O Espírito Santo, é fé e luz que ilumina a vida de quem tem crença e devoção na terceira pessoa da Santíssima Trindade, quem nem as trevas da pandemia apagaram!
O pai é Deus, o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.
Para os crentes, a Santíssima Trindade não precisa de explicação, é simplesmente um mistério da fé.
Foi no mês de Maio do ano de 2019, que fui convidado pelo casal Antero e Rosa Branco para participar na coroação do segundo domingo, da mordomia da missão de Santa Cruz em Montreal, os terceirenses dizem domingo e nos micaelenses dizem dominga, mas a fé, crença e devoção do divino Espírito Santo é a mesma em qualquer das nove ilhas do arquipélago dos Açores.
Mas como é sobejamente do conhecimento de todos a pandemia se instalou nas nossas vidas e as tradições foram todas postas de lado, nada se fez, durante este tempo todo.
Felizmente ainda com algumas precauções, no transacto domingo dia 1 de Maio, na igreja de Santa Cruz foi realizada a coroação do Segundo domingo do Espírito Santo.
Os domingos e respectivas coroações do Espírito Santo, que honra a terceira pessoa da Santíssima Trindade, são as mais populares festas dos Açores e da comunidade.
Depois da coroação a família Branco convidou os familiares e amigos a um almoço convívio no restaurante Estrela do Oceano, aonde foram gracejados com um repasto típico do Espírito Santo à moda da ilha Terceira.
As deliciosas sopas do Espírito Santo, Alcatra, e arroz doce que maravilha. Foi um dia bem passado entre amigos que já não os via há muito tempo.
O tempo passa, mas as tradições ao divino Espírito Santo não morreram, em nunca morrerão na memoria do povo Açoriano.
Viva o Espírito Santo e a família Branco.