A Festa do Chicharro de Rabo de Peixe foi um successo

A Vila de Rabo de Peixe, terra de pescadores, que é o povo muito humilde e trabalhador.
Muitos dos meus amigos são de Rabo de Peixe e sei que a nossa Francisca Reis é uma Rabopeixense e que sempre me ajudou de ano por ano dando um curso 101 de quem é o povo de Rabo de Peixe e o que é ser açoriano, e devo agradecer a nossa Diretora para tudo o que ela fez e vai continuando a fazer para a nossa comunidade. E sei que esta festa é uma das mais importante e que ficará sempre no seu coração. Em 19 anos de carreira jornalística não é corrente de eu estar presente nesta festa, mas é importante de notar que cada vez que eu vou a esta festa, come-se bem e o DJ Jeff Gouveia faz um espetáculo inesquecível a cada festa de Rabo de Peixe e isto é de louvar todas as direções que vieram pisar o pé nestas festas.
Há muitos detalhes que não se vê ou não estamos atentos nestes detalhes tal como a lanterna e o número da mesa que está na forma de um peixe.
Através da sala todas as mesas estão de branco e azul para marcar um pouco as lindas cores do mar e dos lindos barcos de Rabo de Peixe.
O bar foi servido bem rápido e sempre eficaz, mas deveria ter mais bebidas, e mais variações. No meio da festa todos os presentes queriam beber um pouquinho mais mas faltava um pouco de tudo,…
É importante de notar que a equipa da cozinha fez um trabalho sensacional e rápido tal com o serviço a mesa, e que tudo foi muito bom, mesmo a sobremesa foi uma delícia.
É importante de salientar que o presidente da Associação Saudades da Terra QuebeQuente e da comissão do Senhor Santo Cristo, Roberto Carvalho esteve presente nesta festa, acho que é a primeira vez que ele esteve presente nesta festa aproveitando a philosofia desta linda comunidade, junto vamos ser mais fortes.
Quero dar os parabéns a esta linda organização que continuem a impressionar todos com qualidade e boa disposição. Sempre fico contente com a presidente mais jovem da comunidade e que está sempre muita ativa durante a festa como todos podem ver. Viva os Rabopeixenses e a vila de Rabo de Peixe.

A seleção Portuguesa com Novas Asas e muita Cabeça

Alegria, entusiasmo e explosão, eis a seleção de Roberto Martínez em todo o seu esplendor. Depois do primeiro ensaio em Alvalade, frente ao Liechtenstein, Portugal soltou-se este domingo e, com asas novas, precisou apenas de vinte minutos de fulgor para marcar os mesmos quatro golos que tinha marcado no primeiro jogo. Depois acrescentou mais dois na segunda parte, já em modo de gestão, e ainda desperdiçou um penálti. Seis golos, mas apenas Cristiano Ronaldo e Rafel Leão marcaram com os pés. João Félix, Bernardo Silva e Otávio usaram todos a cabeça. Os emigrantes portugueses podem ir trabalhar com um sorriso largo este segunda-feira no Luxemburgo.
Roberto Martínez tinha anunciado que precisava de «jogadores frescos», face aos poucos dias de recuperação, depois do primeiro jogo, mas fez apenas três alterações, todas na defesa, lançando António Silva para o lugar de Gonçalo Inácio, mantendo assim um representante da liga portuguesa no onze, além de refrescar as alas, com Diogo Dalot e Nuno Mendes, fresquinhos, a renderem João Cancelo e Raphael Guerreiro nos corredores.
O jogo começou com um ritmo baixo, com Portugal em fase de estudo, a tirar apontamentos sobre o posicionamento do adversário, que também jogou com três centrais, sobre as movimentações, com uma saída a quatro e até permitiu ao adversário o primeiro remate do jogo, assinado por Vincent Thill. Depois acabou-se a brincadeira. Ainda com o minuto nove a decorrer, Bruno Fernandes deu início às hostilidades, com um cruzamento da direita para entrada de Nuno Mendes junto ao segundo poste. O lateral amorteceu de cabeça e Cristiano Ronaldo, na pequena área, só teve de aconchegar a bola para a abrir o marcador.
O Luxemburgo, que defendia com duas linhas, desfez-se como um baralho de cartas. Volvidos seis minutos, Bernardo Silva, com espaço sobre a direita, cruzou para o segundo poste onde estava João Félix a assinar o segundo de cabeça. O jogador do Chelsea cruzou os braços e sorriu. Mais três minutos e novo golo, agora com João Palhinha a reparar na desmarcação supersónica de Bernardo Silva e a colocar-lhe a bola, bem medida, para o pequeno génio marcar de cabeça (!). Dava para tudo.
Nesta altura, a festa dos portugueses nas bancadas já era total e Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, com o Grão-Duque ao meio, eram os mais contidos. Cada vez que o Luxemburgo procurava reagir a um golo, sofria outro. Portugal pressionava alto, recuperava facilmente a bola e criava perigo. Foi assim o quarto golo, à passagem da meia-hora. João Félix recuperou uma bola, abriu para Bruno Fernandes que, por sua vez, estendeu a passadeira para Cristiano Ronaldo bisar no jogo. Estava feito, em apenas trinta minutos, o jogo estava decidido. A fechar o primeiro tempo, João Félix combinou com Ronaldo e ficou a centímetros de também bisar.

