Este ano, Angola caiu no Grupo D da Copa Africana de Nações, junto da Mauritânia, Burkina Faso e da Argélia, considerada por muitos uma das principais favoritas ao título do torneio. Na estreia, empate por 1 x 1 diante da Argélia e vitórias sobre a Mauritânia por 3 x 2 e na última rodada da primeira fase, mais um triunfo, desta vez por 2 x 0 frente à Burkina Faso, segunda colocada do grupo.
Mais surpreendente que o bom desempenho de Angola foi a péssima campanha da Argélia, que ficou pelo caminho, com apenas um ponto somado, na última colocação da chave. Os grandes destaques da primeira fase foram Mabululo, jogador do Ittihad Alex, do Egito e Gelson, do Al-Warkah do Catar, que juntos marcaram quatro gols.
Gelson foi ainda mais decisivo nas oitavas de final, no show angolano para cima da Namíbia. O centro-avante marcou dois gols da vitória por 3 x 0 e Mabululo também deixou a sua marca. O resultado fez com que a equipa alcançasse a mesma fase de 2008 e 2010, quando Angola conseguiu chegar às quartas de final da Copa das Nações Africanas, ainda com parte da base que fez história ao se classificar para a Copa do Mundo de 2006.
Nas quartas de final, derrota para a Nigéria pelo placar de 1 x 0, mas um resultado vendido caro em um jogo disputadíssimo, decidido com um gol do atacante Lookman, aos 41 minutos do primeiro tempo. A derrota foi uma decepção para a equipe angolana, tendo em vista que apresentou um bom futebol durante a competição, mas mostrou que a seleção vem evoluindo e conquistando cada vez mais espaço dentro do cenário africano.
O feito deste ano foi ainda mais difícil do que em 2008 e 2010, quando alcançou as mesmas quartas de final da Copa das Nações Africanas, a diferença é que nas edições passadas, a competição continental era disputada em um número menor de seleções.
Em Montreal viveu-se o espírito de Futebol com a comunidade angolana que escolheram o restaurante Piri Piri Hochelaga para celebrar as vitórias de Angola, mas no último jogo sexta-feira foi uma derrota muito triste mas todos adoraram a camaradagem e a comida do Piri Piri.