A Caixa Portuguesa Desjardins foi fundada a 8 de janeiro de 1969, por um grupo de portugueses radicados em Montreal, liderado por José das Neves Rodrigues, Jorge Trindade e mais tarde Carlos Silva. Para poder operar, a Caixa viu-se na obrigação de contraír um empréstimo de 25 000$. junto da Federação das Caixas de Economia Desjardins do Quebeque
A Caixa Portuguesa serviu sempre os portugueses na sua língua e ajudou economicamente na aquisição das suas casas e a fortalecer os laços familiares na comunidade. A Caixa Portuguesa inaugurou as suas instalações em 1980 no centro do bairro português. Ao longo dos anos, a Caixa tem apoiado associações, clubes, escolas, ranchos folclóricos, filarmónicas, etc.
Esta parte histórica é importante de compreender porque desde a sua abertura tiveram algumas renovações, mas nada comparado as estas últimas renovações. É claro que durante os últimos anos, com a Covid-19 e com todos os problemas a a mesma gerou nas nossas vidas, mudanças eram de se esperar. Foram dois anos muito difíceis e complexos para os associados e clientes da Caixa e para a população em geral.
As renovações eram praticamente inevitáveis, causou várias frustrações a muitos associados no início com todas as obras que tinham que ser feitas assim como agendamentos aos quais os mesmos não estavam habituados, mas no final tudo se compôs da melhor maneira. Falo inclusivamente por mim que por várias vezes me sentia irritado com as mudanças, mas era absolutamente compreensível, pois que de semana para semana observávamos o desenvolvimento destas renovações.
Quando a Caixa Portuguesa abriu as suas portas, todos podiam ver que as instalações estavam quase a ser finalizadas. E, o sorriso voltou a pairar nos seus clientes. Sem esquecer uma entrada tradicionalmente portuguesa com a “Calçada” um dos símbolos do nosso país, e deixem-me que vos diga que embelezou fortemente a dita entrada. Sempre que entro aquela porta sinto-me feliz e com um orgulho imenso das minhas raízes portuguesas.
LOCAL DE TRABALHO RENOVADO
Os novos locais de trabalho aproveitam a arquitetura atual do edifício dando uma ampla variedade de espaços de trabalho compartilhando as características de ser fluído, flexível, natural e luminoso.
A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DO CLIENTE
A vasta área da Caixa Portuguesa Desjardins é agora um espaço mais alegre sem linha de espera e sem tropeços uns nos outros, graças ao serviço automatizado de senhas, o que facilita enormemente o atendimento ao cliente.
Quero dar os parabéns aos arquitetos que realizaram este trabalho, a todos os empregados que estiveram a trabalhar durante todas as renovações e que se sujeitaram a comentários desagradáveis da clientela e eu mesmo presenciei alguns deles. E por fim aos clientes pela paciência que tiveram durante as renovações.
E por finalizar, lanço um convite a todos clientes e não clientes a fazerem uma visita à nossa Caixa Portuguesa, vale a pena dar uma vista de olhos.