2021 é um ano de transição para muitos na comunidade e através do mundo.
O que é isto, transição?
Este ano faz 23 anos que o jornal A Voz de Portugal está em linha. Linha quer dizer no mundo da internet.
A primeira geração do jornal em linha era um site muito simple que tinha só o jornal da semana, e havia outras páginas mas um tempo era pouco e não se atualizava sempre o site web.
A segunda geração chegou em 2004, quando entrei no jornal e decidi de criar uma página que seria o portal da comunidade com notícias, todos os jornais eram disponíveis, etc.
A terceira geração iniciou-se em 2018 que eu comprei o jornal e decidi de modificar completamente o estilo e ficar como um portal histórico do jornal A Voz de Portugal e tudo o que faz para a comunidade, tal como a lista dos artistas, as associações informar sobre um evento etc.
A quarta geração já está na sua preparação, esta nova versão do portal será um surpresa mas,… podemos dizer que nome é ‘www.avoz.ca’. Já começamos desde 2020 a iniciar algumas mudanças tal como um novo logo, uma maior presença na redes sociais, com a página facebook de A Voz de Portugal, o grupo do jornal A Voz de Portugal | Montreal, a crianção de um programa televisivo no canal FPTV | SIC e muito mais.
Desde julho o jornal A Voz de Portugal continua a sair semanalmente mas 1 vez por mês fica na forma digital.
Esta transição é uma transição obrigatória porque o valor imprimir um jornal continua a augmentar e as ajudas não fica augmentando.
Então a todas as semanas o jornal se vê na internet, mais ao menos, 19 000 visitas e quando chega a versão digital, há jornais que chegam a quase 29 000 visitantes numa semana. A semana passada foi uma delas, 29 438 vezes visto na internet, isto quer dizer, facebook, avoz.ca/avozdeportugal.com e todos as outras redes sociais.
O que é que isto vai ser no futuro?
Não sabemos o que vai acontecer com A Voz de Portugal, mas uma coisa é certa é que podemos prolongar a existência do jornal para mais de 10 a 15 anos cortando o pápel pouco a pouco. É claro que o jornal vai continuar e que vamos apoiar o mais possível o formato em papel mas se não há publicidade suficiente, não haverá jornal, e será em formato digital. E podemos fazê-lo crescer em número de páginas, como 20 páginas e mesmo mais, depende da informação que será divulgada para os nosso leitores e colaboradores.
Uma das notícias mais triste é que a partir de novembro a “Livraria das Memórias fechará as suas portas porque em 2 anos de pandemia vendemos somente 1 livro. Com este espaço vazio a partir desta semana vamos vender todos os livros desta livraria em especial para dar espaçõ a nova tipografia/imprimeria que vai iniciar-se em novembro. Já lá vão vários meses que estamos a fazer testes e imprimir alguns trabalhos. Agora vai iniciar este novo projeto.
Vamos continuar este projeto que é A Voz de Portugal | Montreal e vamos representar a nossa comunidade por muitos anos que seja em papel, nas redes sociais, no site ‘avoz.ca’, no Issuu, nas redes televisivas, Youtube e tudo o que poderá apresentar o nosso jornal que é um património jornalistico incrível para a comunidade. Não estamos no fim da nossa história, estamos certamente numa transição.