Obrigado aos Nossos Heróis da Comunidade

As vezes ouvimos histórias de heróis que se tornam autênticas lendas. Diversas vezes ouvimos falar de pessoas que salvam vidas tal como polícias, médicos, enfermeiros, bombeiros, políticos, e muitas mais… Mas na verdade é que esquecemos o que é o mais importante para nós…
Sim, são os nossos heróis da comunidade, eles não salvam vidas, mas sim ajudam a comunidade a sobreviver nesta altura tão complicada. Fui através da nossa comunidade para ver um bocadinho o que se passava e captar ligeiramente algumas pessoas que arriscam as suas vidas para o bem da comunidade portuguesa e não só.

Constatei que através da comunidade as mercearias estão todas abertas e com proteção para os empregados, estas sestas são o Picado, Chouriçôr, Sá e Filhos, Soares e Filhos, Inter Marché Universal. Sem esquecer as Padarias tais como Notre Maison, Lajeunesse, São Miguel e Coimbra. Restaurantes Braseiro, Sizzle, Coco Rico, e outros comércios de primeira linha, Quincaillerie Azores, a peixaria São Miguel sem esquecer a Caixa Desjardins Portuguesa que estão todos a fazer um trabalho sensacional e profissional.

Restaurantes em perigo
Devido às medidas de resguardo, consegui encomendar comida com o com Uber Eats de vários restaurantes encomendar um frango, ou bacalhau com natas.

Eu sei que a restauração sofreu uma grande queda quando a maioria dos restaurantes fecharam.

Calculando e recalculando, um casal faz uma média 15% a 38% do seu ordenado na restauração e, agora, todos estão a fazer almoços e jantares em casa (de 0 a 3% agora). Alguns estão a experimentar na cozinha… para alguns é uma vitória, outras é uma desgraça, cozinhar não é para todos, mas no Facebook podemos ver algumas vitórias, cozinhando de tudo, sobremesas, pão, pratos simples ou complicados e de vez em quando pratos tradicionais à portuguesa. Hoje em dia, temos tempo para tudo, cozinhar é uma delas.

A NOSSA COMUNIDADE
Todas as semanas estou presente na divulgação de assuntos da atualidade. Alguns criticam esta secção, mas é importante de notar o que se passou e as grandes decisões que foram tomadas.

Para a igreja Santa Cruz, apesar que a medida de urgência vai acabar no início de maio e que o governo do Quebeque informou que não haverá nenhum evento cultural ou agrupamento social até julho. Então contactei a organizadora da festa de São João e a qual me informou que decidiram anular as festas. E sabendo isso, não vai haver nenhuma “Marcha” nem do Oriental, nem da APC. Muitos estavam a espera de ver estas lindas marchas as quais são uma das mais belas tradições portuguesas no sei da nossa comunidade portuguesa.

No Facebook temos alguns “LIVE” das domingas do Divino Espírito Santo. Apesar do contexto atual, devemos continuar a viver o momento e continuar com as nossas tradições, obrigado Michael Costa e Antero Branco, foram lindos momentos no Facebook.
Viva o Espírito Santo!

Para finalizar, todas estas fotos são dedicadas aos nossos heróis que continuam a trabalhar, claro está que não coloquei a minha foto porque eu estou a divulgar algumas histórias e a informar a comunidade sobre alguns acontecimentos mas como não há acontecimentos, festas ou eventos comunitários, eu estou a relatar o que se passa aqui em Montreal. Vou continuar a informar-vos e captar algumas fotos aqui e ali.
Obrigado aos nossos heróis e até a próxima!

Texto de Sylvio Martins