Desde que foi eleita Miss Portugal Universo 2022, Telma Madeira tem vindo a ser apontada pela imprensa internacional, como uma das favoritas à conquista da coroa do Miss Universo 2022.
Telma Madeira é uma jovem de 22 anos, residente na Póvoa de Varzim e desde muito jovem que assistia ao Miss Universo, idolatrando as candidatas participantes. Nessa altura, Telma era uma adolescente com falta de auto confiança, sofria de bullying na escola, mas ainda assim, conseguiu encontrar motivação nas palavras do Pai que lhe dizia, que um dia seria ela a estar no palco do Miss Universo.
Em 2017, Telma participou na Primeira Fase de seleções do Miss Queen Portugal, onde viria a ser eleita Miss Póvoa de Varzim 2017. No mesmo ano, foi eleita Miss Queen Portugal 2017 e simultaneamente Miss Earth Portugal 2018. Após um ano de preparação, Telma viajou até às Filipinas para representar Portugal no Miss Earth (um dos maiores certames de beleza em todo o Mundo) e classificou-se no Top 8.
É ainda Hoje, a Portuguesa mais bem classificada em concursos de beleza do Grand Slam.
Para além da participação no Miss Earth 2018, Telma venceu o Miss Mediterranean 2018 no Chipre, ficou no 4º lugar do Miss Global City 2019 na China e tem feito diversos trabalhos de moda, apresentação e publicidade, em Portugal e no exterior.
A Miss Universe Portugal 2022 Telma Madeira, foi selecionada pela Organização CNB Portugal, que em 2022 celebra o 10º aniversário do Miss Queen Portugal e contará com uma digressão nacional por todos os Distritos de Portugal Continental, Açores, Madeira e Comunidades Portuguesas de França, Suíça e Estados Unidos da América; e culminará na Final Nacional que se realizará no dia 5 de Novembro em Viana do Castelo.
Telma Madeira fará também parte dessa digressão nacional, na qual dará um workshop às jovens participantes.
O Miss Universo 2022 será a 71ª edição do concurso de beleza Miss Universo, a ser realizado no New Orleans Morial Convention Center em Nova Orleans, Louisiana, Estados Unidos em 14 de Janeiro de 2023.Harnaaz Sandhu da Índia coroará sua sucessora no final do evento.