxito das mesmas.

1941. A China declara formalmente a guerra ao Japão, à Alemanha e à Itália.

1948 . A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade a Convenção para a Prevenção e o Castigo do Crime de Genocídio. A convenção entrou em funcionamento em 12 de Janeiro de 1951, quando foi ratificada por 20 países.

1974. Começo em Portugal do recenseamento eleitoral com vista à realização das primeiras eleições a realizar após o 25 de Abril.

1990. Lech Walesa venceu as eleições presidenciais polacas, com uma vitória retumbante.

1992. A casa civil da Rainha de Inglaterra anunciou oficialmente a separação do Príncipe Carlos da sua mulher a Princesa Diana.

1994. O Sinn Fein, o ramo político do Exército Republicano Irlandês (IRA), realizou as primeiras conversações políticas com o governo britânico, em 70 anos.

   

10

Dia dos Direitos Humanos

1801. Criação da Guarda Real de Polícia, primeiro corpo especial de polícia existente em Portugal.

1836. A importação e exportação de escravos nos territórios portugueses a Sul do Equador foi proibida. É a primeira medida efectiva promulgada em Portugal contra o tráfico esclavagista.

1851. Nascimento do bibliotecário americano Melvil Dewey (1851-1931), em Filadélfia. Inventou um sistema de classificação decimal de livros, conhecido por Classificação Decimal de Dewey e que adoptado deu origem à Classificação Decimal Universal (CDU). 

1896. O químico sueco  Alfred Nobel morreu em San Remo, Itália. O seu testamento previa a criação dos Prémios Nobel.

1898. Assinatura do Tratado de Paris entre os Estados Unidos da América e a Espanha, após a Guerra Hispano-Americana. Os E.U.A. ficaram com o arquipélago das Filipinas e as ilhas de Guam e Porto Rico, e asseguraram o abandono de Cuba pela Espanha.

1901. Primeira reunião da comissão encarregue de entregar os primeiros Prémios Nobel.

1911. Marie Curie recebe o seu segundo Prémio Nobel, o de Química.

1936. Eduardo VIII renuncia ao trono de Inglaterra

1948. A Assembleia Geral da ONU aprovou e proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Humanos.

1961. O exército da União Indiana invadiu e ocupou Goa, Damão e Diu.

1989. Tomada de posse do primeiro governo não-comunista da Checoslováquia, desde 1948.

   

11

361. Juliano, o Apóstata, por ter renegado o cristianismo e restabelecido a religião oficial romana, entra triunfalmente em Constantinopla, sendo nomeado Imperador.

1807. Motim em Lisboa, motivado pelo içar da bandeira francesa no castelo de São Jorge, após uma parada militar pelo exército francês de ocupação, comandado pelo general Junot.

1844. O gás hilariante é utilizado pela primeira vez na extracção de um dente.

1845. Começo da primeira Guerra Anglo-Sikh na Índia, com o ataque dos Sikhs a forças coloniais britânicas. Os Sikhs foram derrotados após quatro batalhas, e a região do Punjab foi anexada pelos britânicos.

1901. Transmissão do primeiro sinal rádio transatlântico (TSF), por Guglielmo Marconi da Cornualha, no Sul de Inglaterra para São João da Terra Nova.

1908. Nascimento do cineasta português Manuel de Oliveira. Tendo participado como actor em alguns filmes, como A Canção de Lisboa, realizou Aniki-Bóbó, tendo-se tornado conhecido internacionalmente com o filme Francisca, apresentado no Festival de Cannes na Quinzena dos Realizadores em 1981, tendo recebido neste mesmo ano o Prémio Especial do Festival de Berlim.

1936. O rei Eduardo VIII abdicou do trono de Inglaterra para casar com «a mulher que amava», Wallis Simpson, uma americana divorciada duas vezes. Casaram em 3 de Junho de 1937, vivendo em Paris.

