Noite Memorável de São Martinho do
Grupo Folclórico e Etnográfico de Montreal

O Grupo Folclórico e Etnográfico Português de Montreal | Lembranças do Ribatejo organizou a sua festa tradicional de São Martinho. Este evento foi realizada na cave da igreja Sant-Enfant Jesus no sábado 19 de Novembro.
No âmbito de continuar a exercer a sua paixão pelo folclore nacional e respeitando as tradições do nosso Portugal, este rancho há varios anos que nos continuam a brindar com uma excelência de dancas não só da região do Ribatejo como igualmente de outras regiões (Nazaré e Minho) onde se dança o folclore.
Uma sala estava bem cheia com várias individualidades da comunidade, encabeçada pelo Excelentíssimo Sr. Cônsul-Geral de Portugal em Montreal o Dr. Francisco Saraiva, que deu as boas-vindas a todas as pessoas presentes, e uma breve alocução ao empenho do nosso folclore que tem vindo a representar Portugal.
Entre outras individualidades tivemos a presença agradável da deputada Dominique Duvie, o Sr. Dr. Arlindo Vieira e esposa e o conselheiro da comunidade o Sr. Daniel Loureiro.
O repasto foi confecionado pela chefe de cozinha a Sra. Helena Loureiro.
Depois do referido jantar o rancho folclórico deliciou a assistência com várias interpretações de danças de varios estilos e regiões de Portugal, findo o qual teve o inicio da dança de salão animada pelo excelente conjunto musical da cominidade o Contacto que como é habito nos brinda com excelentes interpretações musicais. Uma excelente noite de festa que este evento continua por muitos anos para nos divertir-mos. Parabéns aos organizadores, fizeram um excelentes trabalho.

A Barraca Abanou na Festa Branca

Eu sempre disse, quando organizas alguma coisa, deve sempre pensar a arrebentar a casa e não fazer uma festa para fazer dinheiro. Com tudo o que está pasando no mundo é difícil pensar em festa mas ficamos tanto tempo em casa,… agora é tempo de sair e fazer a festa.
Do início ao fim a festa foi espetacular, já lá vão vãrios anos que vou a esta festa, antes da pandemia, mas esta foi para arrebentar, o Tony Câmara com a sua equipa não pararam de tocar e cantar e foi muitíssimo bem porque o “show” foi inovador, ativo e dinâmico.
O jantar foi excelente e a equipa que serviu durante a noite fizeram um ótimo trabalho, e devo notar também a decoração foi bem linda, graças a Associação Saudades da Terra Quebequente que deixou a sua decoração para a missão de Nossa Senhora de Fátima em Laval e que foi agredecido pela gentileza deles deixar a sua decoração. Em resumo a igreja está ainda de pé porque nós fizemos a festa, foi um grande sucesso, dançando e risando durante toda a noite.
Quero agradecer a direção da igreja que estão a trabalhar muito forte para fortalecer a igreja económicamente porque a Covid-19 não fui muito bom para ninguém e é agora o momento de restabelecer a igreja de Laval.
Parabéns que continuem porque estão no bom caminho.

11 de novembro no “Cimetière Repos St-François D’Assise”

