Quem não se recorda de Sochi e dos seus Jogos Olímpicos em 2014, pois já lá vão sete anos e desde então no mesmo parque desportivo temos este magnífico Autódromo desenhado pelo famoso arquiteto Hermann Tilke. Com as suas 18 curvas e longas linhas retas é efectivamente um circuito de aceleração e travagem com muitos pontos de ultrapassagem.
E logo no termo do Q2 e quando faltavam apenas dois minutos e quinze segundos para o final da mesma Sebastian Vettel, Ferrari depois de ter rodado na bordura de separação da pista ,perde controle e bate fortemente contra as barreiras de segurança, sob os olhares atentos do seu companheiro de equipa Charles Leclerc que tudo fez para evitar e não atingir o alemão, mas que também não passou ao Q3. Secção interrompida com bandeira vermelha. Evidentemente que são momentos frustrantes para todos os Tifosis e não só pois já há muitos anos que não víamos a Ferrari em tal situação. Lance Stroll, Racing Point, com problemas no seu monolugar, não participou no Q3, largando na corrida em 11 lugar. A Racing Point mudou este fim de semana substancialmente a aerodinâmica do seu monolugar, chassi etc. Lewis Hamilton,Mercedes com 1 313 304 seg, bate mais um recorde da pista e largou da primeira linha (a sua 96 pole position) ao lado de Max Verstappen, Red Bull seguido de Valtteri Bottas e Sergio Perez, Racing Point. Liberty Media anunciou a saída Chase Carey actual presidente e CEO sendo substituído por Stefano Domenicali.No entanto Mr. Carey ficará com as funções de presidente não executivo.Chase fez todo um trabalho remarcável na Fórmula 1, sobretudo e, para completar os seus feitos, este provisório Campeonato do Mundo em tempos de pandemia do Covid-19.
Hoje dou destaque ao filho de Michael Schumacher, Mick Schumacher que venceu neste sábado a primeira corrida da décima etapa da Fórmula 2 e, quem sabe podemos o ver já no próximo ano na Fórmula 1. Rumores já circulam.
Domingo, ficamos impressionados de ver o número de fãs presentes no circuito, sobretudo na linha dos pits e no paddock club! até parecia um Grande Prémio em tempos normais…
As vermelhas dão lugar às verdes e largada lançada com Hamilton a não perder tempo a se oferecer os comandos da prova seguido de Valtteri Bottas. Ainda não estava completada a primeira volta Lance Stroll, Racing Point e Carlos Sainz McLaren, dizem o seu adeus a Sochi. Sainz pediu desculpas pelo erro a equipa pois tentou ir rápido demais na saída da área de evacuação e bateu fortemente com a roda esquerda no muro de proteção.
Desta feita Charles Leclerc, Ferrari, encostou o seu pneu frontal direito nas traseira do Racing point de Lance Stroll, obrigando o piloto canadiano a um forte saída de pista. “Perez escorregou e eu desviei não pude evitar Lance”, disse Leclerc.
Hamilton acaba de receber uma dupla penalização de cinco segundos por ter violado o espaço na largada.
Hamilton domina o Campeonato de Pilotos com 205 pontos seguido de Valtteri Bottos 161.Nos Construtores a Mercedes domina com 325 pontos seguidos da Red Bull Racing com 173 e a McLaren Renault com 106. Hamilton teria sido penalizado no final da prova “por arranques fora da zona designada”, com dois pontos na sua superlicença da Fórmula 1 o qual somaria agora para 10 os pontos já perdidos o que com 12 perde um Grande Prêmio mas, os comissários resolveram retirar os dois pontos e multarem a Mercedes em 25 mil euros boa notícia para o líder do campeonato.
RESULTADOS FINAIS
1-Valtteri Bottas, Mercedes; 2-Max Verstappen -Red Bull; 3-Lewis Hamilton -Mercedes; 4-.Sergio Perez -Racing Point; 5-Daniel Ricciardo -Renault.
Próximo encontro a 11 de outubro no Grande Prémio da Alemanha em Nurburgring, depois sim caro amigo a 25 de outubro teremos o nosso GRANDE PRÉMIO de PORTUGAL.
Artigo de Helder Dias