1941. A Alemanha nazi e a Itália fascista declararam a guerra aos Estados Unidos da América, e o Congresso dos E.U.A. declarou imediatamente a guerra aos dois países.

   

12

1821. Nascimento de Gustave Flaubert (1821-1880) em Rouen, França. O seu romance mais famoso é Madame Bovary, a história de uma mulher em revolta contra as convenções burguesas.

1877. José de Alencar, romancista brasileiro morre no Rio de Janeiro.

1894. O Japão invadiu a Coreia.

1897 . Fundação da cidade de Minas, que em 1903 se passará a chamar Belo Horizonte.

1911. O rei de Inglaterra, Imperador das Índias, Jorge V coloca a primeira pedra na construção de Nova Deli, a actual capital da ìndia.

1925. Inauguração do primeiro motel, a nível mundial, na Califórnia.

   

13

1521. Morte de D. Manuel I (1469-1521), rei de Portugal.

1545 . Reunião do Concílio de Trento, convocado pelo Papa Paulo III.

1577 . Francis Drake saíu de Plymouth, em Inglaterra, começando a sua viagem ao redor do Mundo.

1603. Nascimento do 1.º marquês de Marialva, D. António Luís de Meneses, 3.º conde de Cantanhede.

1642. O navegador holandês Abel Tasman descobriu a Nova Zelândia, ao serviço da Companhia das Índias Orientais holandesa.

1797. Nascimento do escritor alemão Heinrich Heine (1797-1856), em Dusseldorf, no sul da Alemanha. Heine é sobretudo conhecido pela sua afirmação profética: «Onde livros são queimados, seres humanos estão destinados a ser queimados também.»

1937. Começo da Violação de Nanking, após a captura da cidade chinesa pelo exército japonês. Nas seis semanas seguintes as forças japonesas mataram cerca de 200.000 chineses.

   

14

1799. George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos da América, morreu na sua propriedade de Mount Vernon.

1861. O príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha, marido da rainha Vitória de Inglaterra, morreu de febre tifóide no castelo de Windsor. Era primo do rei D. Fernando II de Portugal, marido da rainha D. Maria II.

1911. O explorador norueguês Roald Amundsen tornou-se a primeira pessoa a atingir o Pólo Sul.

1918. As mulheres britânicas votaram pela primeira vez em eleições gerais, podendo também candidatar-se a funções públicas.

- Sidónio Pais foi assassinado em Lisboa, na Estação do Rossio, baleado por um sargento do exército.

1939. A Liga das Nações expulsou a União Soviética, devido à invasão da Finlândia.

1955. Portugal adere à ONU.

1960. Aprovação na ONU de uma declaração reconhecendo o direito à independência dos países e povos coloniais.

1995. Assinatura de um tratado de paz em Paris que termina o conflito na Bósnia-Herzegovina.

   

15

1791. As primeiras dez Emendas à Constituição dos Estados Unidos da América (a Bill of Rights), entram em vigor após a rectificação da Virginia.

1832. Nascimento do engenheiro francês Gustave Alexandre Eiffel (1832-1923), em Dijon. Projectou a Torre Eiffel, para a Exposição Internacional de Paris de 1889. Em Portugal, de Eiffel, existem as pontes D. Maria, sobre o Douro, e o elevador de Santa Justa, em Lisboa, entre outras obras de engenharia. 

1840. Os restos mortais de Napoleão Bonaparte são trasladados para os Inválidos. Tinha morrido no exílio na ilha de Santa Helena.

1921. A Alemanha pede uma moratória para o pagamento das indemnizações de guerra.

1939. Estreia do filme E Tudo o Vento Levou, filme de David Selznick e com Vivian Leigh e Clark Gable..

1961. Adolf Eichmann foi condenado à morte por um tribunal reunido em Jerusalém, devido à sua participação no Holocausto.

