Historiar a nossa comunidade é um grande trabalho que exige muita dedicação a tudo o que se passa e as mudanças. Em 2018 uma das maiores mudanças foi iniciada na Santa Cruz pelo padre José Maria Cardoso e foi para o melhor da nossa comunidade, dando a possibilidade para que todos fossem Mordomo das grandes festas do Espírito Santo na Santa Cruz.
As grandes mudanças iniciaram-se pouco-a-pouco com as grandes festas da Santa Cruz. A Associação Saudades da Terra Quebequente estão a tomar contar das grandes festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, as festas dos Espírito Santo estão a cargo de uma linda comissão que tem uma grande fé nas nossas tradições, a festa dos madeirenses tem um bom grupo de trabalhadores que adoram as suas raízes, e o resto das comemorações da Santa Cruz têm uma equipa que querem continuar e ajudar a Igreja Santa Cruz com fé e boa vontade sem resmungar e criticar o próximo. É assim que devemos continuar em força para o bem da nossa comunidade.
Em junho de 2019 Sara Batista e Carlos Medeiros foram eleitos para serem os Mordomos de 2019. Não são ricos nem pobres, e sempre admirei este lindo casalinho. Eles já festejaram o Espírito Santo à sua maneira e tentam agradar todos.
O custo de uma festa do Espírito Santo não é como antigamente. Há 20 anos podiamos fazer uma grande festa com 2000$ e todos davam e ajudavam. Hoje a realidade é muito diferente. o custo de uma festa do Espírito Santo é de 20 000$ mais ou menos, e, se ninguém ajudar é ainda mais difícil. Pela segunda vez consecutiva, há uma angarição de fundos para ajudar a comissão e a Mordoma a enfrentar os custos desta festa. O ano passado a mordoma deu alguns dinheiritos para ajudar a nova comissão.
Este ano na parte da animação tivemos Eddy Sousa com DJ XMEN que fizeram um grande espetáculo, fazendo mexer toda a sala até à última. Depois tivemos uma surpresa, Bernard, ele canta todas as quintas-feiras no restaurante Casa do Alentejo.
E para finalizar esta linda noite,… tivemos um grande cantor dos Estados Unidos, um dos meus preferidos, David DeMelo que também fez um show memorável. Também é de notar que um dos melhores DJ dos Estados Unidos veio acompanhar David DeMelo, DJ MELO, falei com ele sobre a possibilidades de vir apresentar um espetáculo na comunidade no próximo futuro com ele. Um dos momentos mais notáveis foi no final quando Eddy Sousa e David DeMelo cantaram a canção muito popular do Xutos e Pontapés, Minha Casinha, uma canção Rock inegualável em português. Também podemos salientar que tudo correu muito bem e a comida foi muito boa e bem servida. A equipa do bar foram rápidos e simpáticos. Sem esquecer que as crianças tiveram uma surpresa, um bar a “bombom”. Todas as crianças adoraram.
Houve as rifas, aqui estão os grandes vencedore: 7º prémio 50$ no Cantinho – Eduarda Branco;
6º prémio 100$ no Pharmaprix – Adelaide Dias;
5º prémio 100$ na Casa Minhota – Samantha Batista; 4º prémio: Relógio da Swatch num valor de 149$ da Bijouterie Rosas – Gabriela Alves; 3º prémio 250$ de desconto da Agência Algarve – João Carvalho; 2º prémio batedeira da KitchenAid num valor de 399$ da quinquilharia Azores – Olívia Tavares; 1º prémio Viagem aos Açores de Azores Airline – Paula Pacheco.
Sem esquecer o mestre de cerimónia Jerry Arruda que fez um sensacional trabalho durante toda a noite. A comissão do Espírito Santo está de parabéns.