Heróis dentro do campo e super-heróis nas bandas desenhadas. As histórias em quadrinhos sempre foram uma forma fácil de passar a mensagem aos jovens. Com uma linguagem rápida e fácil com um visual radical as bandas desenhadas são uma excelente forma de marketing para diversos jogadores de futebol e atletas em geral.
No Brasil,em 19977, Maurício de Sousa transformou em personagem o rei do futebol Pelé, que foi publicado durante 58 edições. A revista mais rara e praticamente desconhecida dos fãs brasileiros é uma publicação mexicana chamada Estrellas del Deporte – Pele, La Perla Negra contando a trajetória do “Atleta do Século”. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. também viraram personagens infantis, com o característico traço da Turma da Mônica. Por sua vez, o atacante do Paris Saint-Germain gostou tanto do universo das bandas desenhadas que depois do fim da parceria com o criador da Mônica e Cebolinha criou um selo de quadrinhos chamado “Neymar Jr. Comics” e atualmente disponibiliza algumas séries exclusivas: Inked, Extintos e Golaço com um traço mais “radical” focado nos leitores jovens adultos.
Em Portugal, Eusébio, o “Pantera Negra”, o jogador de futebol e ídolo do Benfica também teve sua vida contada em arte sequencial, virando personagem de histórias em quadrinhos em 1990. A obra assinada por Eugénio Silva tem 64 páginas e uma arte no estilo de anatomia clássica. Aliás, o jogador que nasceu em Moçambique e que também jogou na seleção portuguesa, ganhou uma edição mexicana pela Estrellas Del Deporte com o título “El gran Eusebio”.
Assim como os outros craques, Cristiano Ronaldo não poderia ficar de fora nessa onda dos quadrinhos e também anunciou em 2019 a série Strike Force 7, decidindo explorar o potencial de marketing dessa jovem linguagem gráfica, contando suas aventuras como super-heróis. O projeto Strike Force 7 foi criado em parceria Sharad Devarajan e publicado pela Oficina do Livro. Na história, o jogador é recrutado por uma agência de combate ao crime pelas suas qualidades físicas e pela capacidade de trabalhar em equipe. O OBI-9 é o mais avançado sistema de inteligência artificial da Terra, que absorve e reutiliza os superpoderes de todos os vilões, permitindo que sejam metidos na prisão secreta da agência mundial de combate ao crime Striker Force 7. No entanto o quartel-general da SF7 é invadido e o OBI-9 é destruído, originando a maior fuga de criminosos de sempre, liderada pela organização criminosa Cartão Vermelho. Todos os supervilões estão agora à solta e com os seus superpoderes restaurados!
Felizmente, Lucas Santos (nome de código: Keeper), o cérebro da SF7, consegue construir uma versão mais avançada do sistema OBI, o OBI-X, que assume a forma de uma bola com inteligência artificial. Em pouco tempo, Cristiano Ronaldo passa a ser a única pessoa que consegue dominar a bola e o sistema OBI-X é recalibrado para que apenas ele a possa utilizar.
Era previsto uma animação para Strike Force 7 com o jogador do século, mas nem o site oficial do projeto e nem o site do estúdio de animação trazem muitas informações sobre a data de lançamento. Aguardemos!
Texto Escrito por DANIEL VARDI