1964. O Canadá adoptou a sua actual bandeira, abandonando a bandeira dos domínios britânicos.

1989. Andrei Sakharov, físico russo, pai da bomba atómica soviética, morreu. - A ditadura de Augusto Pinochet no Chile, termina. O general tinha tomado o poder em 1973 por meio de um golpe de estado.

1993. O tratado do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) foi aprovado por 117 países. O tratado reduziu as tarifas internacionais, eliminou cotas comerciais e defendeu a propriedade intelectual.

1995. A unidade de conta europeia, a futura moeda europeia, é baptizada com o nome de Euro.

   

16

1653. Oliver Cromwell, comandante das forças militares do Parlamento durante a Guerra Civil Inglesa, foi nomeado Lorde Protector de Inglaterra, após a derrota das forças do rei.

1770. Nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) em Bona. Compôs ao todo 9 sinfonias, 32 sonatas e 5 concertos para piano, 17 quartetos de cordas, 10 sonatas para violino e piano, a ópera Fidelio, a Missa em C maior, a Missa Solemnis, e outra música de câmara.

1773. Independentistas americanos disfarçados de índios, atacam navios britânicos atracados no porto de Boston e deitam ao mar sacas de chá, numa acção que ficará conhecida pela Boston Tea Party.

1775. Nascimento da romancista inglesa Jane Austen (1775-1817) no Hampshire. Escreveu Sense and Sensibility, Pride and Prejudice e Emma, entre outras obras.

1815. Criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, pelo príncipe regente D. João, futuro D. João VI..

1944. Glenn Miller, chefe de orquestra de música ligeira, desapareceu no Canal da Mancha, quando viajava de avião de Londres para Paris.

- O exército alemão começou a sua última ofensiva na frente ocidental, na Segunda Guerra Mundial, ao atacar o exército aliado na zona das Ardenas, dando origem à Batalha das Ardenas.

1969. O Parlamento britânico aboliu a pena de morte.

1972. Massacre de Wiriyamu, em Moçambique, realizado pelo exército português.

1991. A ONU revogou a Resolução 3379, aprovada em 10 de Novembro de 1975, que equiparava o Sionismo, movimento político judaico que defendeu a criação de um estado judaico na Palestina, ao racismo.

   

17

1538. O Papa Paulo III excomungou Henrique VIII, depois do rei de Inglaterra se ter declarado chefe da Igreja inglesa.

1830. Simon Bolivar morre na Colômbia. Ficou conhecido como o Libertador das Américas.

1903. Após três anos de experiências, os irmãos Wright, Orville e Wilbur, levam a efeito o primeiro vôo de um aeroplano, primeira máquina mais pesada do que ar a voar. Os quatro vôos realizaram-se perto de Kitty Hawk, na Carolina do Norte, sendo que o mais demorado demorou um minuto.

1906. Nascimento do musicólogo e compositor português Lopes Graça.

1941. Holandeses e Australianos desembarcacam no Timor português.

1971. A guerra entre a Índia e o Paquistão sobre o Paquistão Oriental, mais tarde Bangladesh, termina com a rendição de 900.000 soldados paquistaneses.

   

18

1865. A 13.ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos foi ratificado, abolindo a escravatura.

1913. Nascimento do político alemão Willy Brandt (1913-1992), em Lubeck, com o nome de baptismo de Herbert Ernst Karl Frahm. Tendo-se exilado durante o regime nazi, regressou à Alemanha com o fim da guerra. Foi nomeado Chanceler em 1969 e em 1971 recebeu o Prémio Nobel da Paz.

1916. Durante a Primeira Guerra Mundial, a Batalha de Verdun terminou, após dez meses de combates e a morte de cerca de um milhão de combatentes de ambos os lados.

1940. Hitler ordenou ao alto comando das forças armadas alemãs que começasse o planeamento de uma invasão da União Soviética, com o nome de código Operação Barbarossa.

