Uma Noite de Fado não se organiza em dois segundos, e desde 2020 não tivemos uma Noite de Fado num dos restaurantes na comunidade, também não sei tudo mas sei que é o primeiro restaurante a iniciar uma noite tradicional de Fado, com fadistas e grande tocadores da nossa comunidade.
É sempre complicado organizar um evento como este no dia 11 de novembro, que calha no mesmo dia que os festejos de São Martinho. Mas toda a equipa do restaurante quis honrar este dia comemorativo dos portugueses com uma ementa saborosa e que já lá vão muito tempo que eu não comi tão bem, com uma sopa de castanhas até ao bacalhau no forno com castanhas,… foi o prato que escolhi e que adorei, a minha mulherzinha encomendou o filet-mignon com molho de cogumelo e castanhas que também foi realmente muito saboroso, sem esquecer o prato misto de sobremesas que foi bastante apreciado por todos na sala.
Para esta noite, tivemos Jordelina Benfeito, Suzi Silva e Gabriela Almeida Pereira.
Três gerações de fadistas, o que foi inédito na comunidade. Acho que foi a primeira vez que vi três fadistas com 3 estilos bem diferente nas suas idades, mas ao mesmo tempo foi realmente muito agradável ouvir e sentir uma bocadinho as nossas saudades com a nossa canção nacional, do nosso Portugal.
Sim estava a esquecer o nosso Luís Duarte com o seu estilo cantou e encantou toda a sala.
Os músicos que acompanhou os fadistas foram António Moniz na guitarra portuguesa, Luís Duarte na guitarra clássica e Nelson Moreira na Viola Baixo.
Pela primeira vez, Gabriela Almeida Pereira, que foi a vencedora do concurso Voz do Festival, cantou com músicos e não com playback. É muito diferente, mas, e ganhou o amor da sala.
A noite foi maravilhosa e que estou a espera da próxima Noite de Fado na comunidade. Parabéns a Casa Minhota por iniciar e não esquecer as nossas lindas tradições, “Bravo”.