Terça-feira recebemos, de última hora, uma informação importante sobre a vinda do Senhor Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Dr. Rui Bettencourt bem como pelo Diretor Regional das Comunidades Paulo Teves que estarão presente no domingo 12 de janeiro de 2020 às 16h na Casa dos Açores do Quebeque situada no 229 rua Fleury Oeste em Montreal. Haverá um bufete ligeiro depois da palestre. Para mais informações: Alfredo Ponte 514-353-5198 ou Casa dos Açores 514-388-4129.
Este encontro será sobre a divulgação da nova plataforma “Açorianos no Mundo” que iniciou há pouco tempo para todas as comunidades através do mundo. A Casa dos Açores do Quebeque convida todos os membros da comunidade e associações para assistira esta palestrea deste novo serviço.
“Valorizar as nossas Comunidades Açorianas é um dos grandes objetivos do Conselho da Diáspora Açoriana, o novo organismo proposto pelo Governo dos Açores, e aprovado por unanimidade pelo Parlamento, que pretende dar voz aos milhares de Açorianos espalhados pelo mundo. Uma valorização que, não esquecendo a importante promoção que cada Açoriano faz da nossa terra nas respetivas comunidades de acolhimento, tem a ambição de ir mais longe, recebendo os contributos de todos aqueles que, com entusiasmo, desejem participar no processo de desenvolvimento e progresso que se vive nos Açores nas mais diversas áreas. Na prática, trata-se de intensificar, cada vez mais, esta relação umbilical, através de um órgão institucional representativo de cada um dos Açorianos da nossa Diáspora no mundo, para que sejamos cada vez mais fortes e mais unidos, como Povo e como Região. Este é o vosso espaço! Faço votos que este seja, assim, um verdadeiro elo de ligação entre todos aqueles que sentem um imenso orgulho em ser “Açorianos no Mundo”. Sejam todos muito bem-vindos!”, Vasco Alves Cordeiro, Presidente do Governo dos Açores
AÇORIANOS NO MUNDO
É uma plataforma online, que vai permitir a todos os açorianos por nascimento, ascendência, afinidade (casamento/união de facto), que tenham residido nos Açores por um período mínimo de cinco anos, e que se encontram a residir fora da Região Autónoma dos Açores, uma maior proximidade com o arquipélago e, consequentemente, uma efetiva participação no futuro dos Açores, através da adesão ao processo eleitoral para a escolha dos representantes das suas comunidades, que, posteriormente, integrarão o Conselho da Diáspora Açoriana (CDA). Estes conselheiros serão responsáveis por representar e defender os interesses das suas comunidades junto do Governo da Região Autónoma dos Açores.
Assim, esta plataforma online tem como objetivo a aproximação de todos os açorianos residentes fora do arquipélago dos Açores, envolvendo-os no processo democrático de participação e no exercício de uma cidadania ativa, aquando da tomada de decisão na eleição dos representantes das comunidades, de acordo com a área geográfica onde residem. O site vai permitir a inscrição de todos os açorianos residentes fora do arquipélago dos Açores, com a possibilidade de estes se candidatarem a conselheiros, votarem e elegerem os conselheiros da sua área geográfica de residência.