Baralha tudo, novo jogo, mais dois golos
Ao intervalo, Luc Holtz, o selecionador do Luxemburgo, assumiu o guião errado e, com três alterações de uma assentada, reequilibrou a sua equipa, passando a defender com uma linha de quatro, fechando melhor os corredores. Portugal não mexeu e voltou a entrar na expetativa, deixando o adversário expor-se em campo. A verdade é que o Luxemburgo entrou bem melhor no segundo tempo e até chegou a ameaçar reduzir a diferença, com destaque para um remate de Vincent Thill que obrigou Patrício a aplicar-se.
Roberto Martínez só mexeu na equipa aos vinte minutos da segunda parte, para lançar Rúben Neves e Gonçalo Ramos, numa primeira fase, e depois Rafael Leão e Otávio, numa segunda. Foi esta segunda vaga que esteve na origem do quinto golo, num lance que começou com uma arrancada de Nuno Mendes que levou tudo à frente antes de soltar a bola para o avançado do Milan que cruzou para Otávio marcar de cabeça. Foi o terceiro golo de cabeça, depois de Félix e Bernardo.
O Luxemburgo voltou a perder o equilíbrio, Rúben Neves, na marcação de um livre, acertou com estrondo na trave, e, logo a seguir, Rafael Leão desperdiçou uma grande penalidade, defendida por Moris. A verdade é que o avançado acabou por redimir-se, três minutos depois, para fixar o resultado final nos 6-0, na sequência de um bom passe de Rúben Neves. Estava fechada a festa.
Roberto Martínez só sabe vencer em jogos de qualificação para as fases finais de Campeonatos da Europa. Já tinha garantido uma qualificação imaculada da Bélgica para o Euro2020, com dez vitórias, 40 golos marcados e apenas três sofridos, uma marca que pode agora melhorar nesta qualificação portuguesa, para já com duas vitórias, dez golos marcados e nem um consentido.

Nova Direção do Oriental

Depois de bastantes dificuldades de arranjar um mestre de cozinha, uma estrela caiu do céu e encontramos a paz e dormindo bem no travesseiro para dar as nossas festinhas.

Henrique Laranjo é o novo Chefe de cozinha com os seus ajudantes fez um jantar que estava ótimo no ver de todos. Foi uma noite maravilhosa com boa comida (Sopa de legumes a Portuguesa, Salada mista, lombo de porco assado com batatas e legumes, torta de laranja).

O DJ Machado com a sua seleção de música fez uma boa animação e ao mesmo tempo a prata da casa Fátima Miguel fizeram uma boa dupla.

O Senhor Presidente apresentando a nova direção, agradecendo o carinho que deram a estes bravos que não têm mãos a medir a passar todos os obstáculos.

