O Restaurante Estrela do Oceano organizou uma noite de fado no sábado passado com um jantar delicioso e um espetáculo de fado com as duas grandes vozes da comunidade, Jordelina Benfeito e Suzi Silva, acompanhadas pelos músicos Luís Duarte que também nos encantou com os seus fados assim como António Moniz.
No momento da apresentação Alcindo Alves proprietário do restaurante ofereceu as boas-vindas a todos os presentes não faltando a presença do Cônsul-Geral de Portugal em Montreal o Senhor António Barroso, diminuiu-se as luzes, fez-se silêncio para ouvir o verdadeiro fado que nos fala de sentimento profundo da alma Portuguesa: a saudade. Foi sem dúvida uma noite que vamos recordar para sempre, as fadistas cantaram e encantaram todos presentes que encheu a sala com a sua alma de fado e sua belíssima presenca. O José João apareceu de surpresa e foi convidado a também nos encantar com dois fados. Devemos estar muito orgulhosos das nossas fadistas que tão bem representam o nosso fado não só do fado tradicional mas de tudo o que se faz em volta como o fado jazz que a Suzi tem transportado. A imigração Portuguesa para Montreal não trouxe apenas trabalhadores mas também trouxe a nossa rica cultura e o fado também chegou a Montreal, é a música portuguesa por tradição e chama-se Fado porque conta histórias da vida.
O fado é um dos maiores símbolos da cultura Portuguesa e a sua origem continua rodeada de grande mistério. A história nos conta que a palavra Fado deriva do latim FATUM que significa destino.