Já lá vão cinco anos que o Festival existe, muitos não acreditaram neste projeto, mas podemos notar que a equipa acredita na continuação deste projeto e vão continuar a conquistar a comunidade ano após ano.
No primeiro ano tivemos Roberto Leal que encantou todo o povo português, No segundo ano Paulo Filipe, Zé Perdigão, Shawn Desman e Michele Madeira. No terceiro ano tivemos Filipe Frazão, Ágata. No quarto ano Brian Melo, Padre Jason Gouveia, Gonçalo Santos, Flávia Nascimento e Johnny. No quinto ano Ana Malhoa, Patsy Gallant, Claudio Skia, Kássio, Sofia Ribeiro e Sangre Ibérico.
Este ano vão apresentar um calendário bastante variado, contratando grandes nomes para seduzir a nossa comunidade. Quando vi o cartaz, acredito que eles vão conquistar a nossa comunidade.
Segunda-feira 25 de março às duas horas foi marcada a apresentação da programação do Festival no restaurante muito conhecido Casa Minhota. A apresentação foi na sala privada do restaurante e houve várias pessoas que vieram assistir à apresentação. Em primeiro lugar Marta Raposo fez a apresentação em francês e português, logo de seguida foi o presidente do Festival que apresentou a 6ª edição: “Minhas Senhoras e meus Senhores, é chegada a hora de vos apresentar com grande alegria mais um Festival, a sua 6ª edição. O festival que merecemos, de grande qualidade, e que vai-nos dar grande orgulho. Um evento de partilhar, de amor e de amizade”. Depois tivemos porta-voz, Daniel Loureiro que nos falou um pouquinho do que é ser português e canadiano.
E, para terminar, o novo patrocinador do festival Air Transat estava presente nesta apresentação e o Sr. Gilles Ringwald nos apresentou o pouco do orgulho de ser um dos patrocinadores principais do festivais. No final todos os patrocinadores foram agradecidos, e a todos que ajudaram a realizar este projeto.
Mas é verdade que não é apenas em 10 minutos que se realiza um evento como este. São horas, semanas e meses para chegar a uma programação deste calibre. E todos sabem que o Festival Portugal Internacional de Montreal não tem um enorme orçamento e que eles precisam de todas as ajudas possíveis, tal como todos os festivais através de Montreal.
Se não há patrocinadores, não há festival, se não há gente que ajude torna-se difícil, é tempo de encontrar os seus amigos e familiares para informar que o “Nosso Festival” vai se realizar em junho.