Remígio Pereira foi um dos destaques desta semana, quinta-feira passada 28 de novembro, o Consulado Geral de Portugal em Montreal em colaboração com o Instituto Camões e Desjardins Caixa Portuguesa apresentaram um concerto de Remígio Pereira no “Centre Leonardo da Vinci”.
Remígio Pereira, excelente artista, cantor, músico e compositor, nasceu em Boston filho de pais Açorianos da freguesia da Maia na ilha de São Miguel, família do nosso conhecido Kevin Ledo pelo lado materno. Os pais de Remígio emigraram para o Canadá em 1961. Remigio vive em Toronto, Ontário, estudou violão vocal e clássico, formou-se em mestrado em violão clássico na Universidade de Otava.
Remígio Pereira venceu o maior prémio de música no Canadá, o Juno Awards. Já partilhou o palco com alguns dos maiores nomes da música incluindo Celine Dion, Andrea Brocelli, David Foster, Michael Buble, Oprah Winfrey, Stevie Wonder, Sir Elton John. Já se apresentou a Rainha da Inglaterra, aos Presidentes Obama, Bush e Clinton.
O concerto de Remígio foi mais que mágico, foi “One Man Show” a voz, a guitarra e o piano. Remígio canta com muita paixão, e com uma grande voz que nos encantou, cantando em cinco línguas diferentes.
Remígio é uma imagem marcante. É um bom ser humano. Remígio confessou em palco que é um homen de PAZ. Seu coração humilde fala honestamente, a única língua que todos nós entendemos, palavras de AMOR e PAZ. A sua missão é manter a paz, o amor e harmonia no mundo. Sempre foi o propósito da sua vida, “todas as vidas são importantes”. Em palco Remígio explica cada música marca uma época da sua vida por ter crescido numa família humilde com muito amor e carinho, tranferindo ao mesmo tempo as suas emoções, expressa todos os seus bons sentimentos de amor e de paz criando uma conexão muito agradável com o seu público.
Dedicando homenagem ao seu querido pai que lhe marcou profundamente por tudo que um bom pai oferece aos seus filhos. Em palco Remigio abre a ferida tão dolorosa de julho 2016 do Quarteto vocal Canadiano o Tenors que culpou Remígio por alterar uma palavra “PAZ” no hino nacional canadiano. “Todas as Vidas são importantes” foi a frase que Remígio inclui no hino nacional. Criou-se um triste movimento que muito rápido causou a perda da sua atuação junto no Tenors. Remígio sempre foi e será para sempre a melhor voz do Tenors.
Remígio continua a caminhar num caminho iluminado pela luz Divina. Remígio agradece muito a Deus por tudo que tem recebido, com a presença de Deus nunca estaremos sós.
Foi mais um concerto inesquecível, garanto-vos que foi uma única oportunidade não só para todos presentes no concerto mas também para a Comunidade Açoriana de Montreal, valeu a pena esperar estes anos todos. Remígio Pereira foi o primeiro artista de origem Açoriano a ser convidado para os eventos do Consulado Geral de Portugal em Montreal.
Muitos Parabéns e muito obrigada ao nosso Cônsul-Geral de Portugal em Montreal António Barroso por ter convidado Remígio Pereira que é descendente Açoriano.
Texto de Francisca Reis e fotos de Humberto Cabral