Mensagem do nosso conselheiro do jornal
Atualmente tudo é por causa do COVID-19.
Não há festa, é por causa do Covid…
Não há reuniões, é por causa do Covid…
Não há encontros, é por causa do Covid… Mas há sempre a possibilidade de registar um evento para se comemorar mais tarde, e se não podemos estar 10 000 ou 20 000 juntos, poderemos estar num pequeno grupo de 10 pessoas. A comunidade deve readaptar-se para festejar certos eventos.
Não saber adaptar-se não é uma razão. As festividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas entre nós, este ano, foram fraquíssimas.
Não tivemos nada na comunidade! Mas, o mais triste de tudo foi quando passei no Parque de Portugal e vi a bandeira de Portugal toda estragada e, faltando também lá a bandeira do Canadá; apercebi-me então, que nada foi feito para dignificar este dia tão especial para os portugueses.
Hoje em dia estamos a voltar ao normal e já podemos ter grupos de 10 pessoas, penso que as entidades responsáveis podiam muito bem ter feito algo para sublinhar o dia de Portugal como fizeram em Toronto. Podíamos muito bem ter feito o içar da bandeira, não era preciso muito mais do que isto. Desde já dar os meus parabéns ao primeiro ministro do Canadá por ter dado os parabéns a Portugal pelo seu dia.
Viva todos aqueles que festejaram o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas!
Texto de Roberto Carvalho