Organizada por Manuel Carvalho, escritor residente em Montreal, Canadá, acaba de ser publicada uma Antologia Literária de autores luso-canadianos.
Profusamente ilustrada com fotografias e capas de livros, com cerca de 120 nomes repertoriados, esta recolha teve como único critério de selecção os autores estarem publicados em livro, cujo conteúdo possa ser considerado uma obra literária.
Incluímos alguns autores de peças de teatro que, embora não tenham sido publicadas, foram encenadas e mereceram grande destaque.
A abrir e a encerrar a antologia (colaboração especial) publicamos dois textos, de autores ainda não publicados em livro, que são representativos de duas gerações com olhares aparentemente divergentes mas que se complementam na abordagem da temática identitária.
Como adenda, numa homenagem merecida, inserimos as biobibliografias de oito autores que, com actividades desenvolvidas no âmbito da investigação histórica, história da arte e investigação antropológica e sociológica deram um grande contributo para a divulgação da língua e cultura portuguesas no Canadá.
A génese desta obra começou em 1999 com a criação da Satúrnia – Letras e Estudos Luso-Canadianos, que incluiu um índice de escritores luso-canadianos que, gradualmente, se foi enriquecendo ao longo dos anos. Em 2015, quando Manuel Carvalho avançou com a ideia de fundar a Biblioteca José d’Almansor, em Montreal, a secção de autores luso-canadianos logo ocupou um lugar de destaque. Em 2018, a publicação da Antologia de Autores de Origem Portuguesa (Québec) foi uma consequência natural deste percurso, bem assim como a exposição Artes & Letras (2019), integrada nas comemorações do 10 de Junho, em Montreal, que contou com uma importante componente literária apoiada no material reunido na Antologia.
Como epílogo, abrangendo todo o Canadá, surge agora a Antologia Satúrnia – Autores Luso-Canadianos, com mais de 400 páginas, que vem completar o trabalho desenvolvido ao longo de mais de 20 anos e que será mais um documento ilustrativo da História da Comunidade Portuguesa no Canadá.
Embora a maioria dos textos estejam redigidos na língua portuguesa, certos autores, já com raízes mais profundas na sociedade de acolhimento, manifestaram o desejo de apresentar trabalhos nas línguas francesa e inglesa, o que só vem enriquecer este projecto e dar-lhe maior relevância, amplitude e significado.
A capa e o grafismo são da autoria de Majao-Maria João Sousa que, desde a primeira hora, abraço e acarinhou este projecto.
A publicação e distribuição gratuita desta obra só foi possível com o apoio do Consulado de Portugal em Montreal e do Camões I.P.
Estavam previstas para junho fazer apresentações da obra em Montreal, Toronto e Vancouver, mas o surgimento da pandemia que nos afecta veio alterar tudo, prevendo-se que, se a situação se normalizar até lá, estes eventos culturais possam ser reagendados para o próximo outono.