No dia 11 de novembro é celebrado o Remembrance Day no Canadá. Esta data foi celebrada pela primeira vez em 1919 em todas as colónias Britânicas do British Commonwealth. Foi originalmente chamado de “Armistice Day” para comemorar o acordo de armistício que encerrou a Primeira Guerra Mundial na segunda-feira, 11 de novembro de 1918, às 11 horas – na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês.
Este ano, pela primeira vez, fui ao cimetério Repos St-François D’Assise em Montreal. Eu nunca tive a oportunidade de “festejar” ou mesmo comemorar este evento tão marcante na história do mundo atual. Mas, fiquei impressionado por esta comemoração, todos os pilares nacionais estavam presentes, Montreal, Quebec e mesmo o Canadá estava muito bem representado.
Foi uma linda cerimónia memorável com homens das Forças Armadas da Defesa Nacional que estavam presente para comemorar este momento tão importante no passado, não sei onde estavamos todos sem estas pessoas que sacraficaram-se de corpo e de alma para nos defender, e esta cerimónia foi interessante porque pela primeira vez encontrei Mgr Christian LÉPINE, muito simpático e que fez um discurso bastante emotivo para os familiares presentes.
Ao mesmo tempo encontrei várias pessoas que estiveram numas na segunda guerra mundial e que sobreviveu e que felicitou o que o cimetério fez para comemorar este evento com muito carinho e amizade.
E, para finalizar, quero dar os parabéns pelos organizadores deste evento porque não é uma coisa simples de realizar um momento solene e com profunda sensibilidade. E, é de louvar a presença de Soraya Martinez Ferrada do Partido Liberal do Canada para Hochelaga e Karine Boivin Roy, do partido CAQ deputada de Anjou-Louis-Riel que prestaram umas lindas homenagens.

Dipanda-Angola-Xietu

Sob o lema “Angolanos de mãos dadas, rumo ao futuro, celebremos o 11 de Novembro 2022”. A cidade de Toronto continua a ser um marco histórico para todos os angolanos na diáspora Canadiana. A bandeira da República de Angola foi içada no sábado, 12 de Novembro de 2022 na Câmara Municipal de Toronto para celebrar os 47º anos de Independência que se assinalou no dia 11 de Novembro desde 1975.
A presença notável neste acto foi a da Ministra Conselheira do Ministério das R. Exteriores de Angola, Albertina Cassule e da Exma. Sra. Rita Reis. Participaram igualmente na da cerimónia vários membros das Missões Diplomáticas e Consulares, dentre eles a Cônsul de Portugal em Toronto, a vice-presidente cessante da Câmara Municipal de Toronto, Ana Bailão, Angolanos das Comunidades de Toronto, Hamilton e Montreal.
O primeiro encontro teve início pelas 10 horas 30 no pódio da Câmara Municipal de Toronto – City Hall Square. Abriram a cerimónia a Exma. Sra. Carla Neto e Francisco Pegado que, calorosamente acolheram os presentes, fazendo um resumo da actividade. Seguidamente tomou a palavra a digníssima vice presidente cessante, Ana Bailão, tendo saudado a todos em seu nome, disse: ”tenho muito orgulho de representar as comunidades de expressão portuguesa. Estou grata pela oportunidade de trabalharmos todos juntos e fazer uma marca mais relevante da comunidade angolana de Toronto”. Ana Bailão também aproveitou a ocasião para entregar uma recordação ‘’style’’ placa de reconhecimento para os membros organizadores – Comissão de Gestão da Comunidade Angolana do Ontário-ACO.
Este encontro foi marcado por momentos especiais, um deles foi quando tomou a palavra a Cônsul Geral de Portugal em Toronto e a ministra Conselheira da República de Angola.
A Cônsul Geral de Portugal em Toronto saudou e começou o seu curto discurso em Inglês respeitando os padrões do idioma no Canadá; tendo desejado feliz dia da Independência em especial à todos residentes no Canadá. Depois, assinalou a data sob o signo da fraternidade com povo irmão Angolano. As relações entre Angola e Portugal têm vindo a se consolidar e são hoje marcadas pela maturidade, estabilidade e excelência entre os dois povos. Por sua vez, a ministra conselheira saudou os seus antecessores e os angolanos presentes. Numa dissertação simples, clara e objectiva rendeu uma singela homenagem às tribos que viveram e passaram em Toronto. De igual modo, em nome do governo da República de Angola e da comunidade residente no Canadá aproveitou a oportunidade para saudar o representante máximo da Prefeitura Municipal de Toronto. São 47 anos de independência, hoje, este acto do içar da bandeira de Angola demonstra também o reconhecimento da parceria e de cooperação entre os dois Estados. Relembrou o lema e desejou feliz dia da independência. De seguida, Carla Neto chamou os presentes para entoarem o hino nacional de Angola na presença dos repórteres da Camões TV, Espaço Mwangolé e da Rádio Milongola THM TV. O encontro terminou pelas 12 horas 30. O jantar alusivo ao dia da Dipanda teve lugar no espaço local “Yauca’s Lounge & Luanda House”.

