Segunda-feira o primeiro-ministro do Quebeque pediu para que todas as empresas, exceto postos de gasolina, lojas de conveniência (Dépanneur), farmácias e restaurantes que fazem entregas, sejam encerradas aos domingos durante todo o mês de abril. Essa medida entrará em vigor a fim de ajudar os empregados para que eles possam ter um dia de “descanso” especialmente nos supermercados.
A SAQ já tinham adotado este dia de folga no domingo nas últimas semanas, a fim de oferecer alívio aos seus funcionários.
“Sei que muitas pessoas que trabalham sete dias por semana estão cansados”, disse o primeiro-ministro em sua atualização diária.
Seu governo já havia declarado uma interrupção de todos os negócios não essenciais até 13 de abril, bem como o fecho dos centros comerciais, salas de restaurantes e cabeleireiros até 1º de maio.
François Legault também reiterou a importância de deixar máscaras N-95 e equipamentos médicos para os empregados de saúde. “Uma pessoa que usa uma máscara N-95 é um desperdício”, disse o diretor nacional de saúde pública, Dr. Horácio Arruda.
A província do Quebeque também está avaliando a possibilidade, como outros países, de reutilizar máscaras N-95 depois de desinfetá-las. Segunda-feira, o ministro de educação do Quebeque apresentou sua nova plataforma educacional para estudantes confinados em casa devido à suspensão das aulas para limitar a disseminação do COVID-19. O governo também anunciou 133 milhões de dólares em assistência de emergência para recursos habitacionais para idosos e vulneráveis. LCN