Nos último anos estamos a ver que a comunidade está a ter mais ou menos 200 festas durante o ano. Um número bastante alto para a comunidade. Eu calculei este número com todas as associações, igrejas e organismos associativos.
É claro que somos mais ou menos 60 000 portugueses no Quebeque e nem todos vão às festas. É de louvar todos os organismos que fazem festas porque não é fácil organizar uma festa que agrade todos. A Associação Saudades da Terra QuebeQuente é indiscutivelmente a melhor e maior organização na comunidade fazendo duas grandes festas na missão de Nossa Senhora de Fátima, sem esquecer que esta organização é a comissão organizadora da festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Montreal, organizando um fim de semana incrível organizando também uma angariação de fundos para esta festa. Através da história desta organização tiveram sucesso ano após ano, mesmo após se deslocarem de Montreal para Laval. O público continuou a vir em grande grupo. Este grupo associativo merece muito por tudo o que eles fazem, diretamente e indiretamente tocando a nossa comunidade quando necessitam.
Sábado, 12 de outubro, festejou-se em grande a festa em Honra de São Paulo da Ribeira Quente, e mais uma vez, muitos ficaram admirados, pelo excelente trabalho que foi feito pela organização do evento, começando pela apresentação da sala, mesas preparadas com estilo, todas as cadeiras estavam foradas e decoradas de vermelho.
A Festa iniciou-se às 20h com a apresentação da equipa organizadora e a equipa que vai servir durante toda a noite. Este ano o presidente da Associação, Roberto Carvalho, iniciou as boas-vindas com toda a sua equipa no palco e oferecendo um momento de silêncio em honra do 22º aniversário do deslizamento de terras em Ribeira Quente nos Açores, originado por fortes chuvas, provocando 29 mortos, 3 feridos graves e desalojando 36 famílias. Um dos piores eventos que aconteceu nesta linda freguesia que chama-se Ribeira Quente, do concelho da Povoação.
Foi servida uma boa entrada variada de petiscos, depois trouxeram as boas amêijoas com um excelente molho, sopa, salada, prato principal e a sobremesa.
Podemos notar que os vinhos portugueses são reis aqui, verde, Mateus, branco e tinto, foram vendidos a ótimo preço. Esta noite memorável brilhou com o seu espetacular efeito visual, graças à decoração do salão, assaz elegante nas suas cores, luz, alegria, boa gente, etc. Tudo a módico preço para esta magnífica festa.
Este ano foi o conjunto “Unique Touch” que deu um espetáculo extraordinário, muito profissional e bem mexido, sem esquecer o DJ Alex Moreira, que marcou muito bem a sua presença até ao fim da noite.
Todos os anos a Associação está sempre atenta a todos que ajudam a associação e que ajudam a sua terra natal. O convidado de honra foi João Furtado, uma pessoa que ajuda muito a Ribeira Quente. José Furtado e Margarida Amaral são duas pessoas que ajudaram a associação durante muitos anos. O resto, é história, e o domingo serviu certamente de dia de descanso para os organizadores, que trabalharam muito, e talvez até para algumas pessoas que dançaram muito. Pelo que se viu durante a festa, temos a certeza que todos gostaram desta linda noite.
A Associação Saudades da Terra Quebequente agradece a todas as pessoas que se implicaram durante a preparação deste grandioso evento.
Pelo meu lado, agradeço aos organizadores pelo seu empenho e dedicação durante todos estes anos, e viva a Ribeira Quente!