Festa da Vindima organizada pelo Grupo dos Bailinhos dos Amigos de Rabo de Peixe

Sábado passado 21 de setembro no salão de festas da Missão de Nossa Senhora de Fátima em Laval teve lugar a primeira Festa da Vindima organizado pelo Grupo dos Bailinhos dos Amigos de Rabo de Peixe, a ideia de António Calisto e de Natércia Calisto com o objetivo de angariar fundos para fazer uma viagem a São Miguel em 2020 para celebrar o 20º aniversário do Círculo dos Amigos de Rabo de Peixe e para participar nas festas religiosas de Nossa Senhora do Rosário padroeira da vila de Rabo de Peixe.

Foi sem dúvida um serão bem passado. António e Natércia Calisto ofereceram as boas-vindas, o Grupo dos Bailinhos deu início ao serão com o tradicional Bailinho das castanholas à moda de Rabo de Peixe, Jordelina Benfeito encantou todos presentes com os seus fados, Vasco de Sousa surpreendeu várias pessoas com a sua atuação cantando uma música, e DJ Jeff Gouveia como já é costume animou a malta até tarde com boa música e muita animação.

A equipa da cozinha apresentaram uma ementa de cinco estrelas. Parabéns a toda a equipa e a todos que participaram nesta Festa da Vindima. Antigamente as Vindimas eram muito diferentes dos dias de hoje. Os homens pisavam as uvas e as mulheres e jovens cantavam enquanto vindimavam, sempre havia alguém a tocar o acordeão ou a viola para animar a malta. Os homens como eram mais fortes carregavam os cestos carregados de uvas para pisar as uvas nos lagares nas quintas. As vindimas reúnem tradições e conta história do nosso povo que vale a pena conhecer e falar das vindimas com os nossos filhos e netos.

Com o passar dos tempos as vindimas passaram a ser feitas com várias máquinas para facilitar o trabalho. Em Portugal existem vários lugares (quintas) com “Programas de Vindimas” uma atividade que oferece uma oportunidade para conhecer uma experiência turística com tradição sobre as vindimas.

Sabia que há zonas em Portugal onde as vindimas se fazem até ao mês de novembro, o transporte das uvas é muito importante, deve ser feito corretamente porque com o calor as uvas fermentam antes do tempo. É muito necessário ter um grau de acidez indicado, porque com o passar do tempo a acidez passa a açúcar, depois este açúcar passa a álcool.

Sobretudo para o vinho ser bom é muito necessário escolher uma data específica em que se devem iniciar as vindimas. Desejamos muito sucesso a todos os nossos leitores que estão nas suas lidas de produção do seu próprio vinho, boa sorte e boa pinga.