Para os não iniciados os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMAs) são os únicos prémios de música em que qualquer pessoa com ascendência portuguesa é elegível, independentemente de onde no mundo residam ou se são músicos profissionais ou amadores. Além disso, as músicas podem ser cantadas em qualquer idioma.
Nesta sétima edição do IPMA decorreu no Zeiterion Theatre. Desde 2013, o International Portuguese Music Awards tem como objetivo reconhecer e promover globalmente a música produzida por artistas de ascendência portuguesa. O show de 2019 foi realizado no dia 18 de maio em New Bedford com os co-anfitriões Cátia Aldeagas, Ricardo Farias e teve um convidado especial, Mike Rita, um comediante luso-canadiano que fez um grande show no início do espetáculo assim como na segunda parte.
Este ano foi um ano muito especial porque, pela primeira vez na história do IPMA, A Voz de Portugal foi a primeira empresa no Quebeque a patrocionar este evento, e já sabemos que para a próxima edição do IPMA vamos continuar a apoiar estas lindas iniciativas que promovem o nome Portugal e a nossa cultura através do mundo. É muito importante incentivar estes acontecimentos e promover a nossa comunidade, não só em Montreal, mas em qualquer evento que possa enriquecer a nossa cultura.
Na parte do espetáculo tivemos grandes artistas que pisaram o palco tal como Nuno Bettencourt, João Pedro Pais, Marisa Oliveira e o seu grupo The Code, Cordeone, Rebecca Correia, Sam the Kid, Peter Serrado, Lioness, Rita Guerra e muitos outros que pissaram o palco e que nos encantaram durante toda a noite.
Prémios foram entregues aos seguintes artistas:
– Music Video of the Year: “Vai” by The Code, Director: Line Up Productions (Portugal).
– Instrumental: “Ode to Joe” by Pedro Silva (USA).
– World Music: “Nôs Morna” by Cremilda Medina and Tito Paris (Cape Verde).
– Traditional: “Ai Ai Vizinho” by Ronda da Madrugada (Portugal).
– Fado: “Quadras Soltas de Pessoa” by Cordeone (France).
– Dance: “Dance With You” by Sabrina Alves (South Africa).
– Rap/Hip-Hop: “Nutso” by Nutso (USA).
– Rock: “Don’t Ask Don’t Tell” by Social Hysteria (Canada).
– Pop: “Amores Proibidos” by Sarah Pacheco (USA).
– Música Popular: “Cinderela” by Michelle Madeira (Canada).
– New Talent: Peter Serrado (Canada).
– Song of the Year: “Xtoria D’bo Manera” by Roy Job (USA), written by Roy Job and Kyle Job.
– Azores Airlines People’s Choice: “Ai Ai Vizinho” by Ronda da Madrugada (Portugal).
O prémio “People’s Choice awards” foi votado pelo público em geral no site do IPMA onde 101 países puderam votar para o grande vencedor.
No final tivemos um grande show musical, difícil de encontrar fora de Portugal este estilo de qualidade e grandiosidade. Será que querem vir connosco para a próxima edição no 25 de abril de 2020.
TEXTO: SYLVIO MARTINS