A Casa dos Açores foi, uma vez mais, palco de um importante momento de partilha e reflexão: o 3.º Encontro dos Órgãos de Comunicação Social dos Açores e de Montreal.
Ao longo dos anos, tenho-me dedicado de corpo e alma — com 1500% à minha comunidade e ao jornal A Voz de Portugal. Hoje, tive o privilégio e a responsabilidade de realizar uma apresentação que surpreendeu e cativou todos os presentes. Também, foi a primeira vez que fui convidado a um congresso jornalístico como este.
Abordei um tema atual e, para muitos, ainda pouco explorado: a Inteligência Artificial e o seu impacto no futuro da comunicação social. A reação foi unânime — jornalistas experientes, profissionais das rádios açorianas e outros participantes ficaram impressionados com a abordagem, a profundidade e a visão do que está para vir. É importante de notar que houve positivismo e negativismo sobre a IA…
É importante de informar que eu tinha feito uma apresentação de três partes,… a primeira foi apresentar a nova secretária do jornal A Voz de Portugal, o que é a Inteligência Artificial, onde fizemos um dialogo em direto com ela. Neste dialogo tivemos a apresentação dela ao público, apresentação de o que ela faz,… coreção dos artigos, organização dos “E-Mails” e informando o que recebi por via do Correio Eletrónico. Antigamente tinhamos uma pessoa que fazia as coreções dos artigos, hoje em dia,… está tudo automático.
É claro que alguns não foram de accordo mas, a realidade está a chegar, o futuro está a chegar ao presente, e não podemos esconder o que está a se passar.
Foi um momento de grande orgulho, não só pessoalmente, mas também enquanto representante desta ponte viva que une os Açores e a diáspora em Montreal. Estes encontros são essenciais para continuarmos a fortalecer os laços culturais e informativos nesta comunidade.
Jornais, rádios e televisões são orgão de comunicação que têm o mesmo problema… pouco dinheiro e poucas ajudas… através de tudo isso… há muito a conhecer e aprender e encontros assim são importantes para o desenvolvimento das nossas equipas.
Neste encontro tivemos na mesa principal José Andrade (Diretor Regional das Comunidades), Paulo Estêvão (Secretário Regional dos AssuntosParlamentares e Comunidades) e Diniz Borges(ADMA – Azores Diaspora Media Alliance) que foram o organizadores deste importante evento para a comunicação social de Montreal, e não só, tivemos a oportunidade de ver os profisionais dos Açores tal como o Paulo Viveiro do jornal Diário dos Açores, Diário Insular, Manoel Tomaz do jornal Ilha Maior, Susana Correia do jornal Tribuna das Ilhas, Carlos Pires Antunes da Rádio Atlântida, Helena Barros da Rádio Clube Asas do Atlântico, Rádio Clube de Angra, Paulo Correia da RTP Açores e VITEC – Azores TV.
Em Toronto Correio da Manhã Canadá, Jornal de Toronto, North News, O Milénio Stadium, Revista Amar, Revista Luso Life, Camões Radio, CIRV FM, Rádio Luso Canadá, Rádio Sons de Portugal, Camões TV, CMCTV, FPTV, Gente da Nossa TV e OMNI TV.
Em Montreal A Voz de Portugal, Luso Presse, Rádio Centre-Ville, LusaQTV e Montreal TV Magazine.
As duas anteriores edições desta iniciativa realizaram-se nas ilhas de São Miguel e Terceira, nos Açores, e nas cidades de Fall River e New Bedford, nos Estados Unidos da América, respetivamente, em maio e outubro de 2022.
No final, o amor a nossa pátria, a cultura e ao trabalho infinito de informar a comunidade de tudo o que se passa na comunidade… mas todos devem apreciar tudo o que nós estamos a fazer para a comunidade…
SIM,… A Voz de Portugal tem quase 65 anos de vida mas devemos reconhecer que o jornal sem publicidade não pode ir longe… precisamos de todos. E devemos apreciar todo o trabalho que é feito.
Houve várias informações que chegaram a nós, sugestões, e desinformações que foram esclarecido. O governo dos Açores vai ajudar de uma maneira ou da outra, quer seja com estudantes dos Açores que vão vir num estágio, ajudas publicitárias, ou outros projetos que poderão simplificar as nossa vidas.
Durante o discurso da Rádio Centre-Ville chefiada por Joaquina Pires, deram um troféu para Luís Melo que trabalhou muito forte para a Rádio durante os anos 90 e 2000, e, claro que mereceu palma porque não é simples trabalhar benevolmente, dar o seu tempo e não ser reconhecido pelo mesmo orgão de comunicação. Parabéns.
No final deste encontro, tivemos um saboroso jantarn digno dos grandes restaurantes de alta gastronomia em Montreal. Vi e adorei tudo o que eles realizaram para nós. Um jantar memorável com grandes discursos admirável e adorei o que foi dito. Quero agradecer o Dr. José Andrade que fez este incrível evento uma realidade.
Obrigado pelo convite.
