A Comunidade portuguesa de Laval, sobretudo a oriunda dos Açores, celebrou no último fim de semana, dia 22 e 23 de agosto a festa do Bom Jesus Senhor da Pedra e Nossa Senhora das Estrelas.
Devido á possibilidade de transmição deste terrivel virus que nos terrorisa desde o principio da pandemia, o formato desta festa teve que ser ajustado á realidade que vivemos.
Mas, se por estas razões bem justificadas, pois os factos não mentem, a grandeza com que esta festa era celebrada em tempos não muito remotos, foi bastante reduzida, a fé e a devoção destes fieis devotos ao Senhor da Pedra, essa, não perdeu nada da sua dimensão.
No sábado, também para que o Senhor da Pedra saísse do seu confinamento, a imagem foi transferida da capela para a igreja, seguida de uma missa solene.
No domingo, missa solene ao meio dia, seguida duma simbólica procissão á volta da igreja, seguida por uma não menos simbólica venda de malassadas.
Perante uma igreja cheia, nos limites das regras sanitárias bem entendido, logo a seguir à homilia, o Sr. Padre Aldo Xavier gratificou-nos com uma excepcional interpretação da canção do falecido montrealense Leonad Cohen com a canção “Alleluia”!
Escusado dizer que perante esta emocionante atuação a assembleia retribuiu com uma longa ovação de pé. Definitivamente, o padre Xavier não pára de nos surpreender.
Em seguida foi rezada em comun uma oração especial dedicada ao Senhor Bom Jesus da Pedrada Pedra e Nossa Senhora dos Anjos.
Apesar da pequena festa, esta foi a única “festa” celebrada este ano na nossa Missão. Para o próximo ano, façamos votos para que a sombra da Covid-19 tenha desaparecido dos nossos radares e que a nossa assim como todas as outras comunidades possam dar lugar às celebrações, tanto religiosas como profanas, afim que os costumes e tradições iniciadas pelos nossos antepassados possam permanecer ainda por muitos anos.
Texto escrito por: Tony Saragoça