10 de junho, Dia de Portugal em Montreal

Como todos adoram a história de Portugal, e todos gostem de apresentar o passado, quero vos informar que o inicio das celebrações do Dia de Portugal, foi iniciado e celebrado na data de 10 de junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal. Este é também o dia da Língua Portuguesa, dos cidadãos e das Forças Armadas.
Em Montreal, a comunidade sempre festejou, de uma certa maneira, o Dia de Portugal.
Uns organizaram grandes festas, outros discursos.
Uns juntos outros separados.
Uns são interessantes outros tristes (tal como os dois últimos anos).
Montreal nunca teve o privilégio de ter grandes celebrações mas sim pequenos eventos marcantes. Neste 20 anos o consulado esteve sempre implicado nestas celebrações e é importante de notar que antigamente era para os doutores e hoje é para todos, quer seja doutores, ingenheiros, trabalhadores, reformados, e isso é dar louvores a organização que faz este evento.
Também é importante de notar que a Caixa Portuguesa Desjardins, investiu muito para este evento dando uma marca positivo e profisional neste dia. Com a vinda de vários cantores, artistas Fadistas de Portugal dando o toque WoW!
Este ano o Dia de Portugal foi festejado no Parque de Portugal.
No programa, Houve os hinos do Canadá e de Portugal, Discursos de Daniel Loureiro, conselheiro de Portugal, Carlos Leitão que anunciou que será um dos últimos eventos onde ele será ainda deputado e que vai se retirar da política.
Alexandre Mendes que fez um discurso impecável e notável. E, para finalizar, Pablo Rodriguez que fez um discurso louvável e como ele é de origem argentino, viu claramente uma final Portugal VS Argentina, uma final com os dois melhores jogadores de futebol das últimas décadas, o resultado não é dito mas há uma costela portuguesa em ele.
E, claro, não esquecendo o nosso cônsul-geral de Portugal em Montreal António Barroso que ele esteve bem produtivo nestes últimos anos e esteve bastante positivo de tudo o que foi feito desde a sua vinda para Montreal. Ele foi bastante acolhido através da comunidade e fez tudo o que ele pude para agradar todos, e isso é realmente positivo para um cônsul, cá em Montreal.
Para finalizar, Marta Raposo foi a mestre da cerimónia e que no final tivemos a actuação do Rancho Folclórico Praias de Portugal. Acho que não foi muito longo, mas sim, bastante informativo.
E, no final, para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Cônsul-Geral de Portugal convidou o Virtuoso do violino e Diretor da Orquestra Sinfónica de Longueuil, Alexandre da Costa para um concerto na Igreja Saint-Jean-Baptiste no “Quartier Portugais”. Alexandre da Costa utilizou para este concerto o seu “Stradivarius” de 1701.
Um bom momento para a Comunidade Portuguesa de Montreal! Viva Portugal!