1956. O Japão foi admitido na ONU

   

19

1915. Nascimento da cantora francesa Edith Piaf (1915-1963) em Paris, com o nome de baptismo de Edith Giovanna Gassion.

1946. A guerra da Indochina começou quando as forças Vietcong de Ho Chi Minh atacaram o exército francês que os tentava expulsar do Vietname.

   

20

1699. O Czar Pedro I mudou o Ano Novo russo do dia 1 de Setembro para o dia 1 de Janeiro, na sua política de ocidentalização da Rússia.

1894. O Comité Olímpico Português foi criado.

   

21

1804. Nascimento do político inglês Benjamin Disraeli (1804-1881), em Londres. Dirigente do Partido Conservador britânico (Tory) foi primeiro-ministro britânico por duas vezes.

1846. Primeira utilização da anestesia, no Hospital do University College de Londres, por Robert Liston numa operação de amputação da perna de um empregado doméstico.

1879. Nascimento de Josef Stalin (1879-1853) em Gori, na Geórgia, com o nome de baptismo de Iosif Vissarionovich Dzhugasshvili.

1945. O general Patton morre na Alemanha devido aos ferimentos sofridos num acidente de automóvel em 9 de Dezembro.

1951. Inauguração da Ponte Marechal Carmona, sobre o Tejo, em Vila Franca de Xira. 

1972. As duas repúblicas alemãs, a República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã estabeleceram laços diplomáticos, permitindo o futuro reconhecimento internacional da RDA.. 

1988. Um avião da Pan American explodiu no ar e despenhou-se sobre a povoação escocesa de Lockerbie. Os 259 passageiros e tripulantes do avião assim como 11 habitantes da povoação morreram devido ao atentado terrorista.

   

22

1807. O marquês de Alorna foi nomeado inspector-geral e comandante-chefe do Exército português nas províncias de Trás-os-Montes, Beira e Estremadura, sob as ordens de Junot, comandante-chefe do exército francês de ocupação de Portugal.

1858. Nascimento do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924) em Lucca, na Toscânia. Considerado o maior compositor italiano de óperas, as suas principais obras são Madama Butterfly e La Boheme.

1989. O ditador comunista Nicolae Ceausescu, presidente da Roménia, foi deposto no seguimento de uma revolta popular.

   

23

1805. Nascimento do dirigente religioso americano Joseph Smith (1805-1844) em Sharon, no Vermont. Fundou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e levou a sua comunidade para o Oeste dos Estados Unidos, fundando o estado do Utah.

1888. Após uma discussão com Gauguin, Vincent van Gogh cortou parte da sua orelha esquerda.

1901. Nascimento do imperador japonês Hirohito (1901-1989), em Tóquio. Imperador durante a Segunda Guerra Mundial, foi-lhe permitido manter o cargo.

1947.  Invenção do transistor por John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley, a trabalhar nos Laboratórios Bell.

1948. Hideki Tojo foi enforcado após ter sido condenado à morte por crimes de guerra. Tinha sido primeiro ministro do Japão de 1941 a 1944.

   
24

1491. Nascimento de Santo Inácio de Loyola (1491-1556), no norte de Espanha com o nome de baptismo de Inigo de Onaz Y Loyola. Fundou os jesuítas, a Sociedade de Jesus.

1779. Criação da Academia Real das Ciências de Lisboa, por D. Maria I.

1814. Assinatura do Tratado de Ghent entre os Estados Unidos da América e a Grã-Bretanha, terminando oficialmente a Guerra de 1812.

1871. Estreia da ópera de Verdi Aida, no Cairo, Egipto.

1942. Lançamento do primeiro míssil guiado por Wernher von Braun. Dará origem às bombas voadoras V-1 que bombardearão a Inglaterra a partir de Setembro de 1944.

