Salão do Automóvel de Montreal… Já Visitou? Os Carros Esperam Por Si…

Carros, muitos carros de todas as cores e categorias estão desde do dia 17 de Janeiro e isto até ao 26 expostos no Palácio dos Congressos em Montreal.

E, como de máquinas se tratam eu e o meu amigo Sylvio Martins, lá estivemos cedo, muito cedo, nesta manhã fria de quinta feira numa primeira para a imprensa para de bem perto podermos analisar e fotografar as última sobre o mundo automóvel. Lindos, lindos eles ali estão para todos os gostos, para todo o género de sensações e sobretudo para todas as bolsas. Logo a seguir, das boas-vindas dadas pelo presidente do salão Sr. François Boivert no quiosque da Ford, imediatamente nos pusemos a trabalhar, percorrendo toda esta vasta área ocupada pela primeira vez com um terço da sua capacidade com os novos e sofisticados carros eléctricos. Mas deixe-me dizer-lhe caro leitor o porquê e as vantagens de uma visita a este certame: em primeiro ele representará para si uma formidável hipótese de poder comparar e daí tirar vantagem sobre todos os carros comercializados no Canadá, aproveitando ao mesmo tempo de descobrir as mais recentes novidades, novidades essas, numa maioria que aparecerão no mercado dentro de algumas semanas e as quais poderão ter uma grande influência na sua escolha no momento da sua compra. E… como estamos na FORD, porque não vos apresentar este MUSTANG MACH-E 2021 que veio ao mundo do automóvel em novembro passado, 100% eléctrico, com uma potência variada entre 255 a 459 cv e uma autonomia de 336 a 480 km isto os dados divulgados pelo construtor. Gostámos da sua linha, elegante, desportiva para um utilitário, espaçoso no seu interior e dotado de todos os requisitos da nova era dos eléctricos .

Mas não é efetivamente o único , pois as linhas aerodinâmicas deste HYUNDAI 45 Concept vieram-me remexer o interior! Que audácia!!! Segundo o seu construtor Coreano a sua carroçaria ligeira inspirada dos aviões dos anos vinte e o 45 fazendo referência ao nível de inclinação das partes dianteiras e traseiras da viatura, são uma verdadeira obra de arte. Os Magos ou as Jantes se preferir mostram-nos até que ponto o seu idealizador conseguiu dentro do desenho e do estilo, um equilíbrio remarcante dos carros ELÉTRICOS desta nova epoca. Caso curioso a HYUNDAI, não revelou os detalhes técnicos do carro.

Na Zona Elétrica, esta situada no nível 7 poderá admirar entre outros, os BMW, Mini, Chevrolet, Ford, Hyundai, Kia, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Toyota, Volkswagen e Karma.

Mas o meu leitor poderá fazer um teste nas ruas de Montreal e isto a convite da CAA-Quebec dos mais variados elétricos tais como BMW i3, Chevrolet Bolt EV, Hyundai loniq elétrico, Hyundai Kona elétrico, Kia Soul EV, Nissan Leaf e Volkswagen E-Golf e ainda o dotado de pilhas a combustível e a Hidrogenio o Toyota Mirai e os Hibridos Recargáveis Mitsubishi Outlander PHEV e o Toyota Prius Prime.

Ainda mais, muitos mais carros que tiveram a sua primeira em Montreal, tais como os apresentados pela BMW, Buick, Chevrolet, Ford, Genesis, Hyundai, etc. Mas, para os amadores de sensações fortes, para os jovens e mais avançados na idade mas onde a paixão ainda é iminente, apresento-vos o novo CHEVROLET CORVETTE 2020, digno das mais belas e super viaturas do planeta… dotado de um motor central V8 atmosférico de 6,2 litros e de umas linhas bem aerodinâmicas espetaculares o novo Corvette produz 490 cv ou 495 se adotarmos o sistema de escape sport. Um carro exótico, desportivo e a um preço verdadeiramente acessível…quando digo acessível bem dentro dos sessenta e poucos mil dólares! Um carro a ser visto inevitavelmente .

