Nona prova deste Campeonato do Mundo da Fórmula 1, esta tendo como palco o famoso circuito de Spielberg, casa da equipa Red Bull e isto para o Grande Prémio da Austria. Um circuito com 41 anos de provas de F1, mas somente 35 oficializadas. Tem somente dez curvas, três linhas de DRS e serão precisas 71 voltas de 4,318 km para se fazerem os 306,578 km oficiais da prova. O Grande Prémio da Áustria acaba de estender o seu contrato até 2030.
Como estava programado este fim de semana e isto na sexta feira tivemos mais umas classificativas para a corrida SRINT, com Max Versttappen a arrancar a famosa Pole Position (esta que lhe permite ser pole na corrida de domingo) e isto depois do piloto da casa sair ileiso de uma possivel punição por ter retardado Hulkemberg em pista. Um facto inedito nesta sessão, foram anulados 47 tempos classificatorios por motivos de limite de pista Entretanto recebemos uma triste noticia Dilano Van’t Hoff 18 anos morre hoje num acidente em Spa – Francorchamps na Bélgica numa corrida da Formula Regional By Alpine. Paz a sua Alma.
Uma boa noticia da Alpine, foi o partenariado com os actores de Hollywood Ryan Reynalds Rob Mcelhenney Michael B. Jordan os quais investiram na equipa francesa 200 milhões de dolares. A 12 e 13 de julho a Alpine estará no circuito internacional de Portimão para uma série de testes. Outra novidade é o facto da equipa Alpha Tauri ir mudar de nome em 2024 , embora ainda não divulgassem o novo nome o seu piloto Yuki Tsunoda já falou; (gostaria de poder ficar na equipa pelo quarto ano consecuitivo) A McLaren e tal como estava previsto,apareceu em Spielberg com enormes modificações,bem benéficas para a equipa Britanica com o jovem piloto Lando Norrris a fazer a diferença e neste sábado ,depois de Max Versttappen ter ido buscar mais uma pole position “esta para a corrida SPRINT” e de Sergio Perez fechar em segundo, Norris arranca a terceira posição na partida. A McLaren que estará também em Portimão a fazer testes com Mick Schumacher de 4 a 6 de Julho.
Sábado a verdadeira corrida SPRINT a segunda na temporada com 24 voltas a rodar e uma largada na chuva com Charles Leclerc, Ferrari a ser penalizado em três lugares por ter prejudicado Piastri na sua volta rápida e Bottas com pneus médios a largar das boxes, luta de Perez e Verstappen com o mexicano a pôr as quatro rodas do holandês fora de pista e Norris com forte travem a descer para decimo. Super arranque Lance Stroll e Alonso quinto e sexto na decima primeira volta, Impecavel Hulkemberg Hass, segundo na corrida na 12 volta. Dobradinha da Red Bull na SPRINT com vitoria de Verstappen, seguido de Perez e Sainz. Stroll e Alonso quarto e quinto com Hukemberg, Ocon e Russell os oito primeiros a pontuarem. Um ponto notório foi a evolução da Ferrari neste cirrcuito embora Charles Leclerc continue a dizer que: “ainda há muito trabalho a fazer, para a corrida e com tempo bom poderemos ser mais fortes”.
Domingo, a primeira noticia que nos chega é que Kevin Magnussem e Nyke De Vries depois de terem trocado varias peças nos seus monolugares vão largar da linha das boxes. Forte arranque de Verstappen e uma luta dos Ferrari de Leclerc e Sainz ,isto até à entrada do carro de segurança na primeira volta devido a destroços espalhados pela pista por toques entre varios pilotos. 4ª volta e recomeço da corrida.14ª volta Hamilton e Tsunoda recebem bandeira preta e branca por exceder os limites de pista , com 5 seg. de penalização. 15ª volta entrada aos pits para mudanca de pneus e isto depois do carro de segurança virtual ser assinalado pelo abandono de Hulkemberg ,Haas. Da 25ª a 36ª voltas penalização de 5 seg a Esteban Ocon e a Carlos Sainz, Albon, De Vries, Gasly, Sargent, Magnussen, estes por limite de pista. 52 volta e belissima luta entre Norris, Sainz e Perez animam um pouco esta corrida toda ela cheia de penalizações, que até nos esquecemos de Max Verstappen lider da corrida ele agora com 21,571 seg. de avanço sobre Charles Leclerc e vencedor na casa da sua equipa Red Bull deste Grande Premio da Austria a sua 42 victoria em carreira e a quinta na Austria. Leclerc, Ferrari e Sergio Perez, Red Bull composeram este Podio. Tivemos que esperar bastante tempo pois nada menos nada mais que oito pilotos foram penalizados e evidentemente que a classificação final seria outra e quem ganhou foi Lando Norris e Fernando Alonso que subiram ao quarto e quinto lugar respetivamente, Carlos Sainz baixou para o sexto lugar, George Russel subui para setimo, Lewis Hamilton baixou para oitavo ,Lance Stroll subui para nono e Pierre Gasly baixou para decimo. Esteban Ocon, De Vries e Tsunoda tambem foram penalizados.
Feliz por ver toda esta multidão laranja através do circuito, quero agradecer a Red Bull pelo excelente e magnifico trabalho no meu carro disse Verstappen. Estamos melhorando esperamos que em Sylverstone seja ainda melhor, falou Leclerc. Depois de ter passado mal, doente e com febre não podia esperar melhor ,comentou Sergio Perez.
Proximo encontro em Sylverstone no Grande Prémio da inglaterra a 9 de julho.