1945. O general americano Eisenhower foi nomeado Comandante Supremo da Força Expedicionária Aliada de invasão da França.

   

25

Dia de Natal

336. Dia de Natal. A data de nascimento de Jesus Cristo é desconhecida, mas é celebrada pela Igreja (Católica Romana) Ocidental neste dia desde 336 d.C.

800. Carlos Magno foi coroado Imperador pelo Papa Leão III.

1066. Guilherme I, O Conquistador, foi coroado rei de Inglaterra depois de ter invadido a Inglaterra e ter vencido e morto o rei Harold na batalha de Hastings.

1524. Vasco da Gama morreu em Cochim, na Índia. Tinha descoberto o caminho marítimo para a Índia.

1642. Nascimento de Isaac Newton (1642-1727), em Woolsthorpe. Matemático e cientista apresentação na sua obra Philoosophiae Naturalis Principia Mathematica a teoria da gravidade.

1926. Hirohito tornou-se Imperador do Japão.

1977. Charlie Chaplin morreu na Suiça. Criou no cinema a figura de Charlot.

   

26

1807. Uma força militar britânica, comandada pelo general Beresford, ocupou a ilha da Madeira.

1893. Nascimento do dirigente político chinês Mao Tse-Tung (1893-1976) em Hunan.

   

27

1571. Nascimento do astrónomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) no Wurtemberg. Considerado o fundador da astronomia moderna, descobriu a forma elíptica - oval - das órbitas dos planetas na seu movimento à roda do Sol a uma velocidade que varia com a distancia a que cada um se encontra dele.

1703. Assinatura do tratado de comércio de Methuen entre Portugal e a Inglaterra, de preparação da entrada de Portugal na Grande Aliança, formada pela Inglaterra, Holanda e Dinamarca, contra a escolha de um Bourbon para ocupar o trono de Espanha, e que tinha dado origem à Guerra da Sucessão de Espanha.

1822. Nascimento do químico francês Louis Pasteur (1822-1895) em Dole. Desenvolveu o processo de pasteurização, para eliminar bactérias prejudiciais por meio do calor e prevenir várias doenças.

1831. Charles Darwin partiu de Plymouth, em Inglaterra, a bordo do navio de guerra britânico Beagle na sua expedição científica, que durou cinco anos.

1901. Nascimento da cantora e actriz alemã Marlene Dietrich (1901-1992) em Berlim. Participou no primeiro filme sonoro alemão, o Anjo Azul, tendo posteriormente ido para Holywood, tornando-se cidadã dos Estados Unidos. 

1904. Primeira representação da peça Peter Pan de J. M. Barrie em Londres.

1927. Estaline expulsou Leon Trotsky do Partido Comunista da União Soviética, acabando com qualquer oposição à sua direcção. Trotsky acabaria por ser morto, no México onde estava exilado, por ordem directa de Estaline, em 20 de Agosto de 1940.

1949. A Holanda transferiu a soberania das antigas Índias Orientais Holandesas para os Estados Unidos da Indonésia, que mantiveram até 1954 uma forma de associação com a antiga potência colonial, Nesse ano, formou-se a República da Indonésia, totalmente independente.

   

28

1947. Victor Manuel III, último rei de Itália, morreu em Alexandria, Egipto, no exílio. Rei desde 1900, devido ao assassinato do seu pai, nomeou Mussolini primeiro ministro, não tendo sido capaz de impedir os fascistas de tomar o poder. Tinha abdicado em 1946.

   

29

1170. Thomas Becket, arcebispo de Canterbury, em Inglaterra, foi morto por quatro cavaleiros por ordem do rei Henrique II.

1721. Nascimento de Jeanne-Antoinette Poisson, marquesa de Pompadour (1721-1764) em Paris, França. Amante oficial do rei francês Luís XV desde 1745, teve uma influência tão grande na política francesa de meados do século XVIII, que Frederico II da Prússia chamou à Guerra dos Sete Anos, a Guerra dos Saiotes - contra a imperatriz russa Isabel, a imperatriz austríaca Maria Teresa e o «rei de França» Madame de Pompadour.

