Viva o Divino Espírito Santo em Laval

Como previamente anunciado, a Comunidade portuguesa de Laval, depois de uma longa e penosa pausa, decidiu que era tempo de repor certas atividades religiosas e profanas, afim de nós alegrar um pouco a existência , pois esta tinha sido exposta a severas forças negativas nos últimos dois (2) anos.
E nada melhor para um ponto de partida, que começar pelas Festas mais veneradas, sobretudo pelo povo oriundo dos Açores, ou sejam as Festas do Divino Espírito Santo. São hoje já coisa do passado, mas não as esqueceremos tão depressa. De memória, foi a primeira que reuniram tantos e tão ilustres dignitários.
Diretamente de Portugal, nada mais que Sua Excelência o atual presidente da Assembleia da República, professor Doutor Augusto Santos Silva e sua esposa, Doutora Isabel Margarida Duarte, Assessora Principal do Presidente da Assembleia da Republica, Doutora Maria Inês Coroa, Assessor da Imprensa do Presidente da Republica, Doutor David Damião.
De Otava, o Embaixador de Portugal, Dr. António Leão Rocha acompanhado da Embaixatriz de Portugal Doutora Luísa Rocha.
De Montreal, o Cônsul de Portugal, Doutor António Barroso. Estes convivas foram acolhidos e apresentados um a um , pelo nosso novo responsável da Missão, sr. padre Leonardo. Deste lado do Atlântico: Deputada Federal do Distrito de Vimy, a Sra. Annie Koutrakis , Deputado Federal do Distrito de Laval-les-Isles o Sr. Fayçal El-Khoury, Deputado Provincial do Distrito de Chomedey o Sr. Guy Ouellette, Conselheira municipal do Bairro de St-Martin, a Sra. Aline Dib, Conselheira municipal do Bairro de Chomedey Sra. Aglaia Revelakis.
Não foi preciso mais para que a Comunidade de Laval aproveitasse esta ocasião, única, para reunir todos estes dignitários na simbólica inauguração do Miniparque Pedro Siva. Meras recordações do que outrora fora o parque dedicado á memória deste português, pioneiro da que hoje chamamos áqueles que nos trazem o correio a casa:“carteiros”. Este pioneiro (apelidado de (Le portugais) faz mais parte da história do Quebec que da história portuguesa, portanto ele nasceu em Lisboa em 1647, na paróquia se são Julião. Pensa-se que chegou ao Quebec no ano 1673, e depois de uma vida cheia de aventuras fascinantes, foi consagrado o primeiro carteiro do Canadá, distribuindo o correio entre Montreal e Quebec por conta dos Governadores da província naquele tempo.~Mas voltemos às Festas: A fita de inauguração foi cortada pelo Doutor Augusto Santos Silva conjuntamente com a Conselheira Sra. Aline Dib, em reconhecimento da contribuição da Camara de Laval para esta construção. O tempo empurrava-nos impetuosamente e o único a ter a palavra foi o “convidado de Honra”. Dirigiu-se em primeiro aos dignitários canadianos num francês impecável e em seguida á nossa comunidade, não deixando de salientar que sendo ela em maioria açoriana , fez menção de a saudar de uma maneira muito simples mas de alto significado : usou para esta ocasião uma gravata que continha gravado, os nomes de todos os escritores e poetas Açorianos .Em seguida relembrou que mesmo se ali se encontrava o Embaixador de Portugal, na realidade , somos mais de quinhentos mil embaixadores, pois cada um dos portugueses pelo mundo fora, é um Embaixador. Todos estes convivas participaram no cortejo por algumas ruas de Laval , mas devido aos respetivos compromissos que tinham nos seus programas, despediram-se logo após.
A Festa continuou e tanto no sábado como no Domingo, os organizadores foram alegremente surpreendidos com a participação da Comunidade. Com efeito tinha-se timidamente evaluado a participação dos adeptos de festa e dos devotos ao Divino Espírito Santo. Todas as expectativas foram extraordinamente superadas. Pudera! Boa música, boa comida e muita, muita alegria.
Parabéns aos Mordomos, os nossos agradecimentos a todos os voluntários que se dedicaram corpo e alma para servirem no melhor das suas capacidades todos os que nos honraram com a sua presença. A eles também o nosso “muito Obrigado” pois sem participantes nada seria possível.