Plataforma de ensino “Português Mais Perto” chegou a Escola Santa Cruz

A plataforma “Português Mais Perto”, ferramenta digital de ensino à distância, estendeu-se a 31 países no ano letivo de 2018/2019, repartidos pelos cinco continentes, com a frequência de 575 alunos portugueses ou lusodescendentes, segundo dados do instituto Camões.
O número de países do “Português Mais Perto”, plataforma desenvolvida pelo Camões – Instituto de Cooperação e da Língua e pela Porto Editora apresentada há dois anos, aumentou de 26 no ano letivo de 2017/18, também em todos os continentes, para mais de três dezenas em 2018/19.
O presidente do instituto Camões, Luís Faro Ramos, realçou que “o projeto será aplicado em mais três países – a África do Sul, a Austrália e a Venezuela – num âmbito de estratégia de diversificação que está a ser colocada em prática, permitindo o acesso dos alunos a conteúdos de qualidade em áreas não abrangidas pela rede” de ensino de português.
A gratuitidade do ensino “Português Mais Perto” aplica-se igualmente na África do Sul e Venezuela neste ano letivo, ao contrário do Canadá (Otava, Montreal e Toronto) e dos Estados Unidos (Califórnia, Massachusetts, Connecticut, Nova Iorque e Nova Jérsia), onde “o nível de vida médio permite, em geral, que os utentes utilizem a plataforma pagando”.

O alargamento da rede do instituto Camões na plataforma Português Mais Perto sucede-se ao projeto-piloto de utilização da ferramenta multimédia no Canadá e nos Estados Unidos, com 11 escolas, 33 professores e 486 alunos no ano letivo de 2017/18 com “o intuito de se familiarizar os possíveis utilizadores com a plataforma”.

“Um dos principais resultados deste projeto-piloto é a intenção já manifestada pelo Conselho Consultivo Consular do consulado-geral de Portugal em São Francisco de alargamento de utilização da plataforma a todas as escolas comunitárias e do ensino oficial onde se aprende português”, explicou Luís Faro Ramos.

Terça-feira 5 de fevereiro de 2019 pelas 14h30 foi oficializado e assinado o acordo com a escola Santa Cruz e o instituto de Camões com a presença do Cônsul-Geral de Portugal António Barroso, Zulmira Barros e Rev. Pe. Adam na Biblioteca José D’Almansor, e ao mesmo tempo podemos assinalar a sua primeira visita neste lugar com Manuel Carvalho.

Uma iniciativa importante para a Escola Santa Cruz e que todos os alunos poderão usufruir deste programa interativo para poder enriquecer o seu português. Acho que a comunidade vai agradecer este gesto ao longo termo. Obrigado Sr. Cônsul-Geral António Barroso.