No Quebec com mais um passo nas Reaberturas

Desde março de 2020 o mundo mudou completamente. De passo a passo o mundo está a sobreviver com uma situação muito difícil para as nossas mentes e o nosso dia-a-dia. Nesta quinta vaga, ou sexta, após de 2 meses dificeis no Quebeque, o primeiro-ministro decidiu de reabrir de uma maneira “MOLO”. Isto quer dizer que as reaberturas vão indo lentamente.
Esta semana é uma semana importante para todos nós porque a restauração está a reabrir e isto é uma grande notícia. E, ao mesmo tempo, segunda-feira o Centro Comunitário de Hochelaga abriu as portas para os pequenos almoços e sem esquecer que a Associação Portuguesa do Canadá vai reabrir sexta-feira e vão festejar em grande o São Valentim.
Uma coisa é certa, vou poder fazer, em breve, uma saída amorosa e isto é sempre muito bom para qualquer casal que seja o meu ou o vosso. E, esta semana, há muitas coisas que aconteceu, vou vos relatar alguns assuntos mais importantes.

Acabou o “vaccimpôt” para os não vacinados
Foi em 11 de janeiro que o primeiro-ministro anunciou sua intenção de criar uma contribuição especial para o sistema de saúde para os quebequenses que não são vacinados.
“Não é verdade que 10% da população prejudicará os outros 90% entupindo nossos hospitais”, disse o primeiro ministro do Quebeque François Legault. E, esta notícia viajou através do mundo, todos os países admiraram esta decisão que foi bastante apreciado pelos presidentes e primeiros-ministros do mundo.
Terça-feira, 1 de fevereiro o primeiro ministro anunciou que não vai continuar com a ideia do “VACCIMPÔT”. Um boa notícia para todos os não vacinados.

Quebec continua seu
desconfinamento “mollo”
A partir de segunda-feira (14 de fevereiro), as atividades desportivas e culturais para adultos poderão ser retomadas. No entanto, é imposto um limite de 25 pessoas. Academias e spas poderão reabrir com 50% da capacidade.

Os trabalhadores estão todos a voltar
Os trabalhadores que estão na rede da saúde que estavam ausentes devido ao COVID-19 estão a voltar pouco a pouco. Quebec agora tem 10 600 funcionários ausentes, em comparação com 12 000 nas últimas semanas.

Vacinação
A vacinação também está indo no bom caminho. Os 18 anos ou mais, 92% receberam uma primeira dose, 90% a segunda e 61% a terceira. François Legault, no entanto, deseja aumentar a porcentagem da 3ª dose. Dos 547 000 não vacinados na província, 11 000 receberam a primeira dose e 9 000 marcaram consulta para receber a vacina. Quebec ainda quer convencer os outros 527 000. Mas isto vai indo pouco a pouco.

Outros relaxamentos?
“Não há nada excluído!” lança o primeiro-ministro que indica, no entanto, que o governo optou para fazer muita atenção. Quebec conversou com a Saúde Pública na noite de segunda-feira e toma suas decisões com base nas projeções das próximas semanas.

Dr. Boileau e… o Super Bowl!
Questionado sobre relaxamentos para confraternizações em vista do jogo do Super Bowl, que irá acontecer no dia 13 de fevereiro, o diretor interino de saúde pública Dr. Luc Boileau, fã de futebol, foi lá com uma brincadeira! “Qual é a equipa que vai ganhar?” ele respondeu aos repórteres.