1876. Nascimento do violoncelista espanhol Pablo Casals (1876-1973) em Venrdell.

1890. Membros do 7.º regimento de cavalaria dos E.U.A. massacraram Índios Sioux na povoação de Wounded Knee Creek, no Dakota do Sul.

1916. Rasputin, um monge ortodoxo russo, foi assassinado, por um grupo de conspiradores, que lhe deram um tiro e depois o deitaram ao rio Neva, onde acabou por morrer afogado. Rasputin tinha ganho uma grande influência junto da família imperial russa, ao afirmar que podia ajudar na cura do príncipe herdeiro, que era hemofílico.

1989. Vaclav Havel foi empossado como presidente da Checoslováquia. Durante o regime comunista, tinha estado preso durante cinco anos devido às suas convicções democráticas.

   

30

1803. Os Estados Unidos da América ocuparam Nova Orleans, capital da Luisiana, território comprado à França governada por Napoleão Bonaparte, que a tinha recebido da Espanha.

1865. Nascimento do romancista inglês Rudyard Kipling (1865-1936), em Bombaím, na Índia. As suas obras tiveram como pano de fundo o Império britânico, sendo conhecido sobretudo por Kim e pelo Livro da Selva.

1883. Nascimento do filósofo português Leonardo Coimbra (1883-1936) em Lixa, Amarante. Foi um dos fundadores da Renascença Portuguesa.

1922. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi criada, confederando as repúblicas da Rússia, da Bielo-Rússia, da Ucrânia e da Federação Trans-Caucasiana.

1947. O rei Miguel da Roménia foi obrigado a abdicar quando o Partido Comunista tomou o poder.

   
31 Dia de São Silvestre

Réveillon

1879. Thomas Edison mostrou ao público a lâmpada eléctrica incandescente, no seu laboratório em Nova Jersey.

1895. Realizou-se em Paris a primeira sessão paga de cinema.


sa specials

titulo

internet
Google
Bing

Yahoo
Gmail
Hotmail
Skype
Google Talk

eBuddy Download.com
informação
Wikipedia
Conhecer a Crise
Internet Segura
Estradas
Mais Gasolina
Radares
Câmbios
Conversor

Farmácias
notícias
Público
J.Notícias
Expresso
iOnline
The Economist
Dinheiro
Vivo

M&Publicidade
Mashable
Engadget

BLITZ
Relvado
utilidades
G. Docs
Priberan
Dicionários

G.Tradutor
Código Postal
Pág.Amarelas
Google Maps
Pixlr
We Transfer

Dropbox
MBDox
serviços
Seg. Social
P. Finanças
P. Cidadão
P. Empresa

Empresa H.

I. Emprego
Eures

P. Juventude

Porta 65

Saúde 24

P. Escolas
sociedade
Voluntariado
Banco Alimentar
Cartão Solidário
Presentes
Fundação do Gil

Projecto TIO

Car Pool

Por 5 Euros
Deco Proteste
P. Consumidor
Encontra-me
comunidade
Facebook
Twitter

Linkedin
Universia

Behance
Tumblr

Pinterest

Picasa
Flickr
Olhares
Coleccionistas
lazer
Guimarães 2012
You Tube
Grooveshark
Timeout
Cartaz Cinema

TicketLine
Vodafone.fm
Cotonete

Just For Fun

Anti-stress


Arquivos dos jornais | Ficha Técnica | Contactos| Comentários | Efemérides | Ligações Utéis | Fundo de Ecrã | Jogos em Linha


A Voz de Portugal é o mais antigo semanário de língua portuguesa no Canadá
Fundado no dia 25 de Abril de 1961, em Montreal, Quebeque, Canadá.
4231-B Boul. St-Laurent, Montreal (Quebeque) Canadá H2W 1Z4
Tel.: (514) 284-1813 - Fax: (514) 284-6150