Foi Domingo passado o lançamento do Livro “Antes que a Memória se Apague”, crónicas de Água de Pau de Roberto Medeiros natural da Vila de Água de Pau. Estudou na escola Industrial e Comercial e no Liceu Antero de Quental. Filho de comerciante, cresceu em uma mercearia e desde criança começou a ouvir histórias que se estendiam por muitos outros serões festivos.
Desde cedo se interessou pelos problemas da sua terra, tendo desempenhado cargos autárquicos e presidido a várias associações de natureza desportiva, recreativa e cultural. Natural de uma ilha vincadamente marcada pela emigração, decediu estabelecer pontes entre a sua terra e os mais variados destinos a que a sua gente aportou. Nasce assim a sua ligação às comunidades acorianas residentes nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, com quem mantém relações privilegiadas de intercâmbio cultural e empresarial.
Foi sem duvida um lançamento de muitas imoções e sobretudo muito bem organizado com a colaboração de Helena Loureiro, proprietária do Restaurant Portus 360, e Armando Arruda, director de Catering no Fairmount Hotel Queen Elizabeth.
Daniel Loureiro, mestre de cerimónia, apresentou sua homenagem e agradeceu todos presentes, a maioria naturais de Água de Pau, a presença da Mairesse de Saint-Thérèse Madame Sylvie Surprenant, e membros da sua equipa Armando Melo vereador e Regine Apollon. Daniel convidou o Cônsul-Geral de Portugal em Montreal Sr. António Barroso para subir ao palco e dirigir uma palavras.
Os artistas da comunidade de origem de Água de Pau, Eduíno Machado, Eddy Sousa, sua filha Vanessa Sousa homenagearam o autor Roberto Medeiros encantando-nos durante esta linda tarde. Foi muito bom ver novamento a jovem Vanessa muito conhecida na nossa comunidade que esteve ausente da vida artística para tomar conta da família, mas que agora os seus filhos estão crescidos esperemos que a Vanessa volte com a sua linda voz. Jordelina Benfeito também cantou dois Fados, o Duarte Froias e o som esteve a cargo do DJ XMan José Carlos Froias, e por final Jorge Pimentel com o seu grupo prestando homenagem com a marcha da Vila de Água de Pau.
Roberto Medeiros subiu ao palco agradecendo a todos, bastante emocionado e cheio de alegria, admitindo a sua dívida de gratidão a todos presentes e em particular à grande chefe Helena Loureiro e Armando Arruda.
Recordou que o Livro regista memórias e histórias do povo de Água de Pau e que o Livro #2 e #3 vão chegar em 2020. Foi uma honra prestar a minha pequena homenagem ao povo de Água de Pau.
Viva a Água de Pau e suas gentes e as suas memórias. Parabéns amigo Roberto Medeiros e até breve.
TEXTO DE FRANCISCA REIS E FOTOS DE HUMBERTO CABRAL E JOÃO ARRUDA