Uma Grandiosa Fé que Move o Povo

As grandes festas deste ano de 2025, e honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres de Montreal, foram um evento memorável, cheio de momentos emocionantes e espetáculos de tirar o ar de qualquer um.
Este ano, para além das celebrações religiosa, contou com uma programação diversificada, destacando grandes artistas que proporcionaram entretenimento de alta qualidade para toda a comunidade.Mas neste fim-de-semana foi marcado por chuva, e mais chuva.

As festividades tiveram início na sexta-feira com a mudança da imagem da sua capela, até ao seu andor, que estava divinamente florido com muitas rosas encarnadas assim como toda a igreja, estava excelentemente enfeitada. É importante de notar que nos últimos anos tivemos novas capas para o Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Todos os anos há histórias milagrosas e emocionantes das pessoas que ofereçam uma nova capa. Este ano Maria João Dias, esposa do muito conhecido empresário da Companhia JOEM Emanuel Linhares confecionou esta nova capa. Uma trabalho de excelente qualidade.
Os maiores dias das festas, em que os fiéis são convidados a participar, foram no sábado 17, e domingo 18 de maio de 2025.
O programa das festas deste ano, na parte religiosa, o padre Francisco da paróquia da Ribeira Quente e das Furnas, foi o convidado a presidir estas festas. É importante de notar cuja primeira procissão – lembramos – se realizou no então Parque Jarry, no radioso dia 15 de Maio de 1966, que já conta agora 59 anos.
As cerimónias religiosas, foram acompanhadas pelo grupo coral. No sábado, a imagem do senhor Santo Cristo, saiu à rua aonde recebeu as boas-vindas dos presentes, sobre os cânticos do grupo coral do Senhor Santo Cristo e depois foi dar a volta ao recinto da missão e a uma parte da rua Rachel entre Clark e Saint-Urbain, acompanhada pelas Filarmónicas, de Montreal, do Divino Espírito Santo de Laval e da Banda Lira Portuguesa de Brampton.
Também, os motociclistas, mais uma vez, marcaram a sua presença para saudar o senhor ao som do ruído próprio dos motores, que ao passar da imagem lhe prestaram uma homenagem.
Depois todos os presentes foram brindados, com a atuação espetacular de Leandro e a sua banda, encantando o público com suas músicas emocionantes e energéticas. Foi pena, mais uma vez que a temperatura não foi do nosso lado mas sim foi um concerto memorável
E para terminar, o programa musical do sábado, subiram ao palco o DJ Ilhas de Bruma, com Lucas e Simão que fizeram um grande “Show” para os nossos jovens, e não só. A escolha da música foi contagiante e muitos dançaram mesmo se era frio.
No domingo a chuva foi para ficar todo o dia, e não houve procissão. No final da missa todos os convidados foram chamados e as filarmónicas tocaram durante a missa e no subsolo da igreja, o que foi pena porque os concertos eram muito lindos
Pouco a pouco vimos que a temperatura ficou estável e perdurou com uma pequena chuva mas o grande arraial de domingo, teve início com a atuação musical de Miro Freitas e sua banda, que animaram a plateia com um repertório vibrante e cheio de “hits”.
Para finalizar o fim de semana festivo, o DJ Alex Moreira subiu ao palco e fez um espetáculo sensacional.
Com uma seleção musical impecável e uma presença de palco eletrizante, Alex Moreira encerrou as celebrações com chave de ouro, deixando todos os participantes com um sorriso no rosto e a sensação de terem vivido momentos inesquecíveis.
As grandes festas em homenagem ao Senhor Santo Cristo foram, sem dúvida, um sucesso absoluto, reunindo a comunidade num espírito de fraternidade e alegria, celebração e devoção.
Estes eventos não só proporcionaram entretenimento de alta qualidade, mas também reforçaram os laços comunitários e celebraram a rica herança cultural dos açorianos.
Um agradecimento especial à Associação Saudades da Terra Quebequente, cuja dedicação e empenho foram essenciais para a realização desta celebração memorável.
Obrigado a todos por contribuírem para o sucesso desta festa e por fortalecerem a comunidade com tanto carinho e devoção. Obrigado ao bailinho Português para as fotos dos artistas.