Depois e continuando a nossa visita convidamo-vos a uma outra novidade do Salão a “EXPOSE TON CHAR”… uma forma bem única dos proprietários de carros modificados, de apresentarem as suas obras de arte sobre rodas. Esta zona Expose Ton Char, contém dez carros que serão julgados pelo público e submetidos a um concurso votado no site exposetonchar.ca e isto entre 150 carros inscritos em todo o Québec. Outro local de encontro serão os “CLÁSSICOS” e mais uma novidade “LA BOITE NOIR” uma zona que não pode de forma alguma lhe escapar! Porquê? Aqui amigo poderá sonhar ou quem sabe as possibilidades adquirir os mais sofisticados bólides! Deixe-me apresentar-lhe o primeiro McLAREN SENNA, um carro para pista mas que pode circular também pelas ruas e estradas públicas. O seu nome presta homenagem ao desaparecido, mas legendário piloto brasileiro Ayrton Senna, o mágico o homem sem medo, o programado para vencer, entre outras palavras “o meu ídolo”. Triplo Campeão do Mundo da Formula 1 com a equipa McLAREN. Montado em posição central, o V8 biturbo de 4,0 litros os quais produzem 789cv (800 PS), permitindo a SENNA de acelerar de 0 a 100 km em apenas 2,8 segundos e atingir uma velocidade de 340 km/h. Somente foram construídos 500 carros em 2019.

O seu preço?… 1.8 milhões de dólares canadianos. Depois ainda poderá sonhar mais alto… e o PAGANI HUAYRA ROADSTER é uma verdadeira obra de arte sobre rodas… uma máquina toda ela composta de fibra de carbono, uma estrutura em titánico e os componentes mecânicos em alumínio o construtor usou todos os métodos para construir o carro o mais ligeiro possível. A PAGANI tem um motor V12, biturbo de 6,0 litros, construído a mão e fornecido pela MERCEDES AMG. Liberta 753cv (764 PS) a sua aceleração de 0 a 100km/h em três segundos, pode atingir uma velocidade de 360 km/h. Somente uma centena serão fabricados ao correr dos anos. A última edição a ROADSTER BC tem um impressionante preço de 4.3 milhões de dólares canadianos… sonha autor destas linhas… sonha!

Visitámos vários stands, todos eles têm algo que nos salta à vista no mundo do automóvel… é verdade impossível de dizer sim a tudo mas… a (velha menina da estrada, como diz o italiano Jimmy) o ALFA ROMÉO 4C, a GIULIA ou o STELVIO, prendem- nos por vários minutos, para uma reflexão, pela forma conservadora das suas linhas aerodinâmicas. E que dizer dos ASTON MARTIN e dos JAGUAR e porque não dos AUDI? como exemplo o AUDI A5, com três tipos de corpos; Cabriolet, Coupé ou Hatchback, com integral e um motor popular de 4 cilindros, 2.0 litros/248cv. Mas… a SUBARU IMPREZA, Berline ou Hatchback, dotada de sistema integral, um motor H4 2,0 litros e os seus 152 cv, e um consumo na cidade de 8,3 litros e nas auto estradas de 6,4 litros /100Km é efetivamente um dos utilitários mais baratos no mercado canadiano, menos de vinte mil dólares!

Depois, com o passar das horas encontramos dois amigos que vinham anunciar uma primeira no Salão: Jacques Deshaies, jornalista e promotor da COUPE MICRA e o promotor do Grande Prémio do Canadá, Sr. Francois Dumontier, os quais no espaço da NISSAN anunciavam a participação dos MICRA -NISSAN este ano no G.P. Do Canadá a realizar-se a 14 de junho na série MICRA COUPE.

Sabemos até que ponto este evento tem lugar nos amadores de corridas daí nos apressarmos a dar a boa nova.

Comecei esta crónica… CARROS, CARROS há muitos… convido-o a si, caro leitor, a fazer a sua visita ao PALÁCIO DO COMÉRCIO, aqui em MONTREAL até ao dia 26 de janeiro, e quem sabe, sair de lá com um novo (BRINQUEDO) que tanto prazer lhe vai dar nas estradas canadianas e não só. A Voz De Portugal deseja-lhe… Um bom Salão do Automóvel 2020.