O Jornal “A Voz de Portugal” acabou de receber o prémio “Açores Mil Ilhas” que a Associação dos Emigrantes Açorianos atribuiu para homenagear instituições que têm promovido a cultura, história e a ponte entre os Açores e as comunidades açorianas, por ocasião do primeiro aniversário da inauguração da Praça do Emigrante na cidade da Ribeira Grande.
Par além do Jornal “A Voz de Portugal”, foram galardoados a PALCUS dos Estados Unidos, o Núcleo de Estudos Açorinos de Santa Catrina no Brasil, a Miratec Arts da ilha do Pico, assim como a personalidade da Diáspora, o Professor Onésimo Almeida.
Recebeu o prémio em nome da Diretora do Jornal, Francisca Reis, o nosso colaborador residente António Pedro Costa, das mãos da Embaixadora do Canadá em Portugal, Elizabeth Rice Madan, que se encontra de visita oficial aos Açores.
Estes prémios pretende distinguir as entidades e personalidades que têm contribuído para a ligação histórica e cultural entre os Açores e as comunidades açorianas pelo Mundo. Assim, a Associação dos emigrantes Açorianos deliberou atribuir este prémio “Açores Mil Ilhas” a este jornal por considerar a elevada prestação, dedicação e empenho para a divulgação secular dos Açores no Canadá.
Na ocasião, o Diretor regional das Comunidades, José Andrade parabenizou o Jornal “A Voz de Portugal” pelo seu contributo para a comunidade açoriana, e enalteceu ao mais antigo jornal de Língua Portuguesa no Canadá, no ano em que nosso jornal celebra 60 anos de vida, o que é celebrar a história da nossa comunidade portuguesa em Montreal.
Texto de António Pedro Costa