José Alexandre do Nascimento Lemos de Ribeiro Franco, conhecido por Alexandre Ribeiro Franco, nasceu em Moçambique a 22 de janeiro de 1945.
Foi eleito o melhor jornalista da diáspora portuguesa através do concurso do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Secretaria do Estados e das Comunidades.
Começou a sua carreira jornalística em Moçambique, em 1969. Seis anos depois passou a subchefe da Secção Desportiva do Notícias de Lourenço Marques , hoje Maputo. Entre 1971 e 1976, Alexandre Franco foi apresentador e produtor de programas radiofónicos no Rádio Clube de Moçambique.
Entretanto vai para Portugal onde é apresentador e produtor do programa “Desporto no Mundo” na Antena 1, da Rádiodifusão Portuguesa, em Lisboa.
Alexandre decide depois vir para o Canadá, onde começa por ser gerente da Rádio Portugal de Montreal e cronista desportivo no jornal A Voz de Portugal. Em 1983 é gerente da Rádio Clube Português de Toronto. Entretanto, em 1986, Alexandre Franco funda e assume o papel de gerente da CIRV-FM 88.9, em Toronto.
Em 1990 volta à CIRV-FM e durante três anos é produtor e apresentador de vários programas radiofónicos. Nesse mesmo ano surge o projeto que lhe marcou a vida e o coração – o jornal Stadium, que mais tarde se passou a chamar Milénio Stadium. Este foi criado e fundado após a fusão de seis jornais luso-canadianos: Stadium, O Milénio, Portuguese Post, Post Milénio, Correio Português e Construction News.
Entre 1998 e 2003 assume a posição de apresentador de notícias desportivas no telejornal da OMNI-TV. Depois fica durante quatro anos a apresentar programas televisivos na FPTV e volta aos microfones da CIRV-FM.
Entre os vários momentos de sucesso profissional que teve, Alexandre Franco entrevistou figuras como o Prof. Cavaco Silva (enquanto primeiro-ministro de Portugal), Dr. Jorge Sampaio (enquanto primeiro-ministro e, posteriormente, enquanto presidente de Portugal), Dr. Mário Soares, Brian Mulroney (enquanto primeiro-ministro do Canadá), Jean Chretien (enquanto primeiro-ministro do Canadá), Dr. João Soares (enquanto presidente da C. M. de Lisboa), Dr. Santana Lopes (enquanto presidente da C. M. de Lisboa), David Miller (enquanto presidente da C. M. de Toronto), Amália Rodrigues (com o privilégio de ter sido o seu apresentador em dois espetáculos realizados em Edmonton e Calgary, no Canadá, em 1985) e Eusébio da Silva Ferreira. Alexandre Franco dedicou uma vida ao jornalismo e aos portugueses – especialmente àqueles que residem no Canadá, através da rádio, da televisão e dos jornais.
De todos nós, amigos, colegas, jornalistas, ouvintes, telespetadores e leitores – um muito obrigado. Até sempre Alexandre Franco.