“No final da noite o Senhor Presidente agradeceu as pessoas presentes e apresentou a nova direção e a todas as pessoas que colaboraram na festa (UM GESTO BONITO). Eu como novo membro da equipa tive direito a uma apresentação especial com muitos louvores e elogios eu agradeço a confiança e as palavras dirigidas a mim”, disse Henrique Laranjo. A Voz de Portugal felicita o Clube Oriental pela sua dedicação a nossa cultura e lembra que no dia 22 de abril será o Baile da Pinha e a animação estará a cargo de PAULO NASCIMENTO vindo de Ottawa, não demorem pela reservação pois os lugares são limitados parabéns ao Clube Oriental que dá sempre o seu melhor.

Juntos Vamos Ser Mais Fortes

A semana passada escrevi um artigo sobre a apresentação do Festival Portugal Internacional de Montreal. Explicando um pouco o meu ponto de vista sobre a apresentação e sobre os artistas que vão estar presente neste festival. Há 10 anos os dois eventos juntaram-se para festejar junto, e o mordomo e o festival decidiram refazer isso para realçar as nossas culturas.
“A FORÇA DA UNIÃO”
Sim,… uma pessoa disse-me esta semana que a mensagem mais importante não foi bem comunicado.
Sim,… foi um reparo que escapou-me e esqueci de mencionar. Porque eu sempre disse que o Festival sozinho não faz mexer a comunidade, mas com o Divino Espírito Santo da Santa Cruz, ela vai mexer todos porque a visão dos Mordomos, sim… Arthur Sousa e Fátima Raposo, querem mostrar e apresentar o programa fora do comum. Fui informado que os dois grupos estão a trabalhar muito forte para que estas celebrações vão ficar registadas pela história da nossa comunidade, e todos os eventos fora das celebrações do Espírito Santo, está a cargo do Festival Portugal.
No dia 29 de abril haverá um evento que é uma tradição, desde a primeira edição. A festa da inauguração oficial da “10ª edição” do Festival Portugal tem várias homenagens importantes, e será acompanhado pelo artista de grande renome Júlio Lourenço.
“Juntos Vamos Ser Mais Fortes”
Sim,… é verdade que sozinho não podemos ir muito longe. Bons amigos, boa comissão, pessoas que quer ajudar o Espírito Santo e os Mordomos é sempre bem-vindo. E deveriamos todos ajudar uns aos outros, e é assim que vamos ir longe nesta comunidade. É importante de notar que o mordomo que seja rico ou pobre, a comunidade deveria continuar a ajudar e apoiar o Divino Espírito Santo, ser Mordomo é uma grande honra e que todos devem compreender isso. O mais importante é que tudo vai se organizar com tempo e pouco a pouco vamos chegar ao grande dia e vamos todos festejar juntos com os Mordomos do Império de Pentecostes da igreja da Santa Cruz em Montreal, um dos mais lindos da comunidade e ao mesmo tempo um dos mais complicado a organizar.
Força aos Mordomos, e ao Festival Portugal.

Jason Sá, President’s Gold

2022 foi um ano bastante difícil e complicado para muitos, e para outro supera todas as dificuldades que apresenta-se em frente deles e trabalham 20 vezes mais para poder ser o melhor.
O Sr. Jason Sá é uma destas pessoas que venceu o prémio “President’s Gold” no Royal LePAGE. Sendo um dos melhores na sua área de profissionalismo e que foi um dos melhores em 2022.
A Voz de Portugal congratula pelo seu profissionalismo e pelo seu prémio.