Uma Maravilhosa Noite de Fado Na Casa Minhota

Uma Noite de Fado não se organiza em dois segundos, e desde 2020 não tivemos uma Noite de Fado num dos restaurantes na comunidade, também não sei tudo mas sei que é o primeiro restaurante a iniciar uma noite tradicional de Fado, com fadistas e grande tocadores da nossa comunidade.
É sempre complicado organizar um evento como este no dia 11 de novembro, que calha no mesmo dia que os festejos de São Martinho. Mas toda a equipa do restaurante quis honrar este dia comemorativo dos portugueses com uma ementa saborosa e que já lá vão muito tempo que eu não comi tão bem, com uma sopa de castanhas até ao bacalhau no forno com castanhas,… foi o prato que escolhi e que adorei, a minha mulherzinha encomendou o filet-mignon com molho de cogumelo e castanhas que também foi realmente muito saboroso, sem esquecer o prato misto de sobremesas que foi bastante apreciado por todos na sala.
Para esta noite, tivemos Jordelina Benfeito, Suzi Silva e Gabriela Almeida Pereira.
Três gerações de fadistas, o que foi inédito na comunidade. Acho que foi a primeira vez que vi três fadistas com 3 estilos bem diferente nas suas idades, mas ao mesmo tempo foi realmente muito agradável ouvir e sentir uma bocadinho as nossas saudades com a nossa canção nacional, do nosso Portugal.
Sim estava a esquecer o nosso Luís Duarte com o seu estilo cantou e encantou toda a sala.
Os músicos que acompanhou os fadistas foram António Moniz na guitarra portuguesa, Luís Duarte na guitarra clássica e Nelson Moreira na Viola Baixo.
Pela primeira vez, Gabriela Almeida Pereira, que foi a vencedora do concurso Voz do Festival, cantou com músicos e não com playback. É muito diferente, mas, e ganhou o amor da sala.
A noite foi maravilhosa e que estou a espera da próxima Noite de Fado na comunidade. Parabéns a Casa Minhota por iniciar e não esquecer as nossas lindas tradições, “Bravo”.

Noite de São Martinho no Clube Oriental

Com o frio batendo as nossas portas, e a neve a caminho o Clube Oriental Português de Montreal abriu as portas para mais uma festinha com um cozido à Portuguesa que o nosso cozinheiro confeccionou com bastante dedicação que por sinal foi uma delícia.
Depois do jantar Júlio Lourenço abriu o bailarico com canções bem românticas fazendo que abrissem o apetite para dar um pezinho de dança e apetite para a boa castanha.
A noite não poderia acabar sem haver uma surpresa, uma jovem com onze aninhos, vencedora do FESTIVAL INTERNACIONAL PORTUGUÊS DE MONTREAL, e, desde então despertou uma paixão pela musica, uma voz de ouro que desceu do céu fazendo com que a nossa comunidade ficasse mais rica e ao mesmo tempo uma presença de juventude na cultura Portuguesa a jovem GABRIELA mostrou com as bonitas canções e com o amor do publico tem o caminho aberto no futuro.
O Presidente do Clube Oriental agradeceu por esta visita, acrescentando que este Clube esta sempre pronto e aberto para dar oportunidades a todos que queiram divulgar a nossa bonita cultura PARABÉNS GABRIELA.
O Oriental vai festejar as suas 44 Primaveras no dia 10 de Dezembro e todos são bem vindos.
PARABÉNS AO CLUBE ORIENTAL.

