O convívio rabopeixense esteve no seu melhor, sábado passado, na linda sala de Nossa Senhora de Fátima em Laval, com uma das maiores enchentes da temporada, enobrecendo sobremaneira a sua festa do chicharro, neste empolgante serão dançante, animado por Jeff Gouveia, do disco mobile JG Night Productions.
Adivinhava-se-lhe de imediato no ambiente geral, o azul do mar da aprazível Vila de Rabo de Peixe, sob esta tradicional decoração, quando a presidente do Convívio, Diane Borges, subiu ao palco para saudar os convivas e orgulhar-se das suas tradições rabopeixenses e do amor à terra, entre outros, que leva a que anualmente se realize esta popular festa.
Esta festa é um evento onde quase toda a gente se conhece, o que se torna mais agradável. No caso especial do cronista, foi particularmente gratificante constatar que estávamos a ser honrados com a presença de Luís Miranda, presidente da Junta de Freguesia de Anjou, do nosso grande amigo ‘Mineiro’, empresário rabopeixense, um habitual e grande apoiante do acontecimento e muitos mais duma longa lista de bons amigos e de gente sempre pronta a dar o seu melhor para que se mantenham estas tradições. Houvessem olhos para ver; houvessem braços para abraçar, houvessem mãos para apertar! Muitos mais forasteiros se deslocaram dos Estados Unidos e do Ontário, assim como de lugares da periferia da província.
Sabendo-se que cada festa tem o seu próprio mérito, muita gente tem pelo menos duas razões para aderir a um convívio desta natureza: divertir-se e comer bem, sobretudo comida regional e das suas tradições. Pois bem, lá estavam pelas mesas, travessas e travessas de chicharros com batata nova branca e vermelha e inhames (minhotos), o queijo fresco de cabra, mesmo a pedirem pela calda de pimenta, o molho de vilão, as cebolas de curtume, etc!
Esta foi uma festa onde distinguiu-se muito bem o Jeff Gouveia como animador, e excelente DJ como ele é capaz de fazer e ao mesmo tempo podemos informar a todos que este ano ele festeja o seu 25º aniversário como DJ, um marco importante e apreciado através da comunidade e que nos privilegiou com a sua atuação e música, sem esquecer que na parte técnica era Alex Moreira que é muito habilidoso nesta arte do som.
E, para finalizar, David de Melo com a sua banda fez um espetáculo sensacional, com músicas para agradar a todos tal como Eternamente, Baile Furado, Minha Mulher, Amor de verão. Sem esquecer a marcha de Rabo de Peixe que apresentou um estilo completamente diferente comparado aos outros anos anteriores, a banda de David de Melo tocou a canção e o cantor nos encantou com estas lindas palavras.
“Viva Rabo de Peixe,
Uma terra tão bela…
De muita cor e luz.
Não haj’alguém que deixe
De gostar sempre dela,
Vila do ‘Bom Jesus”.
Registe-se, entretanto, que a direção do Convívio dos Amigos de Rabo de Peixe do Quebeque se distinguiu durante toda a noite, pelo trabalho desenvolvido que ofereceram à nossa comunidade.