Marya Santos, um Verdadeiro Sonho Tornando-se Realidade

Nas últimas semanas fiquei a conhecer uma menina, que não é tão pequenina mas sim tem um sonho que está a tornar-se realidade.
Eu adoro estas lindas histórias de grande alegria porque, na realidade, devemos promover tudo o que é bom na vida. Há momentos mais difíceis, há momentos familiares, e há momentos que devemos nos definir e realizar o que nós pusemos de lado, “Numa pequena mala de cartão” e um dia, vamos o realizar.
Não conheço a Marya Santos, mas sim ela me conhece com as minhas reportagens, críticas e “jornalismo” comunitário cá em Montreal. Sim já tenho duas malas cheias de artigos que escrevi sobre eventos, festas artistas e ainda, gosto de ajudar todos que precisam de mim.
Falamos sobre o seu sonho de juventude, ser uma cantora que trás alegria e que hoje em dia quer pisar os palcos das comunidades portuguesas através do Canadá e mesmo ir aos Estados Unidos para dar um saltos nas grandes festas em Fall River, New Bedford, New Jersey, e muito mais. Mas, hoje, é um primeiro passo, uma apresentação de quem ela é, origens, sonho, onde pode ouvir a sua música, etc.
Em primeiro lugar quero vos apresentar o site da Marya: www.maryasantosofficial.com. Um site web muito simples e bem organizado.
E, ao mesmo tempo pode ouvir o seu novo CD que foi feito durante a pandemia, e ouvi o CD e é mesmo uma linda pérola musical para todos os gostos.
A minha canção preferida é “Papoilas e amores”, uma canção muito bem orquestrada e que tem muita diversidade musical.
Biografia da Marya Santos
Marya é natural da Guarda, Portugal. Reside em Montreal, Quebeque, Canadá, desde a sua infância. A música sempre fez parte da sua vida. Com apenas 10 anos, no dia da Revolução dos Cravos, cantou com o coro da escola, para os Heróis que fizeram de Portugal um país livre. Este momento histórico ficou gravado para sempre na sua memória.
Aos 15 anos, num serão de festa, no Clube Português de Montreal, mostrou a um grupo de músicos que sabia cantar, os quais a convidaram a subir ao palco. É aí que tudo começa, Marya tornou-se numa das revelações musicais na comunidade portuguesa de Montreal e arredores.
Marya estudou canto com a professora Laurette Bailly (pianista de Alys Robi, artista Quebequense). Alguns anos depois continua a educar a voz com o professor Roger Ferber (cantor e pianista francês).
Nos anos 90, Marya foi convidada por Gilles Latulippe – humorista, ator e cenarista, no Quebeque – e participou no programa de televisão “Star d’un soir”, Rádio-Canadá. Foi também uma das convidadas do programa “Les Démons du Midi”, Rádio-Canadá. Após uma pausa na sua carreira artística, Marya volta agora à sua paixão, a música e a canção.
Em junho de 2021, Marya é convidada pelo Festival Portugal Internacional de Montreal a participar nas festividades do dia de Portugal que ocorreu no Teatro Rialto em Montreal. Em julho de 2022, Marya lançou o seu primeiro CD em lingua portuguesa nas plataformas de streaming musicais e nas estações de rádio e televisão de língua portuguesa.
Em setembro de 2022, Marya foi convidada a participar nos programas de televisão Aqui Portugal e Praça da Alegria da RTP1 e Alô Portugal da SIC em Portugal. Foi também convidada a participar no programa Clube da Amizade da estação de rádio RDP da RTP.
Em 2022 Marya continua a promover o seu primeiro projeto musical junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
E, a história continua. Parabéns Marya.

Férias para fugir ao frio? Cinco locais a visitar

Estamos em pleno inverno, com as temperaturas baixas a trazer o aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mas isto não é impedimento para tirar umas férias. Aliás, há destinos – aqui perto – onde as condições meteorológicas são mais favoráveis.

Está a planear tirar umas férias nos próximos dias? A Civitatis preparou uma lista, à qual o Notícias ao Minuto teve acesso, com os cinco “melhores destinos europeus para fugir do inverno” – e um deles é português.

