O restaurante Estrela do Oceano teve várias gerações. Uma que foi a abertura, e desde lá já passou em várias mãos. Uma das últimas foi quando o Sr. Alcindo Alves Manuel Barros e Francisco Godinho compraram o Estrela do Oceano, e que antigamente a sala de baixo era Bistro Estrela e mudaram a sala para Bistro Nova Estrela, isso foi em setembro de 2004. Coincidou, mais ou menos, com o início da minha entrada na parte jornalistica no jornal A Voz de Portugal.
Alguns anos passaram, Alcindo Alves comprou 100% do restaurante há alguns anos atrás.
Vi nascer uma nova Estrela pouco a pouco.
Steven Alves, o filho de Alcindo Alves e Gabriela Laranjo, começou a trabalhar lá e ajudar os seus pais. Em fevereiro 2023 iniciou-se uma grande mudança radical, não sabia o que estava a acontecer mas o restaurante estava fechado por renovações. E, finalmente nasceu um novo projeto completamente inovador (e que Leonardo Soares realizou esta reconstruição dos restaurantes). A sala do bistro deixou de ser e mudou-se para ser um restaurante gastronómico à moda italiana e o Estrela do Oceano sempre ficará na gastronomia portuguesa.
Já lá fui quatro vezes e nas minhas experiências de lá estar, devo ser sincero, fiquei muito surpreendido com os pratos, sabores únicos, e, adorei a sala, completamente renovada. O novo nome deste restaurante é “VIVA”, chamado pelas duas primeiras letras dos filhos de Steven Alves e Claudia Pecora “VItória e VAnessa”. Uma linda homenagem a próxima geração. No restaurante VIVA podemos notar o forno da pizza onde há um verdadeiro “Pizzaiolo” uma pessoa que é especializado em pizza, e há uma cozinheira italiana.
Na parte portuguesa, a sala foi modificada mas não tanto como a parte italiana. Mas podemos ver que há um ar novo e tradicional nesta linda sala. O chefe Marino Tavares que é muito conhecido na comunidade e não só. Foi chefe no restaurante Café Ferreira durante 18 anos, Chefe no Iberica e tem um currículo que realçe qualquer restaurante com o seu nome envolvido.
Segunda-feira, 16 de outubro de 2023 foi a inauguração do novo “restaurante”, as duas salas estavam cheias e (uns dias antes os proprietários estavam a panicar ninguém tinham confirmado as suas presenças), mas eu disse de não panicar, tudo vai ser um sucesso.
E, quando cheguei lá, todos estavam sorridentes e satisfeito do evento, com a Imprensa e vários empresarios portugueses estavam presentes. O vinho à vontade, petiscos num estilo requintados para poder conquistar o seu paladar.
No final Alcindo Alves e a sua família fizeram lindos discurso explicando que de geração em geração o restaurante Estrela do Oceano continuará com Steven a frente deste lindo projeto, e que a vida de restauração não é simples mas é uma linda aventura gastronómica para a sua clientela e ao mesmo tempo para eles próprios, e, que gradualmente os pais vão os deixar continuar a dirigir à sua maneira, sempre disse que o tempo não mente, a idade não mente também. É tempo de os guiar e deixá-lo continuar com as tradições.
Parabéns e longa vida aos restaurantes VIVA e ao Estrela do Oceano.