O jornal A Voz de Portugal está a caminhando para o seu 60º aniversário a servir a comunidade e a divulgar eventos da comunidade portuguesa em Montreal de ano após ano. Nestes momentos difíceis queremos apresentar algumas alegrias e bons momentos na comunidade que marcou estes 60 anos. esta semana vamos apresentar 2008. Um ano bastante histórico para o jornal e para a comunidade.
Primeira mulher portuguesa eleita deputada federal
Alexandra Mendes é a primeira mulher portuguesa eleita deputada federal no Canadá, na sequência de uma contestação que a candidata fez dos resultados eleitorais no seu círculo eleitoral de Brossard-La Prarie, na margem sul de Montreal. Os resultados foram anunciados pelo organismo oficial Eleições Canadá, tendo o seu presidente declarado Alexandra Mendes eleita após uma recontagem dos votos realizada na sexta-feira. Eleições Canadá rectificou os resultados do escrutínio, atribuindo a Alexandra Mendes 19.103 votos, mais 69 votos que Lussier, que detém 19.034.
Na contagem de 14 de Outubro, Marc Lussier tinha sido apontado como vencedor deste círculo eleitoral com 32,6 por cento dos votos, contra 32,4 por cento da candidata luso-canadiana. Alexandra Mendes é simultaneamente o primeiro deputado de origem portuguesa escolhido na província do Quebeque.
Halloween na comunidade
Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha no princípio. Temos por exemplo o costume dos “disfarces”, muito possivelmente nascido na França entre os séculos
XIV e XV. Também eram feitas representações cénicas,
com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte. Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, “doce ou travessura”), teve origem na Inglaterra.
Com tudo isso podemos ver que esta tradição não se festeja só para os Canadianos e Americanos mas também na comunidade portuguesa. Domingo passado, tivemos o prazer de ver uma primeira festa de Halloween. A Casa dos Açores organizou uma linda festa para as crianças, na qual os meninos e as meninas festejaram todos mascarados.
HALLOWEEN NO CLUBE ORIENTAL
Nunca tive a oportunidade de ir a uma festa de Halloween numa associação e decidi ir este ano, mascarado. É importante de acarinhar estes eventos para permitir sair da banalidade das festas que são quase todas iguais. Então, no sábado passado, no Clube Oriental, realizou-se
uma grandiosa festa de Halloween animada brilhantamente pelo DJ Goldstar e teve a actuação de uma jovem Felisia Masserelli, que ficará na memória dos foliões que por lá passaram.
HALLOWEEN NO ESTRELA DO OCEANO
Sexta-feira 31 de Outubro foi um grande evento no restaurante Estrela do Oceano. Tive a oportunidade de estar presente e mascarado, também vendo as duas salas cheias, quase todos os presentes mascarados e animadas pelo Eddy Sousa e DJ Xmen. Parabéns aos proprietários do restaurante e continuem com esta tradição de sempre animar esta festa e todas as habituais das sextas-feiras.