Ilhas Canárias – “Este arquipélago formado por oito grandes ilhas, cinco ilhotas e incontáveis formações rochosas menores está situado na costa africana mas é território espanhol. As ilhas Canárias são conhecidas como ‘a terra da eterna primavera’, já que as temperaturas se mantêm entre os 16 e os 26 graus em todas as estações do ano e, por isso, são o destino preferido dos Europeus para fugir do inverno.”
Chipre – “Esse pequeno país de forte herança cultural grega está localizado no mar Mediterrâneo, bastante próximo da Ásia. Integrante da União Europeia, o Chipre é de fácil acesso para qualquer viajante que já esteja no continente. (…) O clima da ilha no inverno permanece sempre acima dos 10 graus e há, pelo menos, 300 dias de sol por ano”;
Malta – “Bastante popular entre os estudantes de intercâmbio que querem estudar inglês a preços mais acessíveis, Malta tem se tornado cada vez mais conhecida em todo o mundo e faz jus à fama que tem. O pequeno país possui paisagens naturais impressionantes e uma herança cultural bastante rica que mistura construções muçulmanas com monumentos cristãos. No inverno, as temperaturas costumam permanecer por volta dos 10 a 15 graus, mas em alguns dias podem chegar aos 20”;
Ilha da Madeira – “Os portugueses dizem que a ilha da Madeira é tão bonita que foi lá que a primavera escolheu tirar férias durante o inverno. Com temperaturas por volta dos 20 graus nas quatro estações e cenários bastante floridos, a região possui tantos atrativos que há visitantes durante todo o ano e sempre dizem que queriam ter ficado mais tempo”;
Málaga – “A cidade de Málaga, localizada no sul de Espanha, também é uma ótima opção para escapar do frio. Por lá, o sol aparece, em média, 300 dias por ano e as temperaturas durante o inverno variam entre os 12 e os 17 graus. É possível até encontrar alguns turistas com mais calor a tomar banho no mar e a aproveitar para se bronzear nesta época do ano”.

Fernando Santos: «Estrelas só conheço no céu e nunca vi lá uma sozinha»

O novo selecionador da Polónia, o português Fernando Santos, apontou à necessidade de existir um coletivo, um «conjunto de estrelas», e não apenas um jogador a fazer a diferença, em relação ao avançado Robert Lewandowski, uma das grandes figuras do futebol do país.
O que é importante é conseguir que isto funcionar como equipa. Eu tenho uma expressão que uso muitas vezes, estrelas só conheço no céu e nunca vi lá uma sozinha, nunca. Tem de ser um conjunto de estrelas», afirmou Fernando Santos, na conferência de imprensa de apresentação esta terça-feira, na qual relativizou o passado e o facto de ter treinado com Cristiano Ronaldo, apontando à distinção entre o que é o jogador e o que é a pessoa.
O técnico de 68 anos confirmou que vai mudar-se para Varsóvia e que vai procurar «com calma» e «naturalidade» o «espaço certo» para residir, tendo admitido que conhece mal o campeonato polaco. Um trabalho que quer desenvolver até ao final da edição deste ano da liga.
«Vão habituar-se a ver-me nos estádios. Eu não conheço e tenho de ser honesto. Se eu dissesse aqui que conhecia muito bem o campeonato polaco, todos se iam rir. A verdade é que não conheço, conheço mal, por isso é que agora, só vivendo cá e estando cá em permanência no fim do mês é que podemos observar. Iremos estar atentos e deslocar-nos a todos os campos, clubes. Ir fora, porque a seleção também tem jogadores a jogar fora, mas garanto-vos que nestes seis meses mais próximos, até fim do campeonato, estarei muito perto de estar a ver todas as equipas e as que não puder ver ao vivo estarei seguramente também atento», frisou.
O anterior selecionador de Portugal não mediu as ambições para o novo projeto, falando na vontade de ganhar.
«A minha maior ambição é ganhar tudo (risos). Não venho para perder, é uma palavra que, sinceramente, não gosto. Não durmo. A minha ambição é ganhar todos os jogos, é isso que vamos procurar fazer. Nem sempre às vezes é possível, há adversários», afirmou.
«Respeito não é ter medo. Respeitando o adversário, ficamos sempre mais perto de poder ganhar, acho que a Polónia tem de ter essa ambição, eu e os jogadores, de procurar vencer. É o meu conceito geral. Depois, o futebol é um jogo muito simples, acho que falamos muito de futebol e criamos nomes muito complicados para falar de futebol. O futebol é um jogo simples, foi criado assim, marcar golos, não sofrer, é a lei básica do futebol. Se não construirmos uma base boa no edifício, o edifício vai cair. A base do futebol é esta. Demorará o seu tempo, mas com esta qualidade, [jogadores] habituados a jogar em grandes campeonatos, Itália, Espanha, França, Inglaterra, não tenho dúvidas que é fácil entender o que pretendemos», disse ainda Fernando Santos, não escondendo que é importante ter um polaco ao seu lado na equipa técnica.
«Na Grécia tinha um colaborador grego. Acho importante um colaborador que seja polaco, nesta fase inicial era muito importante. Conhece bem a mentalidade, a forma de pensar, transmitir ideias, ontem tive oportunidade de conversar com os dois [Lukas Piszszek e Tomasz Kaczmarek] em separado e daqui a 15 dias vou dar a minha opinião ao presidente.
Quero decisões boas para a Polónia», referiu.

