F1: Valtteri Bottas Vence o Primeiro GP de 2020 na Áustria

Até parece que foi ontem caros leitores e cá estamos nós, prontos e preparados para uma curta, mas excitante época, deste nosso desporto favorito que é a FORMULA 1, tendo como elo de ligação este vosso jornal A VOZ de PORTUGAL à 25 anos consecutivos.É obra!
E, depois que esta crise do Covid-19 tivesse interrompido a temporada 2020 em Melbourne, antes mesmo, que os carros fossem para a pista, a FORMULA 1 voltou esta semana após sete meses de interregno, mas desta feita sem público e respeitando as normas de segurança, não somente com as medidas de higiene como também no uso obrigatório de mascaras protectoras.
E, voltou forte com, a Mercedes GP bem lá na frente, e bem diferente pois Toto Wolff resolveu apoiar a causa de Lewis Hamilton contra o racismo e pintou os monolugares em preto. Nós, que a anos vinha-mos a chamar-lhes (os Flechas prateadas, modificamos hoje pelos flechas negras) na justa causa.
Sábado e quando da primeira secção classificativa Valtteri Botas foi mais rápido que o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton numa final verdadeiramente emocional batendo ao mesmo tempo o recorde da pista no Red Bull Ring com 1,02,939 seg. Lewis Hamilton e Max Verstappen foram os três primeiros, mas Hamilton foi penalizado em três segundos na partida da grelha por não ter respeitado as bandeiras amarelas no P3. Belíssima prestação dos Racing Point com Sergio Perez a largar na sexta posição e Lance Stroll em oitavo.
Domingo e depois que a maior parte dos pilotos unidos na luta contra o racismo encostassem o joelho por terra e com uma temperatura da pista na ordem dos 55 graus, foi lançado o primeiro Grande Prémio FORMULA 1 de 2020.
Brilhante largada para Valtteri Botas e Mercedes mas… decepção logo nas primeiras voltas, quando um dos favoritos, neste caso Max Verstappen Red Bull, que no momento pressionava Bottas ,vitimado com um problema no sistema electrónico foi obrigado a abandonar, comungando da mesma forma Daniel Ricciardo da Renault F1 e o canadiano Lance Stroll Racing Point duas voltas mais tarde, juntando-se a este pequeno grupo, Kévin Magnussen da Hass, e o seu companheiro Romain Grosjean com falta de travões. George Russel da Williams com problemas de motor e mal posicionado em pista obrigou a entrada do carro de segurança. Mas não terminava esta serie de abandonos! Na 56 volta Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, perde uma roda e obriga a mais uma presença do carro de segurança, o qual nitidamente favorece a Mercedes na sua estratégia de corrida. Entretanto com uma manobra dita perigosa e obrigando a uma saida de pista de Alex Albon da Red bull ,Hamilton Mercedes GP, depois do julgamento dos comissários de pista, é penalizado em 5 seg.
Mas esta corrida (LOUCA) não se terminava assim pois Sergio Pérez Racing Point ,na quarta posição na corrida é por sua vez também penalizado em 5seg por velocidade a mais na linhas dos pit’s.
E mais um abandono, desta feita Danil Kvyat Toro Rosso com um furo no pneu traseiro a duas voltas do final.
Lamentável a prestação da Ferrai que na corrida esteve muito longe dos outros, mas que graças a todas estas penalizações e acidentes conseguiu ainda com Charles Leclerc chegar a segunda marcha do pódio enquanto o seu companheiro de equipa Sebastian Vettel terminaria em décimo lugar.
Um podio que teve como vitorioso Valtteri Botas, Mercedes GP um Bottas impecável durante todo o fim-de-semana e liderando de ponta a ponta embora com muitas dificuldades no controle do carro pela falta de travões. E pela primeira vez Lando Norris da McLaren termina num brioso e merecido terceiro lugar. Caso curioso ainda para reivindicar mais a luta contra o racismo não houve celebração de champanhe. Dos 20 carros que largaram para o Grande Prêmio da Áustria, apenas 11 receberam a bandeira a chegada. Entre esses onze o canadiano Nicholas Latifi da Wiliams o qual participou na sua primeira prova da Formula 1. No final da corrida Sergio Pérez e Lance Stroll comentaram satisfeito: “Lutamos muito hoje o sexto lugar é uma boa maneira de começar a temporada, mas poderíamos ter terminado ainda mais na frente. Os carros de segurança também não nos favoreceram mas é fácil dizer isso depois da corrida”.
Já Stroll ficou triste: “Entrei bem na corrida, mas rapidamente comecei a perder potência no motor. Tentamos fazer variadas alterações e configurações, mas tivemos que retirar o carro. Analisaremos o problema e voltaremos mais fortes na próxima vez.

RESULTADOS FINAIS
1-Valtteri Bottas (Mercedes)
2-Charles Leclerc (Ferrari)
3-Lando Norris (McLaren/Renault)
4-Lewis Hamilton (Mercedes)
5-Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault)
6-Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes)
7-Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
8-Esteban Ocon (Renault)
9-A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
10-Sebastian Vettel (Ferrari)

Voltamos dentro de uma semana para a segunda ronda no mesmo circuito desta feita com o nome de Grande Prémio da Estíria.