Luís de Moura Sobral nasceu em Viseu. Em Portugal frequentou os cursos universitários de Direito e Filosofia. Fez uma licenciatura em História da Arte e um doutoramento em Arqueologia e História da Arte na Universidade de Lovaina (Bélgica). Em 1971, radicou-se em Montreal.
Com um percurso universitário impressionante, foi professor titular de História da Arte, na Universidade de Montreal e assumiu paralelamente a função de director neste mesmo departamento.
Fundou e foi professor titular da Cátedra da Cultura Portuguesa na Universidade de Montreal. Comissariou algumas exposições em Portugal: A primeira foi sobre Bento Coelho, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Em 2004, comissariou a exposição Pintura Portuguesa do Século XVII. Histórias, Lendas, Narrativas, apresentada no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, do 4 de Fevereiro ao 2 de maio. Obteve várias distinções entre as quais se destaca a de Grande-Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, Portugal (2001). O seu filme Azulejos. Une utopie céramique, 2013, obteve o Prémio Documentário 2012 do Projeto SOS Azulejos (Lisboa).
Algumas das obras de LMS: (Livros e partes de livros)
Surréalisme périphérique. Actes du colloque Portugal, Québec, Amérique latine : un surréalisme périphérique?, coord., Université de Montréal, Département d’histoire de l’art,.1984.
Le surréalisme portugais, Université de Montréal, Département d’histoire de l’art, 1984.
Vilallonga. Les lieux du rêve. Cloister of Dreams, Montréal, Éditions Broquet (Collection Apogée), 1993, 1994. Pintura e Poesia na Época Barroca. A homenagem da Academia dos Singulares a Bento Coelho da Silveira, Lisbonne, Editorial Estampa (Collection Teoria da Arte), 1994, 1995.
«Cândido Costa Pinto. Pintura e Desenho», Catalogue de l’exposition Cândido Costa Pinto. Retrospectiva 1911-1977, Figueira da Foz, Museu Municipal Dr. Santos Rocha/Assembleia Figueirense, Lisbonne, Centro de Arte Moderna, 1995. Do Sentido das Imagens. Ensaios sobre pintura barroca portuguesa e outros temas ibéricos, Lisbonne, Editorial Estampa (collection Teoria da Arte), 1996. Bento Coelho (1620-1708) e a Cultura do seu Tempo, dir., Lisbonne, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1998. Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII. The Total Work of Art in the 17th and 18th Centuries, Lisbonne, 2 vols., Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999. Pintura Portuguesa do Século XVII. Histórias, Lendas, Narrativas, Lisbonne, Instituto Português de Museus, 2004. « Pintura Portuguesa em Faro numa Época de Crise », Pinturas do Barroco em Sevilha e no Algarve. Contactos, Coincidências e Discordâncias, Museu Municipal de Faro, 23 de Setembro – 26 de Novembro de 2017.
Luís de Moura Sobral 1943-2021
Faleceu em Montreal, no dia 11 outubro de 2021.
Professor emérito da Universidade de Montreal onde leccionou durante 40 anos, Luís de Moura Sobral também recebeu as distinções Académico Correspondente Nacional da Academia, Nacional de Belas Artes de Portugal e recebeu a ordem da Infanta Dom Henrique de Portugal. O velório será quinta-feira 21 de outubro de 2021 das 16h às 20h no “Complexe funéraire Mont-Royal” situado no 1297 chemin de la Forêt, Outremont, Montréal, Québec, Canada H2V 2P9
As nossas simpatias para a família do senhor professor da parte do jornal A Voz de Portugal.