Décima quinta provra deste calendário do campeonato do mundo da FORMULA 1 este realizado no Centenário Autodromo Nacional de Monza, o qual recebe a modalidade desde 3 de setembro de 1922 e consagrado quartel general da Ferrari, pois trata-se como é evidente do Grande Prémio de Itália.
Como infraestrutura houveram umas modificações no circuito em 1980, agora tem 5,793Km, 53 voltas e apenas 11 curvas. É espetacular a presença dos milhares de TIFOSIS que invadem este circuito apoiando a equipa do Cavalinho Rampante. E, depois das fracas prestações esta época, será que a equipa desta feitta vai encher de alegria os corações destes seus adeptos? Fabulosa a presença na ordem dos 304, 124 mil espectadores.
A Mercedes, depois de várias especulações, confirmou através de um comunicado que Lewis Hamilton e o seu companheiro de equipa George Russell permaneceram na equipa até 2025. A nossa colaboração com Lewis foi uma da mais frutuosa na história deste desporto, daí para nós, “esta será uma formalidade para continuarmos juntos”, disse Toto Wollf. Relembro que Lewis Hamilton agora com 38 anos tinha dito que: “não pensaria permanecer na Formula 1 até aos seus 40 anos de idade mas… a verdade é que com a idade que tenho nunca imaginei que me sentiria hoje quer fisicamente, quer mentalmente preparado para continuar”, veremos!
Nota curiosa Fernando Alonso participa pela vigésima vez no GP de Monza e no final desta corrida o espanhol é o primeiro piloto a totalizar 20 mil voltas na FORMULA 1. Ainda nesta sexta-feira e na última sessão de tempos livres o aniversariante Carlos Sainz, Ferrari foi o piloto mais rápido do dia.
Sábado e para as classificativas, no Q1 ficaram; Zho, Alfa Romeo, Gasly e Ocon, Alpine, Magnussen Hass e Stroll, Aston Martin. No Q2, Tsunoda e Lawson, Alpha tauri Hulkenberg, Botas, Alfa Romeo e Sargeant Williams e por fim o Top 10 com Carlos Sainz, Ferrari a oferecer a sua equipa a 23ª “POLE POSITION” em Monza, seguido de Verstappen, Leclerc, Russel, Perez, Albon, Piastri, Hamilton, Norris e Alonso. Pelo segundo Grande Prémio Liam Lawson substitui Daniel Ricciardo na Alpha Tauri, este vitima de um acidente o qual fraturou a mão esquerda.
Domingo com uma temperatura altissima na ordem dos 43 graus no asfalto e 29 no ambiente e largada retardada pois o Alpha Tauri de Yuki Tsunoda abortou, com problemas de motor na volta de formação.
Relargada e ao contrario de vários anos, não houve algum acidente na primeira curva, mantendo-se Carlos Sainz, Ferrari aos comandos da mesma, com Verstappen nas suas traseiras a fazer forte pressao e a tentar a ultrapassagem, passando-se o mesmo com Sergio Perez na 8ª volta a tentar o tudo para passar George Russell. 15ª volta e finalmente Max Verstappen é o novo líder depois dos dois pilotos terem queimado a travagem,16ª volta e Perez deixa para traz Russell. 20ª volta e Sainz vai mudar de pneus. 24ª volta e toque entre os dois McLaren, saindo Norris a ganhar a Piastri. 27ª volta Russell é penalizado em 5seg. Recordo que Sergio Perez mudou de motor este fim de semana, mas não é motor novo!!! 33ª volta e Perez, passa Leclerc numa belissima batalha pela terceira posição na corrida. 43ª volta e toque entre Hamilton e Piastri com a perca do airleron dianteiro do McLaren MCL60. Hamilton é penalizado também em 5seg. A Mercedes com os seus dois pilotos em infração e a Red Bul com 1 e 2 na corrida. Super corrida de Alex Albon e o seu Williams em contrapartida Sargeant é penalizado em 5seg, por acidente com Valteri Botas.
52ª volta e vitória de Max Verstappen a sua décima na época batendo mais um recorde histórico e a sua 27 vitória na F1, seguido de Sergio Perez, na dobradinha da Red Bull e Carlos Sainz, Ferrari nomeado piloto do dia a fechar o pódio.
“tive problemas no final da corrida com o meu carro, mas foi uma vitoria impressionante tanto mais que alcancei as dez tao desejadas”, disse Max Verstappen, por sua vez Sergio Perez comentou “foi o maxmo que poderíamos ter alcançado,sim tive muitos problemas com os pneus, mas estou contente”.
O espanhol Carlos Sainz disse: “não podia ser mais dificil do que foi hoje, pilotei mesmo ao limite, fabulosa a luta com Charles, mas… estou felicissimo com este pódio”.
E tal como começamos a nossa reportagem “será que os corações dos TIFOSIS vão estar cheios de felicidade?” posso vos garantir que sim e a prova esteve no final da corrida aonde um MAR DE GENTE invadui por completo a pista em frente ao pódio, digno de ser visto, mas é MONZA a casa da FERRARI.
Próximo encontro a 17 de setembro no GP de Singapura.