DJ Alex Moreira no Mundial 2022

A nossa comunidade é uma linda comunidade cheia de pérolas escondidas através de Montreal e não só. Os portugueses estão espalhados e muitos estão escondidos e devemos achá-los e apresentá-los da melhor forma. O DJ Alex Moreira iniciou a sua carreira nos clubes em Montreal e na Associação Portuguesa de Ste-Thérèse. Anos depois ficou como o melhor técnico de som da comunidade e qualquer artista, que seja de Portugal, Estados Unidos ou de Toronto, queria só o Alex Moreira porque ele sabia como manipular o som e ter um som impecável para qualquer “show”.
Há 3 semanas tive a notícia que o Alex Moreira foi escolhido para ir ao Qatar para o Mundial 2022. Não há 500 DJs que vão animar o Mundial, mas sim, 6 DJs vão animar durante um mês o Mundial, e DJ Alex Moreira é o único canadiano/português
que estára lá para fazer mexer todos ao seu som, um som que há mais de 1.5 milhões que estão a segui-lo nas redes sociais e que muitos gostem do seu estilo de música.
É com muito orgulho que eu quero desejar ao nosso conterrâneo Alex Moreira para abrilhantar o Mundial com boa música e boa disposição.
Ele será sempre um dos pilares importantes da nossa comunidade, e sei que ele não vai desaperecer mesmo se está no bom caminho para chegar a ser um grande artista internacional.
Desejo muita sorte e felicidade e não esquecem de ver a entrevista que vai ser apresentado no programa televisivo,
A Voz de Montreal, esta semana, que foi filmado no domingo no restaurante Casa Minhota, um jantar que foi organizado para a sua despedida com familiares e amigos, antes da sua viagem para o Mundial no Qatar. E, espero que quando ele voltar, vai nos comentar um bocadinho sobre a sua experiência que viveu lá neste evento. Força Alex!

Luxuosa Festa dos Amigos de Rabo de Peixe

É inevitável que pouco a pouco as festas estão a regressar. E, neste fim de semana transato foi realmente um fim de semana de festa. Com 6 festas na comunidade, é claro que não pudemos estar a todas e é claro que não podiamos falhar a Festa dos Amigos de Rabo de Peixe.
Nesta festa tivemos um pouco de tudo com Arlindo Andrade e David deMelo que abrilhantaram esta linda noite memorável, e claro, tivemos o DJ Jeff Gouveia que fez nós vibrar toda a noite com a sua música e boa disposição.
Na entrada da sala tinha uma linda exposição de fotografias, e claro o lindo Brazão da Vila de Rabo de Peixe. Por volta das 18h houve um saboroso “cocktail” e petiscos. Para marcar o início da noite tivemos as boas vindas da presidente, Diane Borges, a todos presentes, cerca de 450 pessoas. Logo de seguida, apresentação da direção: António Calisto, Vice presidente; Natércia Calisto, tesoureira; Diamantina Borges, Susy Borges, João e Francisca Texeira, Roberto Barbosa são os diretores.
Os hinos foram tocados, o hino nacional do Canadá e o hino do Senhor Bom Jesus. Foi servido o saboroso jantar, servido bem profissionalmente e rápido. Houve rifas e risadas, dançamos até ao fim e foi muito bem divertido. Sem esquecer o Bailinho dos Açores que fizeram, como sempre, um lindo espetáculo, admirei muito o que eles fizeram pour 2 anos sem esta festa, fiquei muito triste, com muitas saudades.
Quero dar os parabéns a esta linda direção que fazem de ano por ano estão a brilhar muito na sua organização e eles estão de parabéns para a maneira que eles funcionam, muito profissional e sempre com um sorriso. Viva o Convívio dos Amigos de Rabo de Peixe e Viva todos os presentes que fizeram desta festa um grande successo.

