Quando falamos de pasta, pensamos sempre as pastas italianas, e é sempre os melhores que existe. Há duas semanas uma nova pasta chegou ao mercado em Montreal.
Sim,… uma pasta portuguesa, e chama-se Milaneza. E, já está no supermercado Métro com vários tipos de pasta.
Uma coisa é certa, é que há sabores portugueses e é de uma qualidade incalculável. Já provei algumas delas e acho que é de alta-qualidade e o preço é fantástico.
Um pouco da história
“Conta-se que foi Marco Polo que introduziu as massas em Veneza. Contudo, sabemos que muito antes disso, no século V a.C., já os Gregos se alimentavam de uma mistura de farinha com água seca ao sol e cozida em água. A questão não é pacífica, ainda hoje, vários países como a China, Japão, Coreia, Alemanha, França ou Itália (só para citar alguns exemplos), afirmam ter criado este fantástico alimento! A dúvida provavelmente manter-se-á.
Ao longo dos tempos, a massa tornou-se num alimento cada vez mais popular: em 1740, a cidade de Veneza viu abrir a primeira fábrica de massas. Cerca de vinte anos mais tarde, Parma seguiu-lhe os passos.
As alterações tecnológicas surgidas neste período possibilitaram que se produzisse massa a um custo mais baixo; este facto contribuiu para que as massas se tornassem um produto ainda mais popular.
De facto, foi o povo italiano que deu um grande impulso à projeção mundial das massas, mas a grande razão do seu sucesso está nas suas características únicas.
Além de saborosas, as massas são muito versáteis, podendo assumir as mais variadas formas para que combinem na perfeição com qualquer tipo de ingredientes. Foi isso que fez com que as massas fossem adotadas por todo o tipo de culturas gastronómicas nos quatro cantos do mundo, desde os Estados Unidos à China, sem esquecer Portugal, onde as massas desempenham um papel de relevo na cozinha tradicional.
A sua facilidade e rapidez de confeção trouxe as massas para as refeições do dia-a-dia, aliando o seu lado saudável ao lado prático. Ao longo da história, o fator tempo sempre foi muito importante, mas é com a azáfama dos estilos de vida mais urbanos que o tempo se tornou um bem essencial e as massas numa solução ideal.
História da marca milaneza
1933: Lançamento da marca Milaneza
É lançada a marca Milaneza no mercado Português das massas alimentícias. As massas Milaneza são produzidas com um equipamento técnico do mais moderno da época, num edifício concebido exclusivamente para tal.
1945: Primeiras Linhas automáticas de produção – Período de expansão da marca, com a instalação das primeiras linhas automáticas de produção de massas Milaneza; surge um novo logótipo.
1955: Primeiras embalagens em Celofane – São lançadas no mercado as primeiras embalagens da massa Milaneza em celofane continuando, no entanto, a comercialização a granel da maioria da produção.
1958: Inauguração da primeira Fábrica de Pão – Diversificação da marca Milaneza, com a entrada no mercado da panificação. Inauguração da fábrica de Pão Milaneza, a primeira em Portugal, com um equipamento tecnológico do mais moderno. Pela primeira vez em Portugal é instalado um forno contínuo para pão.
1959: Porto e Maia recebem postos de venda de pão – Os postos de venda do Pão Milaneza rapidamente se estenderam por toda a cidade do Porto e da Maia.
1994: lider no mercado das massas em Portugal – A Milaneza aparece com um novo logótipo e uma nova imagem. A marca assume a liderança do mercado das massas alimentícias em Portugal.
2002: sabores Mediterrânicos
Tendo em conta a evolução dos estilos de vida e da demografia, que trouxeram grandes alterações aos hábitos alimentares dos portugueses, começando os consumidores a preferir produtos alimentares de fácil e rápida preparação, assim como uma procura de novos e diferentes sabores…
A marca Milaneza reposiciona-se e assume-se como especialista em soluções de refeições associadas às massas e à gastronomia mediterrânica.
Para marcar este novo posicionamento da Milaneza, desenvolve-se uma nova imagem para a marca.
2010: Massas com Sabores – Milaneza lança a gama Sabores, uma massa acessível, 100% natural e fácil de preparar como qualquer outra, mas muito mais surpreendente. Mais uma vez a marca Milaneza é inovadora e tem para oferecer aos consumidores uma nova solução de refeição original e com a qualidade de sempre”.
E a história continua com muitas ideias inovadoras e sabores fantásticos que são da marca Milaneza.
2021 é o ano em que uma empresa começou a importação destes produtos e que agora está a começar a entrar no mercado em Montreal.
Acho que todos vão gostar porque mostra uma alta-qualidade para um preço bastante interessante e bom para o consumidores.
Em breve A Voz de Montreal da FPTV vai apresentar a entrevista em destaque com os importadores da massa Milaneza, bom apetite.