2017 foi um ano histórico, Santa Cruz estava organizada, sem problemas, com renovações e re-escrevendo uma nova página da história bem merecida. Em 2018 o padre José Maria Cardoso foi embora da igreja Santa Cruz e voltou ao seu país. Uma grande mudança era prevista. Alguns aceitaram a mudança outros não. É triste mas todos devem compreender que um padre não constrói uma comunidade, o sítio é que reune o povo e faz a comunidade crescer e brilhar tal como os anos anterior. O padre só cria o caminho.
A Associação Saudades da Terra Quebequente tem a cargo as grandes festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Este ano esta organização fez o primeiro convívio em honra do Senhor Santo Cristo. Porquê? É muito simples. O primeiro ano foi uma angariação de fundos porque eles começaram quase a “zero”, o segundo ano fizeram a festa de São Valentim mas também no cartaz dizia angariação de fundos. Este ano, já têm dinheiro na conta bancária para trazer grandes artistas e personalidades e enfrentar os grandes custos.
As grandes festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres tem um novo estilo muito mais brilhante e com mais força que nos últimos 20 anos, “Já lá vão 20 anos que eu estou na comunidade e que estou presente de ano para ano neste acontecimento, e na próxima edição do jornal A Voz de Portugal vou festejar os meus 15 anos neste órgão de comunicação”. Depois das grandes festas todas as receitas foram dadas à igreja tudo bem direitinho e sem surpresas.
No Sábado 9 de fevereiro, a grande sala da Santa Cruz era fenomenal, com todas as paredes e as mesas lindamente decoradas, um centro de mesa impressionante, a loiça era muita linda (uma grande ajuda de Artur Sousa) e a disposição da sala extraordinária.
Este ano o nosso grande mestre de cerimónia Mário Carvalho não pôde estar presente, mas o presidente tomou este cargo e fez um ótimo trabalho, eu sei que nunca é fácil estar no palco e apresentar, mas Roberto Carvalho fez um ótimo trabalho. No início da noite o padre Adam abençoou o jantar e esta iniciativa.
Notamos também que toda a direção administrativa da Missão Santa Cruz esteve presente para apoiar esta associação.
Todo o jantar foi uma delícia (é de notar que é muito difícil agradar todos mas fizeram todo o seu possível com o rosbife), a sobremesa foi um sonho, e a equipa que serviu durante a noite foi fantástica. Logo depois o Roberto Carvalho homenageou uma pessoa que fez muito na comunidade, José Grilo, foi Mordomo da Santa Cruz, Presidente da Filarmónica Portuguesa de Montreal e na Associação dos Pais, recebeu uma linda prenda pelo padre Adam e da Associação. Mais tarde tivemos também uma apresentação cinematográfica de todos que apoiaram esta festa e no final da apresentação foi anunciado que José Amaro, um dos melhores cantores em Portugal e a sua banda vinham diretamente de Portugal, será o ponto mais alto no sábado, e no domingo um dos melhores grupos musicais portugueses do Canadá Tony Melo e a sua banda Starlight, tudo isso já está confirmado para virem a Montreal para as grandes festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
O presidente quis aproveitar deste espaço com uma pequena mensagem “A Comissão de Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres de Montreal, presidida pela a Associaçao Saudades da Terra QuebeQuente e amigos, quero por este meio, agradecer os nossos patrocinadores que nos ajudarem no convívio deste sábado. Um obrigado especial ao Arthur Sousa (Worlee International), Robert Tavares (Pavé Terra Nova) e ao novo patrocinadores, Air Transat que são os responsáveis pela vinda do artista Zé Amaro e sua banda, direitamente de Portugal para as grandes Festas de 18 e 19 de maio 2019 na Igreja Santa Cruz. Último obrigado para as pessoas que nos ajudam de perto ou de longe e todos que participaram… sem vocês não se poderia realizar festas como esta. Viva o Santo Cristo dos Milagres!”, Roberto Carvalho.
E, para finalizar temos a mensagem da Air Transat que foi lida durante a festa “Boa noite a todos. Em 2019, a Air Transat orgulha-se de ser a companhia aérea patrocinadora da (Comissão da Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Montreal). O primeiro voo da Air Transat para Portugal aterrou no Porto em 1989. Durante os últimos 30 anos, a Air Transat tem acompanhado viajantes do Canadá para descobrir as muitas maravilhas de Portugal e ajudar famílias, amigos e parentes aproximarem-se, obrigada à Comunidade Portuguesa pelo vosso apoio. A Air Transat tem o prazer de anunciar o aumento da frequência de voos para o verão de 2019 para Portugal, oferecendo 15 voos semanais diretos do Canadá para Portugal, incluindo 8 de Montreal. A maior distinção da Air Transat é oferecer a melhor experiência ao cliente, adaptando constantemente seus serviços às necessidades dos passageiros. E a Air Transat tem o orgulho de lembrar que em todos os seus voos para Portugal, os anúncios a bordo são feitos em 3 idiomas, com um equipa que fala Português. Obrigada e tenham uma ótima noite”.
Na parte artística tivemos, pela primeira vez em Montreal, o conjunto Unique Touch, vindo de Toronto, para animar e fazer mexer todos os presentes. É claro que eles fizeram bailar toda a sala com a sua música, Kuduro, Pimba, Kizumba, Rock e etc. E, durante toda a noite o DJ Alex Moreira animou um bocadinho a sala com a sua música para fazer mexer a sala até às 3h da manhã, quase 4h quando eu saí da festa.
Domingo, serviu certamente de dia de descanso para os organizadores. Apesar de finalizar a sala, tirando as decorações, claro que tudo não pode ser feito em duas horas. Pelo que se viu durante a festa, temos a certeza que todos gostaram desta linda noite. E, para terminar, viva a Ribeira Quente e viva o Senhor Santo Cristo dos Milagres.