Cuba e Estados Unidos debatem migração em pleno êxodo de cubanos

Durante a reunião, Fernández de Cossío reiterou à secretária de Estado Adjunta para Assuntos Consulares, Rena Bitter, e ao diretor dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, Ur Mendoza Jaddou, “a importância de retomar plenamente os serviços consulares e de imigração na embaixada dos Estados Unidos em Havana”.
O governante cubano também confirmou “a abertura para contribuir com as medidas necessárias para o pleno funcionamento dos serviços migratórios e consulares”, explicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano em comunicado.
Bitter e Mendoza viajaram para a ilha para abordar o restabelecimento completo do processamento de vistos de imigração no início de 2023 e a recente retoma do programa de reunificação familiar para cubanos na Embaixada dos EUA, destacou o Departamento de Estado quando anunciou esta visita. Este encontro ocorre numa altura em que se regista um êxodo em massa de cubanos, principalmente para os Estados Unidos. No ano fiscal passado, entre outubro de 2021 e setembro de 2022, registou-se um número recorde de migrantes irregulares em geral — e de cubanos em particular — que chegaram à fronteira sul dos Estados Unidos.
A migração tornou-se uma questão fundamental na política nacional norte-americana.
Naquele período, foram processadas as tentativas de entrada 224.607 migrantes cubanos, segundo o Departamento de Alfândega e Proteção das Fronteiras (CBP, na sigla em inglês).
O Governo dos EUA emitiu no ano fiscal passado 23.966 vistos a cubanos e, pela primeira vez desde 2017, cumpriu o acordo bilateral de migração de 1994, que prevê a entrega de um mínimo de 20.000 vistos por ano aos cidadãos da ilha. O Governo cubano culpa Washington pela migração irregular de cidadãos cubanos, quer pelo incumprimento do acordo bilateral, quer pela vigência da Lei de Ajuste Cubano de 1966, que permite aos cubanos solicitar residência permanente nos Estados Unidos após um ano e um dia de permanência naquele país.
O fluxo crescente de cubanos já tinha marcado o diálogo bilateral sobre migração em abril, que decorreu em Washington, um outro mecanismo reativado pelo Governo Biden que tinha sido suspenso em 2018 por Donald Trump.
O Governo norte-americano tomou várias medidas nos últimos meses para avançar na normalização da questão migratória, como o aumento gradual dos seus serviços consulares na ilha e o restabelecimento de um programa de reunificação familiar, suspenso desde 2017.
Cuba atravessa uma grave crise económica devido à combinação da pandemia de covid-19, o endurecimento das sanções dos EUA e erros internos na gestão macroeconómica.
A atual situação levou a uma grave escassez de produtos básicos, apagões de energia diários e uma espiral inflacionária, que tem levado muitos cubanos a deixar o país.

Halloween com o Rancho Estrelas Atlântico

Um dos mais lindos momentos do ano é o Halloween porque podemos recriar-nos num dia. Que seja uma bruxa, um Zorro, um monstro feia com cheia de sangue ou um lindo vampiro, tudo é possível nesta noite.
O Rancho Estrelas do Atlântico neste últimos anos veio sempre nos encantar nesta noite,… uma noite que é dedicado aos membros deste Rancho para angariar ulguns fundos para continuar a prosperar nas suas atividades culturais.
Neste evento há sempre uma apresentação dos jovens com uma dança.
Este ano foi uma dança monstruosa da Covid-19, Vi e adorei a coreografia e apresentação que foi sensacional, e acho que eles deveriam fazer mais espetáculos assim,… não sobre o tema Halloween, mas sim,… sobre outros assunto tal como natal, páscoa, noite de São Martinho.
Houve muitos mascarados e a competição foi bastante animado com muitas risadas. Quero dar os parabéns aos organizadores, a noite foi muito divertida e bastante apreciado.

1 2 3 23
Aller en HAUT