Foi no passado sábado, dia 12 de novembro 2022, que o antigo Movimento de Juventude Portuguesa da Missão Santa Cruz (dos anos 60-70), com a colaboração da Casa dos Açores do Quebeque, celebraram os 80 anos de vida e os 35 anos de sacerdócio do Padre António de Sousa, ou simplesmente o Sousa como lhe chamavam os seus colegas deste grupo.
Juntaram-se nesta noite na sede da CAQ umas 60 pessoas, com animação musical pelo António Horácio, Jordelina Benfeito e de José de Melo ao acordeão. Oriundo de Rabo de Peixe, São Miguel, Açores, o Pe. Sousa emigrou para o Canadá com 23 anos de idade e apenas a 4a classe. Apesar disso, conseguiu vencer as dificuldades e atingir a sua ambição de estudar e de ser sacerdote.
Depois de ter ingressado na Ordem dos Dominicanos, ordenou-se em 1987 e passou 26 anos como pároco da Missão do Espírito Santo em Gatineau. Reformou-se em 2021. Para além de salientar os aniversários marcantes do percurso de vida do Sousa, este encontro de antigos ‘Jovens’ pretendeu ser ‘des retrouvailles’. Neste grupo de gente nova na flor da idade naquela época determinante na vida deles, desenvolveram-se laços profundos de amizade que, para muitos, permanecem até hoje. O facto de estarem presentes no sábado tantos antigos membros, é prova que aquela vivência deixou traços. E é de notar também que um bom número destas amizades acabaram em casamento. Através dos anos, este grupo já se tinha encontrado várias vezes. Uma primeira vez em 1985, depois em 1993 e mais recentemente em 2011. No sábado, embora já de idade avançada e estarem noutra fase da vida com os seus altos e baixos, lá estavam eles outra vez para confraternizar com alegria, relembrar, matar saudades, pôr a escrita em dia e saborear. Uma menção especial foi feita igualmente lembrando todos aqueles membros que já partiram.
Podemos afirmar que o serão foi vivido num ambiente acolhedor de grande emoção, de partilha e de alegria.