O Collége Jacques-Prévert enviou quatro dos seus deputados escolares, juntamente com dois professores, passar dois dias no Parlamento do Quebeque. Entre eles/as, uma luso-descendente, Eva Branco-Vieira. Eles/as tiveram a oportunidade de fazer parte de uma simulação na Assembleia Nacional permitindo-lhes de sentar-se na Assembleia Nacional de Quebeque e compreender melhor as principais regras de funcionamento de um estado democrático.
A Eva estava toda feliz por se ter sentado no lugar do ministro da saúde, o ministro Cristian Dubé e tornar-se deputada de La Prairie durante esta estadia. Esta simulação permite promover a participação dos mais novos no enriquecimento da sociedade do Quebeque e compreender a importância do papel de cada cidadão numa democracia, assim como participar na eleição do seu representante. Tanto a Eva Branco Vieira, como os outros 124 alunos-deputados do 6.º ano do primário, vindo de todas as partes da província, tiveram o privilégio de participar na 25.ª legislatura do Parlamento escolar. A edição de 2023 terminou os seus trabalhos na Assembleia Nacional na sexta-feira, dia 5 de Maio analisando três projetos de lei, a saber:
•Atuar no combate ao cyberbullying entre alunos do ensino primário e secundário;
•Controlar o consumo de Água Potável;
•Desenvolver períodos obrigatórios de ensino ao ar livre nas escolas primárias do Quebec.
Os participantes sentaram-se na sala da Assembleia Nacional, a Sala Azul, debateram vários aspectos de cada projeto legislativo em comissão parlamentar e conseguiram a aprovação de dois dos projetos.
O Parlamento Escolar foi para estes alunos uma experiência inesquecível e muito e enriquecedora.
Muitos parabéns Eva pela tua participação na democracia da nossa “Belle province”.
A comunidade portuguesa está orgulhosa da sua representante nos trabalhos do parlamento escolar. Bravo!