É difícil de acreditar que qualquer ministro, artista, futebolista, fadista, etc. quando vem a Montreal, é sempre as corridas. Foi isso com o primeiro ministro de Portugal e é mesmo isso com S. Exa. o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Em três dias, ele “visitou” a comunidade de Laval, Montreal, Otava e Toronto, uma agenda super occupado, mas isso é assim, a vida de “superstar”.
Quem é Augusto Santos Silva?
Augusto Santos Silva nasceu no Porto, em 1956. É casado, pai de três filhos e avô de (por enquanto) três netos.
A sua formação política fez-se, nos princípios dos anos 70, no contexto das lutas estudantis contra a ditadura. Frequentava, então, o ensino secundário. Foi depois dirigente da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras do Porto, onde se licenciou em História. Participou em diferentes movimentos de natureza cívica e política, tendo aderido ao Partido Socialista em 1990. Desempenhou várias funções políticas, incluindo como deputado à Assembleia da República (2002-2005 e 2011) e membro de Governos de António Guterres, José Sócrates e António Costa (1999-2002, 2005-2011 e desde 2015).
No plano profissional, doutorou-se em Sociologia pelo ISCTE –IUL e fez a agregação em Ciências Sociais na Universidade do Porto, de cuja Faculdade de Economia é professor catedrático. Ocupou diversos cargos de gestão universitária, entre os quais o de presidente do Conselho Científico da sua Faculdade e o de pró-reitor da sua Universidade.
É autor de vários livros no domínio da epistemologia das ciências sociais, da sociologia da cultura e do desenvolvimento, e do pensamento político.
Mas volto a falar um pouco do caminho cá em Montreal porque o artigo de Tony Saragoça foi muito bom e não preciso voltar no encontro em Laval.
A segunda parte desta visita foi na casa dos Açores do Quebec. Depois de quase 1h de atraso no programa, a sua chegada foi aplaudida. A mestre da cerimónia Paula Ferreira fez um ótimo trabalho apresentando a Casa dos Açores e tudo o que é instituído e tudo o que faz para a comunidade. E, claro, posso dizer que desde o fim da pandemia, esta direção estão de parabéns, sempre muito ativo e sempre de braços abertos para receber todos, com boa comida e ótimo serviço.
E, devo dizer que já lá vão meses que não fui a Casa dos Açores e já tinha saudades deles.
Pouco a pouco todos vieram dar um discurso, e uma coisa que eu adorei foi o discurso do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva quando ele disse que estava quase a beira de ser açoriano e a sua gravata é realmente sensacional e com a história como ele adquiriu esta gravata foi de morrer de rir (Todos vão poder ver o seu discurso no programa televisivo A Voz de Montreal que está na FPTV SIC todas as quintas-feiras às 20h).
Ah sim!
O almoço foi sensacional e a mesa de sobremesa foi inesquecível para muitos.
Depois tivemos a nossa “Cotovia Açoriana” Jordelina Benfeito que cantou e encantou toda a sala com os seus fados, que Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva adorou.
Na próxima edição haverá a continuação desta visita em Montreal.