Neste último domingo na celebração da missa das 11h30 presidida pelo Rev. Pe. Adam coadjuvada pelo diácono António Ramos foi apresentada a segunda missa temática das filarmónicas em que teve a coordenação do Grupo Coral do Senhor Santo Cristo presidido pela sua responsável Sra. Filomena Amorim; ao iniciar a sua entrada foi tocado o hino de Santa Cecília padroeira da música pelas respetivas filarmónicas, Filarmónica Portuguesa de Montreal (F.P.M.) e a Filarmónica do Divino Espírito Santo de Laval (F.D.E.S.L.).
Prosseguiu a celebração com a primeira leitura do livro de Ben-Sira declamado por um músico da F.D.E.S.L., seguida da segunda leitura do apóstolo São Paulo aos Coríntios declamado pela F.P.M. A terceira leitura consistiu no texto do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 6, 39-45 proclamado pelo António Ramos: “Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos a seguinte parábola, «Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? O discípulo não é superior ao mestre, mas todo o discípulo perfeito deverá ser como o seu mestre. Porque vês o argueiro que o teu irmão tem na vista e não reparas na trave que está na tua? Como podes dizer a teu irmão, ‘Irmão, deixa-me tirar o argueiro que tens na vista’, se tu não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e então verás bem para tirar o argueiro da vista do teu irmão.
Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto, não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas das sarças. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, da sua maldade tira o mal; pois a boca fala do que transborda do coração»”. Tendo o celebrante baseado a sua homilia neste evangelho.
Seguidamente teve a oração do Fiéis pela F.P.M., seguida do ofertório pela F.D.E.S.L. Elevação “Toque do Silêncio” pelas duas filarmónicas. Comunhão “É o nosso rei” pela Tuna D’Oiro e a F.P.M. Ação de graças “Pai Nosso” pela F.D.E.S.L. e a Tuna D’Oiro e no final o Hino do Divino Espírito Santo pela F.P.M., F.D.E.S.L. e a Tuna D’Oiro.
Foi realmente um linda missa bastante apreciada na igreja Santa Cruz com grande participação do público. E, no final, o Padre Adam agradeceu às Filarmónicas e à Tuna D’Oiro. Parabéns.