O Zellers volta ao Québec em 2023

O restaurante, a mascote Zeddy e, claro, a variedade de descontos nas lojas Zellers marcaram os anos 80 e 90 na provínica do Quebec. Embora que o Zellers fecho há cerca de dez anos, em agosto passado foi anunciado que iria renascer e, finalmente, já sabemos as localizações que abrirão na primavera.

Num comunicado de imprensa da HBC (Hudson’s Bay Company) publicado a 18 de janeiro, confirma-se que as primeiras 25 lojas Zellers serão instaladas nas lojas ” Bay Hudson” em todo o país, e terão todas uma área aproximada de 740 a 930. pés quadrados. Destes, haverá 5 lugares na província do Quebec, além do site web zellers.ca.

Os locais serão “Place Rosemère”, “Galeries d’Anjou” em Montreal, “Carrefour de l’Estrie” em Sherbrooke, “Les Promenades Gatineau” e “Les Galeries de la Capitale” na cidade de Quebec. Vinte outras filiais abrirão suas portas, incluindo duas em Ottawa, no Rideau Centre e no “Centre commercial Saint-Laurent”.

Decoração, móveis, utilidades domésticas, eletrodomésticos, brinquedos e acessórios para animais de estimação e muito mais chegarão às prateleiras dos novos Zellers. O comunicado de imprensa da marca refere ainda que artigos “emblemáticos” também terão lugar no inventário. Olá nostalgia!

“Os clientes encontrarão uma seleção cuidadosa de decoração para casa, brinquedos, itens para bebês, roupas e acessórios para animais de estimação, todos oferecidos na decoração vermelha e branca exclusiva da Zellers. »

A Voz de Portugal está de volta em Toronto

O jornal A Voz de Portugal tem uma rica história, relatando um pouco tudo o que aconteceu na comunidade portuguesa em Montreal e não só…
Este grande património jornalístico foi indo de mão-a-mão através das gerações e vários diretores, chefes de redações fizeram milagres para enriquecer este jornal que é o mais antigo do Canadá.
Nos anos 60 e 70, o jornal ia aos quatros cantos do Canadá, Otava, a grande área de Toronto, Calgary e Vancouver. Não vamos ir por este caminho porque o custo é enorme e o jornal não pode sustentar estas despesas de semana por semana, mas há alguns meses tivemos uma nova ideia inovadora e ela foi concluída a semana passada.
O ano de 2020, começa com uma grande novidade felizmente para a administração do jornal A Voz de Portugal, seguindo sempre o caminho da missão de informar o melhor possível a comunidade portuguesa através do nosso semanário. O caminho tem sido bastante difícil nos últimos anos devido a pandemia, mas sempre estivemos presentes embora um pouco reduzidos conforme as possibilidades mas não voltamos as costas à nossa missão, devendo-se ao empenho dos nossos colaboradores e comerciantes da comunidade que sempre contribuem para o sucesso do jornal.
O jornal vai estar presente nos comércios da comunidade de Toronto servindo esta no melhor possível.
Como temos feito ao longo de décadas.
Feliz Ano Novo a todas as comunidades. E que esta nova aventura editorial e administrativa vai a frente para melhorar o nosso jornal e que vamos ir mais longe nesta linda e rica história do jornal A Voz de Portugal.

1 2 3 27
Aller en HAUT