Pintar Poemas e Horizontes

No passado domingo, dia 24 de Abril de 2022 pelas 15 horas, teve lugar no salão nobre da missão de santa cruz uma tarde cultural uma organização de Maria João Sousa e Manuel Carvalho, com o apoio de UTL – Universidade dos Tempos Livres, Biblioteca José d’Almonsor e conselho de administração do centro comunitário Santa Cruz que cederam as instalações, para a apresentação dos livros, Pintar Poemas e Horizontes.
A sala estava bonita com uma exposição de varias pinturas da autoria da pintora Maria João Sousa (MAJO) e com uma impressionante moldura humana que encheu o recinto respeitando a distanciação, mais de dois anos já não via tanta gente, e não assistia a uma tarde cultural, que de certo agradou a todos os presentes prova disto é que ninguém arredou pé e ficaram até ao final.
Os mestres de cerimónia, foram Joaquim Eusébio e Marta Raposo que conduziram e apresentaram os vários convidados, e os autores das obras publicadas.
A atriz e escritora Isabel dos Santos veio nos falar da literatura infantil e da importância do livro de contos para o desenvolvimento das crianças.
De seguida foi o lançamento do livro Pintar Poemas, que contém varias pinturas da autoria de Maria João Sousa e poemas da autoria de Deolinda Xavier Cabo.
Para os presentes o momento mais esperado da tarde foi o lançamento do livro Horizontes da autoria do escritor Manuel Carvalho, a obra foi apresentada pela escritora e poetisa Adelaide Ramos Vilela, que realçou todo o trabalho desenvolvido pelo autor ao longo de vários anos e os varios livros antes publicados.
O autor Manuel Carvalho de uma forma muito humilde disse estar muito feliz em ver tanta gente presente e que não gosta de falar de si próprio, mas que este livro é uma obra de ficção fala de 5 famílias portuguesas emigrantes, que vivem em Montreal à procura de outros Horizontes.
Ainda houve tempo para homenagear a cantora de fado da nossa comunidade Marta Raposo e a escritora e poetisa Adelaide Ramos Vilela.
O evento terminou com a actuação do grupo musical Rusga do Praias do CPM, clube Português de Montreal, que de uma forma especial terminaram a sua actuação cantando acompanhados pela assistência a canção de Abril ‘’Grândola Vila Morena’’.
Também é de realçar que os Livros foram doados pelo autor a quem estava presente.
Da mesma maneira Marta Raposo ofereceu a todos os presentes o seu último trabalho discográfico um CD, e disse que não era obrigatório pois quem quisesse deixar um dom que será entregue na Casa Dos Açores do Quebeque a quando for realizado a angariação de fundos para a Ucrânia, como todos sabemos estão a viver uma grande tragédia humana.
Em quanto nos portugueses gritamos viva liberdade os Ucranianos pedem ao mundo para os libertar da guerra.
Parabéns aos organizadores, autores, homenageados e todos os presentes devagar e devagarinho vamos também lá chegar e tornar a viver como era dantes.