AS ‘Grandes’ Festas do Divino Espírito Santo estão a beira de ser anuladas para 2022

O tempo do Covid “acabou”, sim o governo finalmente disse várias vezes que o Quebec não pode continuar com incertezas com a Covid, e mesmo o novo diretor por interim disse bem claramente que devemos viver com este bichinho e vão continuar com o desconfinamento, que a população apanha ou não devemos continuar as nossas vidas como era antes.
Eu sempre disse,… desde o início desta pandemia, há duas janelas. A primeira janela é o verão e a segunda é antes do Natal.
Porquê?
É simples,… o vírus não gosta do frio,… então durante o verão está dormindo e antes do Natal começa a acordar. Isto é uma visão simples a dizer mas na realidade a comunidade não pode continuar assim. Tal como o centro da cidade de Montreal!
Há uma economia que se fez com os trabalhadores, os que vêm de férias para visitar a nossa cidade e as pessoas que são os consumidores.
Tirando todos os trabalhadores, funcionarios e pessoas que vai e vem para fazer negócios, o centro da cidade foi um deserto completo, vi isso durante a pandemia e faz medo, porque não se via ninguém nas ruas tal como a rua Ste-Catherine onde havia milhares de pessoas a andar, hoje vê-se muito pouco,… não como era antes.
É dificil compreender.
Mas as grandes festas são assim. Sem o Santo Cristo, Espírito Santo e Nossa Senhora do Monte,… há muito dinheiro investido para toda a comunidade. Sim, um bebe uma cerveja na festa, é dinheiro que entra, as pensões, é dinheiro que entra, as compras das carnes para a festa do Espírito Santo, os artistas que vão cantar, as rematações, o petiscos, que vais comer, os donativos e os investimentos vão fazer mexer todos, mesmos os restaurantes, comércios a volta da Santa Cruz, e mesmos os hóteis em Montreal. A comunidade precisa destas festas a igreja precisa, e o nosso povo precisa também. O passarinho disse-me que as grandes festas do Espírito Santo em Santa Cruz e Anjou não vão ser feitas, e há uma probabilidade que Ste-Teresa vão ser feitas. Eu não compreendo como é que um padre e as comissões podem decidir que não vão fazer nada este ano. Sim, é verdade é muito trabalho mas a comunidade precisa. Em Toronto vi que a máquina já começou, 5 a 6 festas por fim de semana, e são as associações que estão a frente da comunidade, e eles precisam de dinheiro então eles fazem,.. Aqui Anjou, Hochelaga, Clube Portugal, Associação Portuguesa do Canadá e a Casa dos Açores estão a recomeçar pouco a pouco, e isso é importante,… mas onde está Água de Pau, Ribeira Quente, Rabo de Peixe que fazem as maiores festas e fazem mexer a comunidade. Precisamos deles!
Ao menos, Hochelaga vai a frente, e, vão fazer as festas do Espírito Santo, onde estão os outros?
Terça-feira ouvi que todos os festivais vão recomeçar em grande, tal como o festival de Jazz, filmes, Francofolie, Nuits d’Afrique, etc.
Onde está o nosso festival de folclore,… o Festival Portugal, em vez de investir nas nossas associações vão investir aos italianos,… WOW!
Onde estão os líderes da comunidade para fazer mexer a nossa comunidade? Será que A Voz de Portugal deve ir a Toronto fazer reportagens das festas? Porque aqui as pessoas tem medo de trabalhar…
Houve mais um passarinho que me ligou a última hora que as festa dos Espírito Santo de Laval vão decorrer. Sem trabalho,… nada se faz!